Como baixar anexos bloqueados no Gmail

Enviar anexos através do e-mail é uma ótima e rápida opção para compartilhar arquivos entre diferentes usuários, junto com uma mensagem ou informação. O Serviço de e-mail Gmail, também permite esse envio, mas, atualmente existem algumas restrições relacionadas as extensões desses arquivos.

Há alguns anos, o Gmail deixou de permitir o envio de vários formatos (mais de vinte) de arquivos, e além disso, mantém os anexos de mensagens antigas já recebidas com esses formatos definidos, bloqueados, não disponibilizando nenhuma opção para download.

Porém, existem algumas formas alternativas de baixar esses arquivos bloqueados de mensagens antigas do seu Gmail. Veja no tutorial abaixo, passo a passo como baixá-los.


Problema

Anexo contém um vírus ou um arquivo bloqueado


Solução


Passo 1 - Acesse a caixa de entrada de sua conta Gmail e crie um novo marcador.  Para criar um marcador, role a seção de marcadores do lado esquerdo até o final, clique em Maisrole novamente, até a última opção e clique em Criar novo marcador.

Criando novo marcador Gmail

Passo 2 -  Adicione qualquer nome para o marcador e clique no botão Criar.

Criando novo marcador gmail

Passo 3 - Arraste ou mova a (as) mensagem (ns) com os anexos bloqueados para esse marcador.

Passo 4 - Agora, acesse o Google Takeout  clicando aqui.  Na página do Google Takeout, selecione o botão Não selecionar nenhum.

OBS: O Google Takeout é um serviço online do Google que permite você fazer o download de arquivos e dados de sua conta Google.

Fazer o download dos seus dados

Passo 5 - Role a página até o produto Gmail, marque a checkbox e clique na setinha para baixo.

Fazer o download dos seus dados gmail

Passo 6 - Selecione a opção Selecionar marcadores.

Selecionar marcadores - Google takeout

Passo 7 - Na janela modal, clique no botão Selecionar tudo, após, clique novamente no mesmo botão com o estado Não selecionar nenhum para desmarcar todos os marcadores. 

Selecione somente o marcador em que está as mensagens desejadas e clique no botão Concluído.

marcadores Gmail

Passo 8 - Role a página até o final e clique no botão Próxima.

Google takeout

Passo 9 - Selecione o tipo para seu formato de arquivo (Deixamos em .zip porque é um formato comum e pode ser descompactado de forma simples) e, em método de exibição, também não alteramos, ficando a opção Enviar link de download por e-mail, em seguida, clique no botão Criar arquivo.

Personalizar formato de download - takeout

Passo 10 - Caso não tenha nenhuma mensagem informando que o arquivo está sendo preparado e o botão de download esteja habilitado, você pode clicar em Fazer download.

Mas, caso tenha uma mensagem informando que o arquivo está sendo preparado, você pode fechar essa aba e aguardar por um período até receber o link para o download do arquivo por e-mail. Após receber, clique no link e faça o download do arquivo.

1.1 Após baixar o arquivo compactado .ZIP. Extraia (Descompacte) o arquivo.

Fazer o download de arquivos - Google Takeout

Passo 11 - Acesse esse link clicando aqui para fazer o download do aplicativo MBOXVIEW. Aguarde 6 segundos até que o programa seja baixado.

Ele será baixado no formato compactado .ZIP. Extraia o aplicativo e execute clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o executável mboxview.

Aplicativo mboxview


Passo 12 - Clique no menu File e selecione a opção Select folder....

Configurações aplicativo mboxview


Passo 13 - Ao iniciar a janela Procurar Pasta, selecione a pasta em que está o arquivo baixado (Geralmente o nome é takeout - com um código). Selecione a sub-pasta Takeout e a subpasta GMail e clique no botão OK.

Abrindo arquivo .mbox


Passo 14 - Do lado esquerdo a pasta será carregada, dê dois cliques sobre GMail (Ícone do computador) e clique na pasta com nome do marcador.mbox. 

A Mensagem será exibida do lado direito, dê dois cliques sobre a mensagem e uma nova janela será aberta com a mensagem e os arquivos bloqueados.

