TUTORIAL: Como baixar anexos bloqueados no Gmail

Enviar anexos através do e-mail é uma ótima e rápida opção para compartilhar arquivos entre diferentes usuários, junto com uma mensagem ou informação. O Serviço de e-mail Gmail, também permite esse envio, mas, atualmente existem algumas restrições relacionadas as extensões desses arquivos.

Há alguns anos, o Gmail deixou de permitir o envio de vários formatos (mais de vinte) de arquivos, e além disso, mantém os anexos de mensagens antigas já recebidas com esses formatos definidos, bloqueados, não disponibilizando nenhuma opção para download.

Porém, existem algumas formas alternativas de baixar esses arquivos bloqueados de mensagens antigas do seu Gmail. Veja no tutorial abaixo, passo a passo como baixá-los.


Problema

Anexo contém um vírus ou um arquivo bloqueado


Solução


Passo 1 - Acesse a caixa de entrada de sua conta Gmail e crie um novo marcador.  Para criar um marcador, role a seção de marcadores do lado esquerdo até o final, clique em Mais e role novamente, na última opção, clique em Criar novo marcador.

Criando novo marcador Gmail

Passo 2 -  Adicione qualquer nome para o marcador e clique no botão OK.

Criando novo marcador gmail

Passo 3 - Arraste ou mova a (as) mensagem (ns) com os anexos bloqueados para esse marcador.

Passo 4 - Acesse o Google Takeout  clicando aqui.  Na página do Google Takeout, selecione o botão Não selecionar nenhum.

OBS: O Google Takeout é um serviço online do Google que permite você fazer o download de arquivos e dados de sua conta Google.

Fazer o download dos seus dados

Passo 5 - Role a página até o produto Gmail, marque a checkbox e clique na setinha para baixo.

Fazer o download dos seus dados gmail

Passo 6 - Selecione a opção Selecionar marcadores.

Selecionar marcadores - Google takeout

Passo 7 - Na janela modal, clique no botão Selecionar tudo, após, clique novamente no mesmo botão com o estado Não selecionar nenhum para desmarcar todos os marcadores. Selecione somente o marcador em que está as mensagens desejadas e clique no botão Concluído.

marcadores Gmail

Passo 8 - Role a página até o final e clique no botão Próxima.

Google takeout

Passo 9 - Selecione o tipo para seu formato de arquivo (Deixamos em .zip porque é um formato comum e pode ser descompactado de forma simples) e em método de exibição também não alteramos, ficando a opção Enviar link de download por e-mail, em seguida, clique no botão Criar arquivo.

Personalizar formato de download - takeout

Passo 10 - Caso não tenha nenhuma mensagem informando que o arquivo está sendo preparado e o botão de download esteja habilitado, você pode clicar em Fazer download.

Mas, caso tenha uma mensagem informando que o arquivo está sendo preparado, você pode fechar essa aba e aguardar por um período até receber o link para o download do arquivo por e-mail. Após receber, clique no link e faça o download do arquivo.

1.1 Após baixar o arquivo compactado .ZIP. Extraia (Descompacte) o arquivo.

Fazer o download de arquivos - Google Takeout

Passo 11 - Acesse esse link clicando aqui para fazer o download do aplicativo MBOXVIEW. Ele será baixado no formato compactado .ZIP. Extraia o aplicativo e execute clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o executável mboxview.

Aplicativo mboxview


Passo 12 - Clique no menu File e selecione a opção Select folder....

Configurações aplicativo mboxview

Passo 13 - Ao iniciar a janela Procurar Pasta, selecione a pasta em que está o arquivo baixado (Geralmente o nome é takeout - com um código). Selecione a sub-pasta Takeout e a subpasta GMail e clique no botão OK.

Abrindo arquivo .mbox

Passo 14 - Do lado esquerdo a pasta será carregada, dê dois cliques sobre GMail (Ícone do computador) e clique na pasta com nome do marcador.mbox. A Mensagem será exibida do lado direito, dê dois cliques sobre a mensagem e uma nova janela será aberta com a mensagem e os arquivos bloqueados.

Arquivos .mbox do Gmail

Concluindo esses passos, os arquivos bloqueados já estarão descompactados do formato .mbox e livres para sua utilização localmente em sua máquina ou qualquer outro dispositivo.

Leia mais tutoriais sobre Gmail/Conta Google


Quer acessar todos os tutoriais sobre Gmail e ficar expert em suas funções? Clique aqui.

O Artigo lhe ajudou? Deixe o seu comentário, avalie e compartilhe nas redes sociais.

Também siga nossa página do Facebook, Twitter e Google+. Se preferir receber todas novidades no e-mail, cadastre-se no newsletter.
TUTORIAL: Como baixar anexos bloqueados no Gmail TUTORIAL: Como baixar anexos bloqueados no Gmail Revisado por Tecwhite on 1/01/2016 04:35:00 PM Classificação: 5

12 comentários

  1. Muito útil sua informação, amigo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário!

      Que bom que o tutorial lhe foi útil.

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom, funcionou legal.

    ResponderExcluir
  3. SHOW!!!
    E GMAIL , PELO MENOS PERGUNTE AO USUÁRIO SE QUER BAIXAR OU NÃO, AVISANDO O RISCO DE BAIXAR, POIS QUANDO É VÍRUS DE VERDADE, BAIXA NUMA VELOCIDADE QUE SÓ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário.

      Agradecemos o feedback. Na realidade foi uma mudança nas políticas do Gmail que passou a bloquear esses arquivos, pois antes era permitido. A Opção pelos menos de baixar os arquivos que já estavam salvos, realmente seria importante.

      Abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que o tutorial te ajudou Rafael!

      Agradecemos o retorno.

      Excluir
  5. Eu nuca comento em nenhuma pagina na internet... mas este eu tenho que comentar... VOCE SALVOU MINHA VIDA!!!! Extremamente importante o arquivo que consegui salvar com seu tutorial. MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário!

      Ficamos muito felizes em saber que o tutorial lhe ajudou. Agradecemos o seu feedback.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!
      Abraço!

      Excluir

...

...