Como bloquear um remetente no Gmail

O Gmail, serviço de e-mail do Google, não tinha nenhum recurso específico para bloquear um usuário ou impedir que suas mensagens chegassem a caixa de entrada. Como alternativa, usamos o recurso de filtros, onde o usuário pode configurar e direcionar de forma automática as mensagens de determinados endereços para a lixeira da conta.

Esse novo recurso adicionado, digamos que é apenas um filtro nativo do serviço, que permite você bloquear as mensagens com apenas poucos cliques, sem muitas configurações e direcionando a mensagem desse usuário para o marcador SPAM. É Importante lembrar que, diferente do recurso marcar como spam, essa opção não informa ao sistema do Google que aquela mensagem é nociva ou contém algum tipo de dado malicioso, ela apenas direciona as próximas mensagens do usuário para a pasta SPAM.


Gmail web

Passo 1 - Abra a mensagem, clique do lado direito ao lado da data na seta indicando para baixo e selecione a opção Bloquear + "Nome do Remetente" ou Bloquear + "E-mail do usuário".

Bloquear e-mails indesejados - Gmail

Passo 2 - Uma notificação sobre o bloqueio do remetente será exibida, clique no botão Bloquear para concluir o procedimento.

Bloqueando remetente no Gmail

Após esses passos, uma notificação em amarelo informa que o remetente foi bloqueado e a mensagem ficará com uma tarja amarela no topo indicando o bloqueio.

Mensagem bloqueada no Gmail

As próximas mensagens serão direcionadas para o marcador  SPAM, evitando e-mails indesejados desse usuário em sua caixa de entrada.


Removendo o bloqueio do remetente

Passo 1 - Para desbloquear, basta abrir qualquer mensagem do endereço bloqueado, clicar do lado direito no ícone de seta para baixo e selecionar a opção Desbloquear  "Nome de usuário" ou "Endereço de e-mail".

Remover bloqueio de usuário no Gmail

Passo 2 - Confirme o desbloqueio clicando no botão Desbloquear e o e-mail será removido da lista de bloqueio.

Desbloquendo usuário indesejado no Gmail

Ao concluir todos os passos, o endereço de e-mail do usuário será removido da lista de remetentes bloqueados.

Leia mais tutoriais sobre Gmail:


Quer acessar todos os tutoriais sobre Gmail e ficar expert em suas funções? Clique aqui.

Nenhum comentário