Porque algumas pessoas ficam "grudadas" ao fio quando recebe um choque elétrico?

Ao falar em eletricidade e contato físico, a junção deles não trazem boas lembranças, afinal todos nós já tomamos algum choque, entretanto você já deve ter visto alguma notícia ou histórias relacionadas a pessoas que ficaram grudadas ou morreu coladas a um fio de eletricidade.

Porque algumas pessoas ficam grudadas ao fio ao receber um choque
Reprodução/Pixabay

Mas você sabe o porquê?

O chamado choque tradicional (Elétrico) ou dinâmico é um dos principais fatores para o indivíduo pressionar cada vez mais o fio no momento em que recebe uma carga elétrica.


O Que é Choque Dinâmico?


Literalmente choque dinâmico ou tradicional (Elétrico), é quando há contato direto entre alguma parte do corpo do indivíduo com o material energizado.


Ex: Ao tocar os dedos no fio desencapado.



PORQUE FICAMOS "GRUDADOS"?

Ao tocar a palma ou a parte interna das mãos em um fio ligado a rede elétrica, a pele responsável pela proteção dos músculos não suporta a tensão e a corrente elétrica atravessa a mão, a musculatura encarregada de produzir o movimento de fechar a mão, interpretam a corrente elétrica como um comando do sistema nervoso, para fechar a mão enquanto estiver recebendo o choque, dessa maneira, o individuo não consegue soltar o fio.

POR QUAIS FATORES OS PÁSSAROS NÃO TOMAM CHOQUE?

Para gerar o choque é necessário que a carga elétrica percorra um distância significativa, permitindo o deslocamento das cargas. O que ocorre com os pássaros é  que a distância entre os dedos das patas da ave, não são suficiente para gerar uma DPP ou seja diferença de potencial capaz de eletrocutar o animal.

OS EFEITOS E SEQUELAS VARIAM?

Talvez você se pergunte, mas claro que há variação, sim existe mais quais?

As sequelas depende de alguns fatores tais como:

  1. Valor da tensão elétrica.
  2. Tempo de choque
  3. O Tamanho da área em que houve o contato.
  4. O tipo de pele,a sua espessura, pois cada pele tem sua classificação e resistência a determinadas cargas.
  5. Partes sensíveis que teve o contato.

Entre diversos outros fatores, que podem deixar sequelas ou não em alguns casos levar a morte.

RISCOS

Como os batimentos do coração são controlados por impulsos elétricos, enviados pelo sistema nervoso. Caso uma corrente elétrica atravesse o tórax do individuo, pode provocar parada cardíaca ou seja fazendo o coração parar de bater, por comprometer a capacidade respiratória e a tensão nos músculos.


Fonte: Eletricidade/ Redação Tecwhite

Um comentário