Como impedir o Gmail de salvar contatos automaticamente

Sempre ao enviar um e-mail para um novo contato, esse endereço eletrônico é adicionado automaticamente a um grupo em seus contatos no Gmail. A Ideia do serviço é facilitar para os usuários e permitir que nas próximas interações não seja necessário re-digitar, e o recurso de autocompletar já retorne como sugestão o endereço logo após inserir as primeiras letras no campo Para, economizando tempo.

Como desativar a função do Gmail que salva contatos automaticamente
Reprodução/Tecwhite

No entanto, se você trabalha com muitos contatos que são temporários e envia apenas uma mensagem sem ter conexões posteriormente, talvez seja incomodo manter milhares de contatos não utilizados salvos em sua lista. Felizmente, o Gmail permite que o usuário possa optar por não salvar novos contatos automaticamente em sua conta e fazer essa ação manualmente. Se você quer desabilitar a adição automática de endereços, siga as instruções desse tutorial com passo a passo, sobre como impedir que o Gmail insira novos contatos automaticamente em sua lista.


Passo 1 - Acesse o endereço: www.gmail.com e faça login em sua conta. Informe o seu e-mail e clique no botão próxima, na tela seguinte, digite sua senha e clique novamente no botão próxima para realizar a autenticação e a página ser direcionada para a caixa de entrada. Estando na Caixa de Entrada do Gmail, clique no ícone roda de engrenagem à direita parte superior e selecione a opção Configurações.

Acessando as configurações do Gmail na caixa de entrada

Passo 2 - Na página de Configurações, role para baixo até a seção Criar contatos para autocompletar e marque a opção Eu mesmo adicionarei os contatos.

Eu mesmo adicionarei os contatos manualmente no Gmail

Passo 3 - Novamente, role a página até o final e clique no botão Salvar alterações.

Salvando as alterações das configurações no Gmail

Ao termino dessas configurações a página será redirecionada para a caixa de entrada e todos os novos contatos só serão adicionados manualmente pelo usuário.


Como encontrar os contatos que foram salvos automaticamente?


Antes de desativar o recurso padrão do Gmail, inúmeros contatos foram salvos, portanto, para acessar a lista com todos esses endereços, siga as instruções abaixo:

Passo 1 - Acesse a página de contatos do Google. Clique à direita parte superior em Gmail e selecione a opção Contatos. Se preferir, acesse diretamente digitando o endereço: contacts.google.com

Acessando os contatos no Gmail para visualizar Outros contatos

Passo 2 - Já na página de Contatos, caso esteja usando a interface antiga, procure o grupo Outros Contatos à esquerda e clique sobre ele para visualizar os endereços que foram adicionados automaticamente.

Acessando grupo outros contatos

Mas, se você está usando a nova visualização dos contatos, clique em Mais à esquerda e, em seguida, Outros Contatos.

Grupo Outros contatos na nova visualização

A Lista com todos os contatos que foram adicionados automaticamente será exibida.


Como apagar os contatos salvos automaticamente no Gmail?


Depois de encontrar os endereços que foram adicionados automaticamente em Outros Contatos, você pode optar por apagar alguns ou todos.

Antiga versão dos Contatos do Google -



Passo 1 - Marque a caixa de seleção à esquerda de cada nome dos contatos que você deseja excluir. Para selecionar todos os contatos da página, clique na setinha para baixo do retângulo cinza com um tracinho, localizado acima das caixas de seleção dos contatos e escolha a opção Todos.

Selecionando contatos salvos automaticamente para excluí-los

Passo 2 - Em seguida, clique no botão Mais na parte superior e selecione a opção Excluir contatos.

Apagando os contatos salvos automaticamente pelo Gmail


Nova visualização dos contatos do Google -


Passo 1 - Se você está com a nova visualização dos contatos habilitada em sua conta, para excluir os contatos, passe o mouse sobre o círculo que exibe a foto de cada um deles até aparecer uma caixa de seleção, em seguida, dê um clique para marcá-la, em seguida, repita esse procedimento nos demais contatos que você deseja apagar. Caso queira remover todos os contatos da página, clique na caixa de seleção na parte superior, dentro da barra azul para selecionar todos.

Selecionando Outros contatos na nova visualização

Passo 2 - Agora, à direita parte superior, clique no ícone de três pontinhos e selecione a opção Excluir.

Excluindo contatos salvos automaticamente pelo Gmail na nova visualização

Passo 3 - Uma pequena janela será exibida, confirme clique em Excluir para eliminar os contatos selecionados.

Confirmando a exclusão de contatos salvos automaticamente pelo Gmail

Após esses procedimentos, você removeu os contatos que estavam salvos em sua lista de contatos no Gmail. Portanto, ao digitar algum remetente no campo Para de um novo e-mail, o autocomplete não vai trazer como sugestão esses endereços.


LEIA MAIS TUTORIAIS:



Nenhum comentário