[TUTORIAL] Como gerar lista de programas instalados no Windows 8

Às vezes precisamos gerar um relatório ou lista com os programas instalados em uma determinada máquina, mas, não temos um software de inventário ou que realize esse função. O Próprio Prompt de comando do Windows, permite através de alguns comandos, gerar uma lista simples com o nome, versão, data de instalação e descrição dos programas instalados no computador.

Esse recurso é útil, não só para relatórios como também para técnicos em informática ou que trabalhem com manutenção, pois é sempre bom ter a lista de preferências do usuário, para após uma formatação reinstalar os programas que anteriormente estava na máquina em suas respectivas versões.


Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla X.

Atalho Winkey + X

Passo 2 - Clique na opção Prompt de Comando (Admin), confirme clicando no botão sim na popup de controle de contas.

Iniciando Prompt de comando com admin

Passo 3 - No Prompt de comando, digite o comando WMIC e pressione a tecla Enter.

Comando CMD WMIC

Passo 4 - Digite o comando product get name e pressione Enter para gerar a lista de software instalados em seu computador.

WMIC Product get name

A Lista com o  nome dos softwares instalados na máquina será gerada após alguns segundos. Além do nome, há outros dados das aplicações que você pode gerar com os comandos abaixo:


Outros comandos


1.1 Listar nome e versão:

product get name, version

1.2 - Listar Nome, versão e data de instalação:

product get name, version, installDate

1.3 - Listar Nome, versão, data de instalação e descrição:
product get name, version, installDate, description


Gerando a lista em um arquivo de texto


Se você quiser gerar a lista em um arquivo de texto para salvar em uma mídia externa ou qualquer outro local do disco, use os comandos abaixo e pressione Enter.  Aguarde até a linha seguinte aparecer a palavra WMIC e o arquivo estará criado no diretório definido.

/output:D:\ListaDeProgramasInstalados.txt product get name 

D: - Partição onde será salvo o arquivo txt com a lista de nomes dos softwares instalados.

ListaDeProgramasInstalados - Nome do Arquivo de texto. Você poderá dá o nome que desejar, lembre-se de não deixar nenhum espaço entre o nome, caso seja composto.

Listando programas instalados com prompt de comando

Para adicionar além do nome, a versão, data de instalação e descrição a lista txt, altere a parte em azul para os comandos correspondentes nos itens 1.1, 1.2 ou 1.3.

Lista de Programas Instalados txt

3 comentários