Como remover o OneDrive do Explorador de arquivos no Windows 10

O OneDrive está presente de forma nativa no Windows 10, ou seja, é um aplicativo que já vem instalado por padrão no sistema operacional da Microsoft. Porém, nem todos utilizam esse serviço de nuvem para armazenar seus arquivos, dessa forma, surge à necessidade de desativá-lo. Após desligar o aplicativo e impedir que ele inicie automaticamente com o Windows, a seção do OneDrive que leva as pastas de arquivos sincronizados, continua à aparecer abaixo dos atalhos de acesso rápido, no painel à esquerda do Explorador de arquivos do Windows 10.

Remover OneDrive do Explorador de arquivos no Windows 10

Isso pode incomodar alguns usuários e, como não é utilizado, encorajá-los a remover. Se você está procurando uma solução para esse problema, que é remover OneDrive do painel à esquerda no Windows Explorer do Windows 10, veja no tutorial abaixo como tirar essa seção sem desinstalar o aplicativo.

Windows 10 Home


Antes de iniciar os procedimentos, é importante lembrar que essas instruções são para usuários que estão usando a versão Home do Windows 10. Como é uma versão limitada e que não tem o Gpedit instalado, todo o processo de configuração é através dos registros. Mais abaixo, mostraremos também como fazer na versão Pro do Windows 10. Tenha bastante atenção na hora de realizar os passos.

Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Logotipo do windows) e aperte a tecla R, para iniciar a caixa de diálogo do Executar.

Atalho Winkey + R para abrir o executar

Passo 2 - Digite o comando Regedit e pressione o botão OK.

Digitando Regedit no executar

Passo 3 - O Controle de conta de usuário exibirá uma notificação solicitando permissões para que o aplicativo possa realizar alterações no dispositivo, confirme clicando no botão Sim.

Notificação do controle de conta de usuário para alterar registros

Passo 4 - Agora, acesse o seguinte caminho no regedit:
HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Classes\CLSID\{018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}

Passo 5 - Após acessar CLSID {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}, à direita, clique duas vezes sobre o valor System.IsPinnedToNameSpaceTree.

Registro para remover Onedrive do painel no explorador de arquivos

Passo 5 - Altere o valor de 1 para 0 e clique no botão OK.

alterando valor de registro para remover OneDrive do Windows 10

Pronto, todo o processo de configuração foi concluído. Feche o regedit e abra o Explorador de arquivos do Windows. Observe no painel à esquerda que a seção OnDrive desapareceu.


Windows 10 Pro


Se você está usando a versão Pro, Education ou Enterprise do Windows 10, não é necessário acessar os registros para remover o OneDrive do Explorador de Arquivos. Os procedimentos são realizados de forma bem simples através do Gpedit (Editor de política de grupo local). A Política do OneDrive não só remove a seção do OneDrive como desativa completamente o serviço, impedindo qualquer sincronização. Portanto, para remover, siga os passos abaixo:


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R.

Atalho Winkey + R

Passo 2 - Na caixa de diálogo Executar, digite o comando: gpedit.msc e clique no botão OK.

Acessando gpedit.msc para remover OneDrive

Passo 2 - Estando no Editor de Política de Grupo Local (Gpedit), clique à esquerda em Configuração do Computador, em seguida dê dois cliques em Modelos Administrativos e Componentes do Windows.

Acessando diretórios do Gpedit para remover OneDrive

Passo 3 - Agora, role para baixo até encontrar o diretório OneDrive, ao localizar, dê um clique sobre ele. À direita, clique duas vezes sobre a política Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos para acessar as configurações.

Impedir o uso do OneDrive no Windows 10, desativando-o

Passo 4 - Marque a opção Habilitado, clique no botão Aplicar, em seguida botão OK.

desativando o OneDrive no painel de navegação do Explorador de arquivos

Feche o Gpedit e acesse o Explorador de arquivos do Windows 10, observe no painel à esquerda que a seção OneDrive não é mais exibida. Caso você tenha acessado o Explorador e a seção continua aparecendo, atualize ou reinicie seu computador para efetivar as alterações.


10 comentários

  1. Funcionou direitinho aqui! Obrigado. :)

    ResponderExcluir
  2. Super bem explicado! funcionou certinho. Muito obrigda!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecília Aguilera lopes,

    Nós que agracemos o seu feedback. Ficamos felizes que o tutorial tenha sido útil para você.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Havia tentado seguir outras instruções, mas esta foi a única que realmente funcionou. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo Cokez,

      Que bom que o tutorial lhe foi útil.

      Agradecemos o feedback.
      Abraço!

      Excluir