História e razões para aprender a linguagem C

A Linguagem C foi criada em 1972, nos Bell Telephone Laboratories por Dennis Ritchie para um trabalho de conclusão de curso e com a finalidade de permitir a escrita de um sistema operacional o UNIX, utilizando uma linguagem de relativamente alto nível, evitando assim recursos disponíveis pela Assembly.

Devido a grande capacidade da linguagem e através da divulgação do sistema Unix pelas Universidades dos Estados Unidos, a linguagem C ultrapassou as portas do laboratório se tornando conhecida entre todos os programadores. Com essa dispersão levou diferentes Instituições e Organizações a desenvolver diferentes versões da linguagem C, causando problemas em compatibilidade e portabilidade. 

A partir do grande fenômeno que ela se tornou entre os programadores a (ASNI), formou em 1983 um comitê para definir regras e padrões visando que ela funcionasse bem e legível em todos os compiladores, com especificações rígidas do a linguagem tinha que fazer ou não, seus limites e definições.

Porque Linguagem "C"?


O nome linguagem C resulta da evolução de outra linguagem de programação desenvolvida por Ken Thompson no mesmo laboratório chamada de linguagem B. Sendo perfeitamente natural a sua evolução para dar origem à Linguagem C.


Quais as razões para aprender a desenvolver em linguagem C?

Mediante a grande expansão de linguagens de programação disponível no mercado, a maior parte delas tem o objetivo de atingir um objetivo ou proposito.

Ex: 
PASCAL- Objetivo ensino das técnicas de programação.
VISUALG - Objetivo aprender o portugol, especie de pseudocódigo.
COBOL - Objetivo processamento de Registros.
FORTRAN- Objetivo cálculos cientifico.


E a linguagem C, qual área de desenvolvimento se destina?

A resposta é... NENHUMA área especifica, esta é a sua grande vantagem, pois se adapta a qualquer projeto, tais como Sistemas Operacionais, Interfaces Gráficas, Processamento de registro e também é utilizada para desenvolver compiladores para outras linguagens.

A Flexibilidade da linguagem C é extremamente enorme listarei algumas abaixo:

  • Rapidez 
  • Simples 
  • Portável 
  • Popular 
  • Modular 
  • Auto Nível 
  • Bibliotecas muito poderosas 
  • Macros 
  • Foco 
  • Evolutiva

Atualmente a linguagem C está sendo muito pouco utilizada e a linguagem java é que domina o mercado. Ela é baseada na linguagem C e C++. Uma ótima dica para quem está iniciando em programação é a linguagem C, principio básico para ter desenvoltura em outras linguagens atuais.


Nenhum comentário