8 Fobias tecnológicas que você não vai acreditar que existem

É de conhecimento de todos que há diversos tipos de medo que constituem verdadeiras fobias aos seres humanos. A fobia caracteriza um nível elevado de medo, que acaba por desencadear problemas de convivência social, e até mesmo distúrbios de saúde e síndromes. 

Conheça as Fobias tecnológicas - Medos modernos

Há quem tenha medo excessivo de altura (acrofobia), de escuro (nictofobia), de ficar sozinho (monofobia), medo de aranha (aracnofobia) e diversos outros tipos. 


Mas o que muita gente não sabe, é que há também quem tenha medo excessivo, da tecnologia. Isso mesmo! Pode parecer estranho, mas para a medicina, faz muito sentido. Conheça mais sobre as Fobias tecnológicas e entenda o que são.


Fobias tecnológicas



Ciberfobia


Embora seja praticamente impossível conhecer alguém que não utilize um computador em seu dia a dia, há pessoas que sentem verdadeiro medo de usar computadores.

A Ciberfobia é reconhecida em pessoas que sentem medo de manipular um computador, temendo que apertar um simples botão possa quebrar o aparelho.

Há também, quem considere o computador algo muito complexo e, portanto, se auto declare incapaz de utilizá-lo.


Editiovultafobia


Embora as redes sociais estejam em alta e haja milhões de usuários assíduos delas, há quem quer passar bem longe e de uma em específico: o Facebook.

O nome dessa tecnofobia é totalmente relacionado a essa rede social, pois, consiste na junção das palavras “cara” e “livro”, em latim.

Quem tem um medo irracional de utilizar o Facebook tem Editiovultafobia.


Tecnofobia


A tecnofobia caracteriza um medo persistente à tecnologia. Quem sente esse tipo de fobia costuma desenvolver quadros de ansiedade e estresse, quando precisam lidar com qualquer tipo de tecnologia.

Pessoas resistentes aos avanços tecnológicos e que se sentem receosas, vulneráveis ou incapacitadas mediante a tudo o que envolve tecnologia, chegando a um nível irracional desses sentimentos, possuem esse tipo de fobia.


Selfiefobia


Se você foge de selfies e evita até mesmo vê-las, você pode ter selfiefobia. Embora essa seja um tipo de tecnofobia ainda não catalogada pela medicina, ela tem sido cada vez mais comum, devido ao excesso de selfies que carregam as redes sociais.


Nomofobia


A nomofobia tem sido um dos tipos de fobias tecnológicas mais comuns atualmente. Ela consiste em sentir medo de ficar incomunicável virtualmente.

Você já deve ter visto pessoas que não desgrudam do seu Smartphone e estão sempre conectados nas redes sociais.

Essas pessoas, tem forte tendência à nomofobia, pois, podem se sentir desequilibradas emocionalmente, caso fiquem sem acesso a esse tipo de comunicação.


Telefonofobia


Esse tipo de fobia tecnológica é caracterizado por pessoas que possuem um medo irracional de telefones.

Essas pessoas não usam telefones e se sentem angustiadas e perturbadas com um simples toque do aparelho.

Pessoas que sofreram traumas relacionados a ligações telefônicas, como o recebimento de notícias ruins através de uma ligação, ou experiências ainda mais traumáticas como bullying ou manipulação de pessoas mal-intencionadas em ligações telefônicas; têm mais tendência a essa tecnofobia.


Loremofobia


Medo de qualquer tipo de aparelho eletrônico (como até mesmo o controle remoto da TV), seja por receio de quebrar o mesmo ou por medo de que, de alguma forma, esse aparelho possa trazer prejuízos (a sua saúde, a sociedade, etc.): essa é a loremofobia.

Embora não seja tão comum, essa fobia é muito complexa.


Electrofobia


O medo de eletricidade é mais comum do que muitas fobias. Ela consiste em sentir crises de pânico e desequilíbrio emocional, diante de situações que ocasionem a necessidade de ter contato com a eletricidade.

Nenhum comentário