Como saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits

Saber como identificar a arquitetura (32 bits ou 64 bits) da versão do sistema operacional Windows 10 que você está executando em seu computador, é essencial em vários momentos. Por exemplo, na hora de realizar o download de um software ou aplicativo é sempre importante que você escolha a versão compatível com a arquitetura do Windows, para não ter problemas na instalação e o desempenho seja satisfatório.

Saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits
Reprodução/Tecwhite

Além dessa simples situação, existem várias outras que exigem do usuário que ele saiba essas informações para tomar a decisão correta. Especificamente no Windows 10, existem muitas formas de obter esses dados, seja com métodos mais básicos ou por meios mais avançados. Se você está tentando descobrir se o seu Windows 10 é 32 (x86) ou 64 (x64) bits, nesse tutorial que preparamos, vamos mostrar alguns métodos de como localizar essa informação.


1. Acessando por atalho - Método 1


Passo 1 - No primeiro método, vamos acessar as informações sobre a arquitetura do sistema operacional através de um atalho que muitos usuários não conhecem. Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + Pause Break.

Atalho Winkey + Pause Break para acessar informações do sistema

Passo 2 - Imediatamente, a janela Sistema será aberta com todas as informações básicas sobre o computador. Observe na seção Sistema, opção Tipo de sistema, lá estará a informação sobre qual é a arquitetura do sistema operacional.

Janela sistema com informações básicas sobre o computador


2. Menu de Contexto do botão Iniciar - Método 2


Passo 1 - O Segundo método é bem simples e grande parte dos usuários conhecem, é através do menu contextual do botão iniciar. Para acessar, clique com o botão direito do mouse sobre o botão iniciar e, em seguida, no menu de contexto, clique na opção Sistema.

Acessando o menu de contexto do botão iniciar

Passo 2 - A Janela Sistema será aberta com todas as informações básicas sobre o computador. Procure a opção Tipo de sistema e verifique qual é a arquitetura do sistema operacional.

Janela sistema para saber se o Windows 10 é 32 ou 64 bits


3. Configurações do Windows - Método 3


Passo 1 - No terceiro método, o acesso às informações será através das configurações do Windows. Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla I simultaneamente.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + I

Passo 2 - Nas Configurações do Windows, à esquerda, clique na opção Sistema.

Acessando as configurações do Windows para saber arquitetura

Passo 3 - No menu à esquerda, clique na opção última opção, em Sobre. À direita, veja as informações sobre o computador. Na seção Tipo de sistema, você verá qual é a arquitetura do sistema operacional instalado em seu PC.

Opção sobre para saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits


4. Prompt de comando (CMD) - Método 4


Passo 1 - Em nosso quarto método, vamos ensinar como obter essa informação através da linha de comando usando o CMD. É uma forma de buscar ou descobrir a arquitetura do sistema operacional de uma forma mais avançada. Pressione a tecla Winkey (Logotipo do Windows)  e aperte a tecla R ao mesmo tempo, para abrir a caixa de diálogo do Executar.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + R

Passo 2 - No Executar, digite o comando cmd e clique no botão OK.

Acessando cmd pelo Executar para saber arquitetura do Windows 10

Passo 3 - Estando no prompt de comando, digite o seguinte comando: wmic  OS get OSArchitecture e pressione a tecla Enter. Observe na linha seguinte a informação sobre qual é a arquitetura do sistema operacional instalado no computador.

Comando: wmic OS get OSArchitecture

Além do comando anterior, você pode digitar um outro comando no cmd e identificar se o seu sistema operacional Windows 10 é 32 ou 64 bits. Digite o comando: wmic computersystem get systemtype e pressione a tecla Enter. Na linha seguinte, você verá a informação sobre a arquitetura do sistema operacional. Caso apareça x86 - based PC o sistema instalado é de 32 bits, caso seja x64 - based PC, o sistema é 64 bits.

Comando: wmic computersystem get systemtype para saber arquitetura


5. Informações do sistema (Msinfo32) - Método 5


Passo 1 - No Quinto e último método, vamos mostrar uma forma de obter essa informação através da ferramenta de informações do sistema. Digite na caixa de pesquisa do Windows: msinfo32 e, ao listar a correspondência Informações do sistema, clique sobre ela.

Acessando Msinfo32 para saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits

Passo 2 - A Janela de informações do sistema será aberta com diversos dados sobre o computador e sistema operacional. Na seção Resumo do Sistema, procure à direita a opção Tipo do sistema e veja qual é a arquitetura do sistema operacional instalado em seu computador.

descobrindo se o Windows 10 é x64 ou x86

Dessa forma, nesse tutorial, você aprendeu cinco métodos diferentes de como identificar ou descobrir se o seu Windows 10 é de 32 (x86) bits ou 64 (x64) bits. É Importante ressaltar que há outros meios de saber essa informação, porém, listamos as formas mais tradicionais e algumas avançadas que poucos usuários conhecem.

Leia mais tutoriais:


Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.
Como saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits Como saber se o Windows 10 é de 32 ou 64 bits Revisado por Tecwhite on 12/29/2016 07:42:00 PM Classificação: 5

Nenhum comentário

...

...