Como exportar um projeto no Audacity para .MP3

O Audacity é um ótimo software de edição e gravação de áudio. Leve, gratuito e em comparação à outros softwares profissionais, tem uma interface bem simples para manipulação de arquivos de áudio. Essas características, fazem com que o aplicativo seja muito utilizado no dia a dia, tanto por usuários domésticos como por profissionais da área.

Exportar para mp3 - Audacity

Os projetos criados no Audacity, são salvos no formato (.aup) e só podem ser abertos através do próprio software. Para salvar em algum formato de áudio compatível, é necessário que o usuário exporte o projeto. Um dos mais tradicionais e que é usado na exportação de projetos é o formato .MP3, porém, para converter em .MP3, é necessário indicar a pasta onde está a biblioteca LAME.dll, responsável por fazer essa conversão e que não vem junto com a aplicação. Veja nesse tutorial, como baixar e adicionar a dll LAME_enc no Audacity.


Passo 1 -  Clique no menu Arquivo e selecione a opção Exportar Áudio.



Passo 2 - Na janela Exportar áudio, selecione a pasta em que você quer salvar o projeto, dê um nome para ele e em Tipo, selecione a opção Arquivo MP3 e clique no botão Salvar.



Passo 3 -  Após clicar em salvar, uma pequena tela será exibida com a mensagem, "O Audacity precisa do arquivo lame_enc.dll para salvar em formato MP3".

Para salvar no formato MP3 no Audacity, é necessário baixar o arquivo lame_enc.dll, que é uma biblioteca de codificação MP3 usada no software para realizar a conversão do projeto. Baixe a biblioteca, clicando aqui.

Você pode baixar a dll clicando no botão Baixar, porém, para simplificar já inserimos o link direto de download acima.




Passo 4 - O Arquivo será baixado no formato .zip (Compactado), extraia o arquivo para uma pasta de sua preferência.


Passo 5 - Após descompactar o arquivo, volte na tela Localizar LAME e clique no botão Procurar....



Passo 6 - Acesse a pasta ou diretório em que está a biblioteca lame_enc.dll, selecione o arquivo e clique no botão Abrir.



Passo 7 -  Clique no botão OK.



Passo 8 - Uma nova tela para edição de metadados do arquivo será exibida, realizar alterações é opcional. Caso faça alterações ou não, para prosseguir, clique no botão OK.



Passo 9 - O Processo de exportação do projeto para MP3 vai ser iniciado e uma barra de carregamento vai indicar o início e finalização da conversão.



Após concluir todos os passos, o seu projeto estará codificado no formato .MP3. Basta ir até a pasta ou diretório onde foi salvo e executar o arquivo em qualquer player compatível.


Outra forma de adicionar a Lame_enc.dll


Além dessas instruções acima, há outra forma de adicionar a biblioteca Lame_enc.dll no Audacity. Veja abaixo:

1. Faça o download da biblioteca: clique aqui
2. Extraia o arquivo para uma 'pasta' da sua preferência.
3. Abra o Audacity e clique no menu 'Editar' e selecione a opção 'Preferências...', ou use o atalho (CTRL + P).
4. Clique em 'Bibliotecas', na seção Biblioteca MP3, clique no botão 'Localizar...'
5. Na tela 'Localizar Lame', clique no botão 'Procurar..'
6. Acesse a pasta que o arquivo foi extraído, selecione o arquivo e clique no botão 'Abrir'.
7. Botão 'OK'. A Biblioteca será adicionada, clique novamente no botão 'OK' para fechar a janela de preferências.

Nenhum comentário