Como remover o OneDrive do Explorador de arquivos no Windows 10

O OneDrive está presente de forma nativa no Windows 10, ou seja, é um aplicativo que já vem instalado por padrão no sistema operacional da Microsoft. Porém, nem todos utilizam esse serviço de nuvem para armazenar seus arquivos, dessa forma, surge à necessidade de desativá-lo. Após desligar o aplicativo e impedir que ele inicie automaticamente com o Windows, a seção do OneDrive que leva as pastas de arquivos sincronizados, continua à aparecer abaixo dos atalhos de acesso rápido, no painel à esquerda do Explorador de arquivos do Windows 10.

Remover OneDrive do Explorador de arquivos no Windows 10

Isso pode incomodar alguns usuários e, como não é utilizado, encorajá-los a remover. Se você está procurando uma solução para esse problema, que é remover OneDrive do painel à esquerda no Windows Explorer do Windows 10, veja no tutorial abaixo como tirar essa seção sem desinstalar o aplicativo.

Windows 10 Home


Antes de iniciar os procedimentos, é importante lembrar que essas instruções são para usuários que estão usando a versão Home do Windows 10. Como é uma versão limitada e que não tem o Gpedit instalado, todo o processo de configuração é através dos registros. Mais abaixo, mostraremos também como fazer na versão Pro do Windows 10. Tenha bastante atenção na hora de realizar os passos.

Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Logotipo do windows) e aperte a tecla R, para iniciar a caixa de diálogo do Executar.

Atalho Winkey + R para abrir o executar

Passo 2 - Digite o comando Regedit e pressione o botão OK.

Digitando Regedit no executar

Passo 3 - O Controle de conta de usuário exibirá uma notificação solicitando permissões para que o aplicativo possa realizar alterações no dispositivo, confirme clicando no botão Sim.

Notificação do controle de conta de usuário para alterar registros

Passo 4 - Agora, acesse o seguinte caminho no regedit:
HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Classes\CLSID\{018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}

Passo 5 - Após acessar CLSID {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}, à direita, clique duas vezes sobre o valor System.IsPinnedToNameSpaceTree.

Registro para remover Onedrive do painel no explorador de arquivos

Passo 5 - Altere o valor de 1 para 0 e clique no botão OK.

alterando valor de registro para remover OneDrive do Windows 10

Pronto, todo o processo de configuração foi concluído. Feche o regedit e abra o Explorador de arquivos do Windows. Observe no painel à esquerda que a seção OnDrive desapareceu.


Windows 10 Pro


Se você está usando a versão Pro, Education ou Enterprise do Windows 10, não é necessário acessar os registros para remover o OneDrive do Explorador de Arquivos. Os procedimentos são realizados de forma bem simples através do Gpedit (Editor de política de grupo local). A Política do OneDrive não só remove a seção do OneDrive como desativa completamente o serviço, impedindo qualquer sincronização. Portanto, para remover, siga os passos abaixo:


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R.

Atalho Winkey + R

Passo 2 - Na caixa de diálogo Executar, digite o comando: gpedit.msc e clique no botão OK.

Acessando gpedit.msc para remover OneDrive

Passo 2 - Estando no Editor de Política de Grupo Local (Gpedit), clique à esquerda em Configuração do Computador, em seguida dê dois cliques em Modelos Administrativos e Componentes do Windows.

Acessando diretórios do Gpedit para remover OneDrive

Passo 3 - Agora, role para baixo até encontrar o diretório OneDrive, ao localizar, dê um clique sobre ele. À direita, clique duas vezes sobre a política Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos para acessar as configurações.

Impedir o uso do OneDrive no Windows 10, desativando-o

Passo 4 - Marque a opção Habilitado, clique no botão Aplicar, em seguida botão OK.

desativando o OneDrive no painel de navegação do Explorador de arquivos

Feche o Gpedit e acesse o Explorador de arquivos do Windows 10, observe no painel à esquerda que a seção OneDrive não é mais exibida. Caso você tenha acessado o Explorador e a seção continua aparecendo, atualize ou reinicie seu computador para efetivar as alterações.


Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.

7 comentários

  1. Funcionou direitinho aqui! Obrigado. :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Valeu Vinicius Young25 pelo feedback!

      Abraço!

      Excluir
  3. Super bem explicado! funcionou certinho. Muito obrigda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana Fieldkircher pelo retorno.

      Abraço!

      Excluir
  4. obrigada, funcionou
    antes eu tinha tentando destruir com o mcafee :/ >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília Aguilera lopes,

      Nós que agracemos o seu feedback. Ficamos felizes que o tutorial tenha sido útil para você.

      Abraço!

      Excluir

...

...