Movimento Maker - O Que é, como surgiu e sua importância

Seja qual for a razão, muitas pessoas têm aderido ao Movimento Maker ou Cultura Maker.  Essa cultura é uma iniciativa que consiste em fazer você mesmo, muitas coisas tecnológicas que você pagaria para obter ou que você gostaria de saber como é feito. Saiba mais sobre esse conceito e comece você também, a fazer você mesmo!

Como surgiu o Movimento Maker


A ideia de que as pessoas podem fazer muitas coisas pelas quais pagaria, teve início nos Estados Unidos e se tornou um conceito conhecido pela sigla DIY, que significa Do-It-Yourself (faça você mesmo). 


Esse conceito pode ser considerado para as mais diversas finalidades de coisas a serem feitas, como por exemplo, artesanato, culinária, consertos, etc.

Já o Movimento Maker está mais relacionado a ideia de fazer coisas relacionadas a cultura e, principalmente, a tecnologia.

Esse movimento incentiva as pessoas a acreditarem que elas mesmas podem construir, consertar, modificar, enfim, itens tecnológicos.

Consertando placa - Movimento Maker

Existem revistas, livros, sites específicos, grupos em redes sociais e até mesmo feiras, próprios para tratar o tema.

A ideia é que esse movimento se torne uma verdadeira revolução até mesmo nas indústrias. Afinal, tecnologias exponenciais como as impressões em 3D, por exemplo, reforçam essa ideia, dada a facilidade de criar objetos com extrema facilidade e que permitam expressar toda a criatividade de quem produz. 

Impressora 3D, usada no Movimento Maker


Movimento Maker no Brasil


No Brasil o Movimento Maker vem se expandindo rapidamente, seja porque o brasileiro costuma ter um dom natural para explorar atividades de manufatura própria (a imensa variedade de artesanato que possuímos, evidencia isso) ou pela necessidade de economizar, ganhar uma renda extra, ou adquirir aprendizado.

O mercado de trabalho no Brasil e as redes de ensino, também têm aderido ao movimento, visto a possibilidade de ganho intelectual que ele pode agregar.


Importância e vantagens da cultura Maker


A cultura Maker é muito importante, pois, destaca tanto o interesse e a iniciativa das pessoas em aprimorarem os seus conhecimentos e desenvolver novas ideias, quanto pelo aumento de geração de renda.

Afinal, essa cultura é uma forma de incentivar as pessoas a colocarem as suas ideias e habilidades em prática, proporcionando a descoberta de novas soluções.

Outro ponto que ressalta a importância desse movimento é que ele vai muito além do DIY, que costuma oferecer soluções práticas para coisas básicas do dia a dia ou para atividades de artesanato.

A cultura Maker presume que é possível estimular o protagonismo intelectual de cada um, possibilitando a descoberta de novas habilidades e assim, estabelecer novas soluções.

É por isso, inclusive, que esse movimento tem sido muito incentivado em escolas.

Além disso, há diversas vantagens para quem adere ao movimento:

  • Possibilidade de geração de renda extra; 
  • Aprendizado constante; 
  • Descoberta por novos interesses; 
  • Compartilhamento de habilidades; 
  • Liberação do protagonismo intelectual; 
  • Possibilidade de fazer networking com pessoas do mesmo interesse; e muito mais. 


O que são fab labs e sua importância na cultura Maker


Os fab labs (Fabrication Laboratory ou Laboratório de fabricação) são espaços para criação coletiva e considerados fundamentais para a disseminação da cultura Maker. 

Afinal, tratam-se de laboratórios públicos que oferece um local preparado para incentivar a multiplicação e manufatura de ideias tecnológicas. 

Sala com pessoas desenvolvendo projetos de robótica no movimento Make - Fab labs

Esses laboratórios costumam ser equipamentos por ferramentas que propiciam isso e, por isso, o conceito de fabricação digital está totalmente relacionado aos fab labs.

Nenhum comentário