Arquivos .mbox do Gmail

Concluindo esses passos, os arquivos bloqueados já estarão descompactados do formato .mbox e livres para sua utilização localmente em sua máquina ou qualquer outro dispositivo.

Leia mais tutoriais sobre Gmail/Conta Google



33 comentários

  1. Muito útil sua informação, amigo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário!

      Que bom que o tutorial lhe foi útil.

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom, funcionou legal.

    ResponderExcluir
  3. SHOW!!!
    E GMAIL , PELO MENOS PERGUNTE AO USUÁRIO SE QUER BAIXAR OU NÃO, AVISANDO O RISCO DE BAIXAR, POIS QUANDO É VÍRUS DE VERDADE, BAIXA NUMA VELOCIDADE QUE SÓ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário.

      Agradecemos o feedback. Na realidade foi uma mudança nas políticas do Gmail que passou a bloquear esses arquivos, pois antes era permitido. A Opção pelos menos de baixar os arquivos que já estavam salvos, realmente seria importante.

      Abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que o tutorial te ajudou Rafael!

      Agradecemos o retorno.

      Excluir
  5. Eu nuca comento em nenhuma pagina na internet... mas este eu tenho que comentar... VOCE SALVOU MINHA VIDA!!!! Extremamente importante o arquivo que consegui salvar com seu tutorial. MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário!

      Ficamos muito felizes em saber que o tutorial lhe ajudou. Agradecemos o seu feedback.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!
      Abraço!

      Excluir
  6. Faço das palavras do usuário anterior as minhas: nunca comento nada mas dessa vez vcs merecem. Excelente o tutorial. Ajudou bastante.
    Mas o link do mboxview está fora, pelo menos para mim.

    ResponderExcluir
  7. Também nunca comento nada mas dessa vez vcs merecem. Excelente o tutorial!

    Obs: o link do mboxview está fora.

    ResponderExcluir
  8. Funcionou aqui, muito obrigado pela ajuda! O link para o mboxview está off, mas não foi difícil encontrar outro na internet. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Genial!! Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela matéria! Este conteúdo me ajudou a resgatar um antigo arquivo .zip que o gmail bloqueou... Poxa, o gmail poderia deixar uma opção do tipo "este arquivo é confiável", pois facilitaria muito a vida do usuário. Realmente o Takeout foi uma ótima saída que eu desconhecia.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado, serviu perfeitamente! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Aeeeeeeeeee! Eternamente grato!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. O e-mail eu consegui abrir. Só não encontrei a opção de fazer o download dos arquivos anexos. Visualizo o item anexo, mas não tem opção de baixa-lo. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Usuário, boa tarde!

      Esse tutorial é exatamente para resolver esse problema. Siga todas as instruções que você poderá baixar seus arquivos bloqueados.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abraço!

      Excluir
  14. Salvou a nota da facul cara.
    Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom.. pensei q tinha perdido um arquivo do e-mail.. valeu mesmo

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado, há alguns anos, compactei alguns arquivos com o winrar, criptografei e enviei para o meu próprio email do gmail, aliás, tinha costume de fazer isso, mas acho que lá por 2014, o gmail bloqueou esses arquivos, na época, pesquisei e não encontrei nenhuma maneira de reaver meus arquivos, então hoje resolvi pesquisar novamente e recuperei os mesmos, tinha emails de 2007 a 2012 bloqueados. Novamente Obrigado. Flávio

    ResponderExcluir
  17. Cara valeu mesmo funcionou perfeitamente !!!! ganhaste umaa carinha feliz >> ☺

    ResponderExcluir
  18. Podem tambem baicar com algum programa tipo o outlook...

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado meu caro, me salvou, um arquivo de 2003 que precisa, perfeito, um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  20. muito obrigado pelo ensinamento jovem, top seu conteudo. eu ate vi o email que eu precisava, mas nao consegui usar, é um app em apk onde posso estar errando? obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado! Foi muito util! Abcs

    ResponderExcluir
  22. Meu camarada... como é que tu teve essa idéia??? funcionou perfeitamente!!!! recuperei meu arquivo original.

    ResponderExcluir