Você sabe a diferença entre pilhas e baterias?

Entre diversos aparelhos eletrônicos disponíveis, a energia elétrica utilizada é fornecida por meio de pilhas ou baterias, que apesar de nos dias atuais a utilização ser bem menor, elas são muito utilizadas.

Diferença entre pilhas e baterias
Reprodução/Pixabay

A definição desses pequenos armazenadores de energia é equivocada, e você sabe a diferença entre eles? E o que tem em comum, tanto nas funções quanto no material? Veja diversos tipos de pilhas e baterias com suas respectivas nomenclaturas.

Pilhas


As Pilhas são armazenadores de energia formados por dois elétron, que converte a energia química em elétrica. Entre as pilhas mais comuns estão as de zinco-carvão (também chamadas de secas ou comuns) e as alcalinas, definidas nos tamanhos AAA, AA, C e D.



O tamanhos das pilhas está relacionado a quantidade de energia que esses armazenadores podem produzir.

Em equipamentos que necessitam de pouca energia elétrica, como controles remotos, mp3 entre outros, utilizamos pilhas de tamanho AAA. Aparelhos de Som, lanternas, precisam de uma capacidade maior de energia e utilizam pilhas de tamanho D.

A Diferença entre as pilhas alcalinas e pilhas comuns está nos materiais utilizados na fabricação em seu interior para gerar energia elétrica. Uma Pilha alcalina fornece no mínimo o dobro de energia de uma pilha comum.

Baterias


A Bateria é um conjunto de duas ou mais pilhas. Geralmente as pilhas são envolvidas por uma única capa protetora que ao olharmos não vemos várias pilhas que compõe o circuito da bateria.

Veja o circuito de uma bateria por dentro:


LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário