Como criar uma conta para criança no Windows 10

O Sistema operacional Windows desde versões anteriores à 10, disponibiliza aos seus usuários a possibilidade de criar contas personalizadas para membros de sua família, entre eles, crianças. Essa funcionalidade ajuda aos responsáveis manter um controle sobre o que é acessado, tempo de utilização do dispositivo, "garante" a segurança online e impede o acesso de conteúdos impróprios ou jogos inadequados para aquela idade.

Se você quer gerenciar ou monitorar os acessos do seu filho em um computador utilizando o Windows 10, essa é uma ótima alternativa para manter o controle, já que esses recursos foram aprimorados e melhorados na versão atual. Nesse tutorial, vamos mostrar passo a passo como criar e configurar uma conta para criança no Windows 10, veja os passos abaixo.

Requisito

Antes de configurar uma conta no Windows 10 para seu filho, é necessário que você esteja conectado à uma conta Microsoft e não esteja utilizando uma conta local para fazer login. Isso é obrigatório para associar à conta da criança a conta de controle (Parental).


1. Configurar uma conta para criança no Windows 10


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + tecla I simultaneamente, para acessar as configurações do Windows 10.

Passo 2 - Na janela de configurações do Windows, clique na opção Contas.

Configurações de contas do Windows 10

Passo 3 - No menu à esquerda, clique na opção Família e outras pessoas, em seguida, à direita, seção Sua família, clique na opção Adicionar um membro da família.

Adicionar um membro da família - conta de criança

Passo 4 - Aguarde alguns segundos até carregar o assistente de configuração. Marque a opção Adicionar uma criançainforme o endereço de e-mail Microsoft do seu filho no campo abaixo e clique no botão Próximo. (Faça isso se ele já tem uma conta Microsoft, execute o passo 4pule para o passo 9, caso contrário siga o passo 4.1 e os próximos).

Passo 4.1 Caso seu filho não tenha uma conta Microsoft, que é o procedimento mostrado nesse tutorial, após marcar a opção Adicionar uma criança, clique no link A Pessoa que eu desejo adicionar não tem um endereço de e-mail.

Adicionar uma criança no Windows 10

Passo 5 - Escolha um endereço de e-mail para seu filho e verifique se está disponível. Na sequencia, preencha as demais informações solicitadas para criar a conta e clique no botão Próximo.

Criando conta Microsoft para seu filho no Windows 10

Passo 6 - Um número de telefone que será usado na recuperação da conta do seu filho será solicitado. Esse número vai ser usado caso ele esqueça a senha ou sofra um ataque de hackers, impossibilitando o acesso à conta Microsoft. Informe um número válido com DDD e clique no botão Próximo.

Ajudando proteger informações do seu filho no Windows 10

Passo 6 - Na tela seguinte, uma recomendação ao usuário com algumas opções para aprimorar a experiência e envio de e-mails promocionais será exibida, ignore e clique no botão Próximo.

Configurações de privacidade no Windows 10

Passo 7 - Na última tela, uma mensagem com o título Você está pronto! informará que o e-mail foi adicionado à sua família e a criação foi concluída. Clique no botão Fechar.

Convite do Microsoft Family enviado para conta do seu filho

Passo 8 - A Conta com e-mail do seu filho estará na lista de usuários na seção Sua família das configurações do Windows 10. Pronto! Esse processo foi concluído com sucesso.

Conta para criança adicionada no Windows 10

A Conta do seu filho já está adicionada, agora leia o tópico 3 (Gerenciar configurações da conta de seu filho).


2. Aceitando o convite na conta da criança


Se o seu filho já tinha uma conta Microsoft e você apenas inseriu seguindo as instruções do passo 4, é necessário aceitar o convite enviado para o e-mail da criança, veja as instruções abaixo.

Passo 9 - Antes de aceitar o convite, após o passo 4 no assistente de configuração, clique no botão Confirmar.

Confirmação do convite de conta para criança
Passo 10 - A Mensagem de convite enviado será exibida na tela do assistente de configuração, clique no botão Fechar. Observe que na lista de usuários membros da família, o status da conta será mostrado como Pendente e continuará assim até que o convite enviado seja aceito.

Convite de conta para criança no Windows 10 enviado

Passo 11 - Agora, peça para seu filho acessar à conta dele ou você mesmo acesse (Caso saiba os dados), procure por um e-mail com o assunto Microsoft Family, ao localizar, clique no botão Aceitar convite. Uma nova página será aberta, clique no botão Iniciar sessão e juntar-se.

Convite de conta para criança no Windows 10 aceito

Concluindo esses passos, a conta do seu filho no Windows 10 estará criada e habilitada.


3. Gerenciar configurações da conta para criança


Agora que a conta foi configurada e todo processo concluído, é hora de gerenciar as preferências e políticas da conta. Siga os passos abaixo:

Passo 1 - Acesse o endereço account.microsoft.com/family pelo navegador e logue em sua conta, isso mesmo, a conta que você utiliza para acessar o Windows 10 em seu computador.

Passo 2 - Após fazer login, você verá a página Sua família e a seção Crianças. Lá estará o e-mail do seu filho e à direita as opções:

Verificar atividades recentes

Compras e gastos 

Tempo de tela

Mais - com Navegação web

Aplicativos jogos e mídias

Localizar XXX - Nome da conta no mapa

Remover da família

Aplique filtros, regras e restrições de sua preferência, ative os relatórios para monitorar os acessos e evitar maiores problemas, e com isso impeça que o seu filho fique exposto à conteúdos indevidos ou ofensivos.

Nenhum comentário