Como desativar a Cortana no Windows 10

É Sem dúvidas sabido que a aplicação mais esperada na atualização de aniversário do Windows 10 foi a assistente pessoal Cortana em português. A Ferramenta que já estava disponível em outros idiomas recebeu várias atualizações e novidades, entretanto, não agradou a todos os usuários. Para completar o pacote de mudanças, a Microsoft decidiu remover a opção para desabilitar a Cortana através das configurações, obrigando o usuário a manter o serviço ativo.

Reprodução/Tecwhite

Essa decisão gerou um desconforto para milhares de pessoas que não gostariam de ter a assistente virtual da Microsoft habilitada em seu dispositivo sem usá-la, todavia, em meio a essa notícia ruim, temos uma boa notícia. Ainda é possível desativar a Cortana pelos registros do Windows e também através do Editor de política de grupo local. Não é tão básico e simples como anteriormente, porém, nesse tutorial vamos mostrar passo a passo como desativar ou desabilitar a Cortana no Windows 10, após a atualização de aniversário.


Antes de iniciar todos os passos, vamos mostrar duas formas diferentes para desabilitar a assistente pessoal da Microsoft em um computador com Windows 10. O Primeiro método é para usuários que estão utilizando uma versão limitada do Windows, como: Windows 10 Home ou Windows 10 Single Language. Essas versões não tem o Editor de política de grupo e, portanto, é necessário realizar essa alteração através dos registros. Já usuários com versões Pro e Enterprise do Windows 10, podem percorrer um caminho mais simples e desabilitar através do gpedit. Veja abaixo todos os passos.


Desativar a Cortana no Windows 10 Home ou Single Language


Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R para iniciar a caixa de diálogo do Executar.



Passo 2 - No executar, digite o comando regedit e clique no botão OK.



Passo 3 - Uma pequena janela do controle de conta de usuário poderá solicitar permissões para alterar configurações do dispositivo, caso apareça, clique no botão Sim para confirmar.



Passo 4
- Estando no Editor do Registro do Windows, acesse o seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search



Passo 5 - Verifique se existe uma chave Windows Search como sub-pasta da chave Windows, caso não encontre, clique com o botão direito do mouse sobre Windows, selecione a opção Novo e, em seguida, clique em Chave.



Passo 6 - Renomeie a nova chave criada para Windows Search e pressione a tecla Enter para salvar.



Passo 7 - Agora, clique com o botão direito do mouse sobre a chave Windows Search, selecione a opção Novo e clique em Valor DWORD (32 bits).



Passo 8 - À Direita, renomeie o novo valor criado para AllowCortana e pressione a tecla Enter.



Após concluir os passos, feche o regedit e reinicie seu computador. Depois de reiniciar e acessar a área de trabalho, observe que na caixa de pesquisa a Cortana não estará mais em funcionamento. Para reverter o procedimento ativando novamente a Cortana, repita novamente até o passo 8 e clique duas vezes sobre o valor AllowCortana e altere o valor 0 para 1.


Desativar a Cortana no Windows 10 Pro e Enterprise


Para usuários que têm a edição do Windows 10 Pro ou Enterprise, poderá utilizar o Gpedit (Editor de Política de Grupo Local) e habilitar a diretiva para desabilitar a Cortana invés de manipular os Registros do Windows, que é bem mais complexo para usuários iniciantes e tem riscos maiores. Se você usa uma dessas essas edições, siga os passos abaixo.

Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R para iniciar a caixa de diálogo do Executar.



Passo 2 - No Executar, digite o comando: gpedit.msc e clique no botão OK.



Passo 3 - No Editor de Política de Grupo Local, acesse Configuração do Computador, em seguida, clique duas vezes sobre Modelos Administrativos e, na sequência, dê dois cliques sobre Componentes do Windows.



Passo 4 - Role para baixo até encontrar o diretório Pesquisar e clique sobre ele. À Direita, clique duas vezes sobre a política Permitir Cortana.



Passo 5
- Nas configurações da política Permitir Cortana, marque a opção Desabilitado, clique no botão Aplicar e, em seguida, botão OK.



Agora, encerre a seção do seu usuário ou reinicie seu computador. Após inicializar, verifique na caixa de pesquisa que a assistente pessoal da Microsoft está desabilitada.


Antes e depois de desativar a Cortana no Windows 10


Realizamos um comparativo do antes e depois de desativar a Cortana no Windows 10. Veja na primeira imagem abaixo, que a Cortana está habilitada e é iniciada logo após acessarmos a caixa de pesquisa. À direita, a assistente pessoal da Microsoft está desabilitada e apenas a caixa de pesquisa em funcionamento, para pesquisar aplicativos, arquivos e configurações em seu computador.



Concluindo todos os passos, você aprendeu como desativar a Cortana no Windows 10 em qualquer edição, nas limitadas através do regedit como nas edições completas usando o gpedit.


LEIA MAIS TUTORIAIS:


2 comentários