O que é Gamificação (Gameficação) ?

Há anos e décadas, a industria de jogos tem crescido bastante. Nos últimos tempos, evoluído e revolucionado o mundo dos games, com novas técnicas, ousadia para inovar e expandir o mercado. 

O Que é gamificação

Antes, eles que eram usados só para diversão, nós dias atuais têm sido muito além de um entretenimento. Com a expansão de novas tecnologias, surge uma nova área de desenvolvimento que utiliza técnicas de jogos para atrair e impulsionar as pessoas chamada gamificação.


O que é Gamificação?

Uma definição concreta da gamificação é aprender com jogos, ou seja, gamificação é a técnica de jogos aplicada na resolução de problemas em várias áreas, tais como saúde, negócios, educação, entre outros. Mas, tudo isso é só o inicio. Aprender com jogos, o porque do sucesso deles, o que faz o jogo cativante, o poder dos jogos, saber aplicá-las em outras diversas situações, fazem o seu produto ou negócio uma fonte rentável.

O Que é Gamificação? Significado

Um exemplo de gamificação é a Sansung Nation, que aplica elementos e mecanismo de jogos para resolver problemas de negócios. Com objeto de que mais pessoas acessem seu site, interaja com os produtos, opine, escreva opiniões, compartilhe, assista vídeos, descubram mais e registre seus produtos adquiridos, eles fazem um site simples, mas com mecanismos e elementos de jogos. Os Elementos implementados são: Quadro de liderança, medalhas que premiam realizações feitas no site e sistema de pontos.

Através disso, é empregado em negócios onde eles fazem uma estatística dos dados, analisam e criam melhorias aos produtos, permitindo que você fique mais tempo no portal, que faça coisas que você goste e que também compre mais produtos.

Além desse tipo de gamificação, existem diversos outros. Ela não está limitada a esse contexto ou objetivo. Veja abaixo, um vídeo que resume um projeto de gamificação bastante interativo.


O proposito é várias pessoas em bicicletas Ergométrica  gera sons e imagens, quanto mais elas pedalam preenche com raios de luzes e formam personagens.

Moral: pedalando melhora o condicionamento físico e a saúde, o som que é gerado e os personagens impulsiona a pedalarem mais, funcionando como um atrativo para aqueles que tem preguiça de fazer uma atividade física ou pedalar, esse é mais um simples exemplo de gamificação.

Você conhece outros exemplos? cite nos comentários abaixo compartilhe conosco e deixe sua critica e opinião.

Nenhum comentário