Como ativar o atalho de voltar a página com tecla Backspace no Chrome

A Google decidiu remover o atalho de voltar a pagina anterior (retroceder) com tecla Backspace. A medida foi implementada a partir da versão 52 do navegador Google Chrome. Segundo a empresa, o motivo foi a enorme quantidade de feedbacks e reclamações recebidas ao longo do tempo, por usuários insatisfeitos e que já tiveram problemas com o atalho.

Voltar a página anterior com tecla backspace
Reprodução/Tecwhite

Por outro lado, houve também uma avalance de críticas pela retirada do atalho super tradicional, não só no Chrome como em várias aplicações conceituadas atualmente no mercado. Para resolver o problema agradando a gregos e troianos, a Google lançou uma extensão chamada Go Back Whit Backspace, que ativa o comportamento antigo e permite usar a tecla Backspace para voltar a página anterior. Se você está sentindo falta do atalho no seu dia a dia, veja no tutorial abaixo, como baixar, instalar e uma outra combinação de teclas alternativa que pode ser usada para substituir o antigo atalho.


Passo 1 - Estando no navegador Google Chrome, acesse o endereço para fazer o download da extensão: Chrome Store - Clique aqui

Passo 2 - Na página da extensão na Chrome Store, clique no botão + Usar no Chrome.

Instalar extensão para atalho voltar a página anterior no chrome

Passo 3 - O Status do botão mudará para verificando..., aguarde até que apareça uma pop-up com informações da extensão na parte superior. Ao ser exibida, clique no botão Adicionar extensão.

adicionar extensão Go back with backspace

Passo 4 - À direita da barra de endereço, o ícone da extensão será adicionado junto com uma notificação, informando que o complemento foi instalado no navegador e os modos para gerenciá-lo.

Ativar atalho voltar a página anterior no Google Chrome

Pronto! Agora que a extensão está instalada, você pode usar a tecla Backspace como atalho para voltar a página anterior no navegador Google Chrome.


ALT + seta para esquerda - Atalho Alternativo


Se você está familiarizado com outros atalhos, as combinações de teclas (ALT + seta direcional à esquerda), volta a página anterior e funciona muito bem no Google Chrome.

Caso não tenha nenhum interesse em instalar a extensão, você pode usar esse atalho alternativo para voltar a página anterior quando estiver usando o Google Chrome.


Um comentário