O Poder do design na interação homem máquina e no cotidiano

Vivemos em uma década que a informação é a arma mais valiosa que existe e ela surge a cada segundo chegando a ser enfadonho para nós. A forma em que elas são apresentadas, é um dos pontos essenciais para o público final que se propõem a todo momento em estar interconectado entre os diversos meios de comunicações.


Isso porque, com o crescimento exorbitante de usuários consumistas e interativos nas redes, para atrair, consolidar uma dinâmica de dados e perpetuar essas informações em grande escala, é preciso tornar o produto cativante e elegante. Com o design de interfaces não é diferente, a forma de exibir seu conteúdo, requer concepção, implementação e avaliação de seu público. Veja alguns pontos para desenvolver uma interface ou produto elegante, intuitivo e produtivo, o que faz a diferença no cotidiano e produz grandes efeitos.


Vantagens de um bom design - Interface Atrativa


Você já deve ter ouvido a seguinte frase: "A Primeira impressão é a que fica". Esse jargão nos dias atuais é realidade, principalmente em relação ao design de determinados ambientes.

As Vantagens de um bom design são diversas, ele impulsiona e atrai os usuários, causa impacto sobre a realização do indivíduo, traz a alegria das pessoas, aumenta o ganho de tempo em determinadas tarefas, traz boas impressões, motiva, torna o intuitivo, melhora a qualidade de vida, permite fazer coisas interessantes, além de reduzir o stress.

Se você analisar o layout do blog/site da imagem, as características é de um design agradável no ambiente web, a estrutura de um site organizado, os blocos totalmente centralizados e alinhados entre eles, padronização, o menu explícito com links para realizar determinadas tarefas em sua página e as cores pela combinação. Forma simples, porém objetiva.

Efeitos de um mal design


  • Já imaginou quanto tempo você gastou para descobrir determinada função em maquina digital comprada? 
  • Quanto tempo você gastou para achar o menu, ou um link para fazer a alteração em seu cadastro no site da operadora de seu cartão de crédito?
Um design mal desenvolvido, causa frustrações, insatisfação, menor abrangência do produto, gasto de tempo excessivo, causa desastres e custa vidas. Você deve ter parado para pensar, Custa vidas? Sim, custa e muitas.

Imagine você a interface de um sistema de aviação, aparelhos médicos, usinas nucleares, domínios que elevam a importância das interfaces, diversos desastres acontecem por problemas com uma interface confusa, pessoas já morreram por erros humanos causados pela perplexidade na construção desses ambientes.

Se você observar na imagem, só em olhar e ter as primeiras impressões já desmotiva o usuário a lê ou acessar seu conteúdo, blocos desalinhados, inúmeros tamanhos de tiles, cores não relevantes aos olhos e também em relação as outras usadas no mesmo site. Sem padronização, banners luminosos em pontos não estratégicos, pages com inúmeras propagandas invasivas. Por mais que o conteúdo seja de qualidade, caso o público não conheça seu produto, automaticamente a reação do individuo é fecha a página de seu site e procurar outras opções.

Combinação e usabilidade, é quando há um bom design


Em um ambiente que há um bom design, tudo se transforma. O produto se torna abrangente, a interface se traduz em invisível,  o seu cérebro já pré-grava os passos para fazer determinada função de forma automática.
imagem/freepik
Lembra ao entrar em determinado site, você já tem os passos definidos em memória?

 1. www.example.com.
 2. Lado direito.
 3. Cadastrar.
 4. Novo perfil.

Essas são características de uma interface bem projetada com um bom design, usabilidade e combinação.

Como Evitar


A Principal maneira de evitar um design ruim, é projetar a interface para que os passos se tornem fáceis de executar em cada tarefa.
  • Torne ela simples, fácil, que seja atrativa e permita a interação automática do usuário.
  • Principalmente em interfaces web, evite utilizar mais de três cores para um design, a depender do contexto e combinação utiliza-se diversas.
  • Tenha seu site ou blog organizado, menus, blocos, a aparência dele inicial, bem formulada, pois a usabilidade também é uma tarefa do bom design.
  • Observe o gosto de seus usuários, avalie o perfil deles.
  • Lembre-se ele é o seu cartão de visita para atrair novos usuários e leitores, além do bom conteúdo. 
Para seguir esses passos e ter uma interface de qualidade é necessário conhecer os princípios básicos de interação  entre nós humanos e as máquinas, obter feedback, inovar, estar sempre de olho nas tendências visuais, lê sobre as técnicas utilizadas e usabilidade.

E você já teve problemas com um design ruim? conte para nós a sua experiência, deixe seu comentário.


Nenhum comentário