Como exibir o relógio com segundos na barra de tarefas do Windows 10

O formato padrão do relógio exibido na área de notificação do Windows, localizado na barra de tarefas da área de trabalho são as horas seguidas dos minutos (hh:mm). No entanto, se clicarmos sobre a hora/data, conseguimos visualizar além das horas e minutos, os segundos e mais algumas informações, como por exemplo, o calendário e eventos.

Exibir relógio com segundos na barra de tarefas do Windows 10
Reprodução/Tecwhite

Para alguns usuários mais criteriosos ou que têm alguma atividade específica, saber os segundos além das horas e minutos é necessário. Porém, a ação de clicar sobre a data/hora na área de notificação todas as vezes que precisar ver os segundos, torna-se um procedimento repetitivo. Para solucionar esse problema é possível através dos Registros do Windows ou aplicativo terceiros, configurá-lo para que os segundos apareçam no reloginho da barra de tarefa. Veja passo a passo nesse tutorial, como mostrar os segundos no relógio da barra de tarefas do Windows 10.


Requisito

Para que o procedimento funcione corretamente ao adicionar um novo valor nos registros do Windows 10, é necessário que o usuário esteja com a versão 1607 ou superior, caso contrário o método não funcionará.

Como saber a versão do Windows?
1. Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + R;

2. Digite no Executar o comando: Winver e clique no botão OK;

3. Verifique se a versão é 1607 ou superior.


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + R para iniciar a caixa de diálogo do Executar.

Winkey (Logotipo do Windows) + R

Passo 2 - No Executar, digite o comando regedit e clique no botão OK.

Caixa de diálogo do Executar - Regedit

Passo 3 - A Notificação do Controle de conta de usuário (UAC) poderá ser exibida solicitando permissão, para confirmar, clique no botão Sim.

Permitindo alterações no Editor de Registro do Windows

Passo 4 - No Editor do Registro do Windows, acesse o seguinte caminho:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

Passo 5 - Ao localizar a chave Advanced, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção Novo, em seguida, Valor DWORD (32 bits).

Criando um valor para mostrar os segundos no relógio do Windows 10

Passo 6 - À Direita, será criado um novo valor, renomeie para o nome ShowSecondsInSystemClock e pressione a tecla Enter para salvar as alterações.

Valor ShowSecondsInSystemClock para adicionar os segundos no relógio

Passo 7 - Depois de renomear o valor para ShowSecondsInSystemClock, dê dois cliques sobre ele e altere no campo Dados do valor de 0 para 1 e clique no botão OK.

Alterando valor de zero para um nos registros do Windows 10

Concluindo essas alterações, feche a janela do Regedit e reinicie seu computador. Após carregar a área de trabalho, observe que não somente as horas e minutos, como também os segundos são exibidos no reloginho na área de notificações.

Relógio na barra de tarefas do Windows 10 mostrando os segundos.

Para reverter o método e desativar os segundos, acesse novamente o mesmo caminho através dos registros e altere os dados do valor ShowSecondsInSystemClock para zero, em seguida, reinicie o computador novamente.


LEIA TAMBÉM:



Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.

Nenhum comentário

...

...