Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?

Dúvidas com fenômenos naturais são quase que frequentes em nossa cabeça, a maneira de como a natureza impressiona qualquer vivente é fascinante. Mas quem pensa que só a natureza produz fenômenos impressionantes, está totalmente enganado. Uma outra fonte inevitável de belas atrações é a grandeza física chamada energia ou movimentos de cargas elétricas (Eletricidade), ela é responsável por produzir diversos efeitos, entre eles raios relâmpagos e trovões, temidos desde os antepassados até os dias atuais. 

Diferença entre raio, relâmpago e trovão

Eles são como correntes elétricas que fazem funcionar eletrodomésticos da sua casa, porém são muito mais fortes e quando caem causam estragos enormes e com grande potencial. Afinal você sabe qual a diferença entre eles e sua definição?

Raios:

Chama-se raio, a descarga elétrica. Segundo escritos históricos, raios estão presentes na terra bem antes do surgimento dos seres humanos, há mais de 3 bilhões de anos. Eles podem ocorrer entre duas ou mais nuvens, entre as nuvens e o solo ou dentro de uma única nuvem, além dos raios que ocorrem entre uma nuvem e a atmosfera.

reprodução/wikimedia.org

Você sabia?

Os raios são importantes para manter a vida na terra. No momento em que eles ocorrem algumas substâncias necessárias para o desenvolvimento das plantas são produzidas.

O que é Queraunofobia?

O Termo é atribuível a pessoas que tem medo de raios e trovões, os sintomas aparecem mediantes a aparição dos mesmos, com reações diversas.




Curiosidades do raio.

  1. O Número de descargas que ocorrem no planeta podem chegar a 100 em cada segundo, equivalente a 90% das batidas das asas de um beija-flor, no mesmo intervalo de tempo. 
  2. Com a velocidade da carga (100km/s), permitiria ir da terra até a lua em 1 hora e 4 minutos aproximadamente. 
  3. A Velocidade de um raio é aproximadamente um bilhão de cm/s, ocorrendo em meio milissegundos.

Mito:

Ao contrário do dito popular raios caem sempre nos mesmos lugares, pontos mais altos ou locais que se destacam na paisagem, prédios e arvores, isso deve-se a campos elétricos e cargas que tendem a se concentrar na extremidade de Objetos.

Imagem/Freepik

Relâmpago:


Chama-se de relâmpago ou corisco, o clarão que acompanha os raios. A luz é gerada pela descarga elétrica entre duas nuvens carregadas.

Sempre antes do som e provocando uma extensa luminosidade. Os relâmpagos de perto tendem a ter uma cor azulada, por sofrer atenuações ou seja perda gradativa de intensidade no ar, enquanto os mais distantes são percebidos como branco ou alaranjados por estar mais longe do horizonte.


Curiosidades do relâmpago:

  1. Os relâmpagos pode chegar a medir 48 km de largura, e sua espessura é menor que uma polegada (2,54 cm). 
  2. O Núcleo de 1 relâmpago mede cerca de 1,25 cm.

Imagem/Webdesignhot

Trovão:  

Chama-se trovão, o som produzido pelo raio. Os trovões vem sempre depois dos relâmpagos, pelo fato de a luz ser (300 mil km/s) mais rápida do que o som.

Em culturas Europeias explicações cientificas escritas pelo filosofo Aristóteles, informa que o som produzido é criado pela colisão das nuvens carregadas, além de existir diversas outras teorias.


Curiosidade sobre o trovão.

A Intensidade do som de um trovão, chega aproximadamente a 120 decibéis, equivalente a uma pessoa que está nas primeiras fileiras em um show de rock.

E Você teve alguma experiência inusitada com esses fenômenos? conte para nós, deixe seu comentário, sua crítica e compartilhe conhecimento.

LEIA TAMBÉM:

13 comentários

  1. E verdade q aparelhos,tipo celula,pode atrai raios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Nunca ande com o celular.

      Excluir
    2. Mentira..
      Soh se vc estiver num deserto soh vc e o celular! Pq ele atingem primeiro os lugares mais altos!

      Excluir
    3. N há nenhum problema o celular, apenas é perigoso, bastante aliás, quando ele está conectado a tomada, evite durante tempestades

      Excluir
  2. Foi muito útil pois eu desconhecia totalmente a verdade sobre raios, relâmpagos e trovões,eu gosto de ter conhecimento das coisas antes de debater sobre o fato com pessoas totalmente leigas e que desconhecem a Natureza e seus mistérios. ..👏👏👏👏👍

    ResponderExcluir
  3. Se der um raio e eu estiver usando o computador com o fone de ouvido e o raio passar da rede elétrica para o pc eu posso morrer ou ficar surdo por causa do fone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode, principalmente ficar surdo, além do raio ao passar pela eletricidade e sobrecarregar o pc e gerar um curto no monitor e explodir, e corre risco ainda de você ficar cego. cuidado, abraços!

      Excluir
  4. EU NAO SABIA QUE O RAIO ERA IMPORTANTE PARA A VIDA NA TERRA

    ResponderExcluir
  5. Boa noite rapaziada tenho uma grande dúvida estas noites tem estado feias e têm dado relâmpagos atrás de relâmpagos estive a contar esta noite agora mesmo e só em um minuto contei 47 relâmpagos algo se passa ou não gostava que me pudessem ajudar

    ResponderExcluir
  6. o que eu percebi é que primeiro surgi o raio depois o relâmpago por último o trovão. Mas eu tenho dificuldade em perceber Como é que as nuvens são carregadas. Gostaria se me explicassem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a teoria mais aceita, ela se eletriza a partir das colisões de partículas de gelo acumuladas em seu interior. Outra causa, que não exclui a primeira, estaria em efeitos resultantes da diferença de condutividade elétrica do gelo devido a diferenças de temperatura no interior da nuvem. Durante as colisões, as partículas de gelo perdem elétrons e transformam-se em íons. Isso torna a nuvem eletricamente carregada. As partículas têm tamanho variado e, segundo medidas feitas por sondas meteorológicas, as menores e mais leves ficam com carga positiva e as maiores e mais pesadas (partículas de gelo denominadas granizo)com carga negativa. Alguns fatores como os ventos, a temperatura e força da gravidade fazem com que cargas de mesmo sinal se concentrem em regiões específicas da nuvem. Geralmente a parte inferior, a base da nuvem, e a parte superior ou topo da nuvem, são os locais de maior acúmulo de carga, de sinais contrários, funcionando assim como armaduras de um capacitor.

      Excluir
  7. pode banhar descalço quando está trovejando?E é verdade que espelhos atraem raios e que quando está chovendo(chuvas com raios) devemos ficar quietos?

    ResponderExcluir