Como mudar a tecla Host no VirtualBox

Os atalhos associados às máquinas virtuais no VirtualBox, têm como comando principal a tecla Host, seguida de uma tecla alfanumérica. Todavia, para os mais novos ou usuários que não usam com muita frequência, pode ser meio confuso, já que, não há nenhuma tecla com esse nome no teclado.

O Tecla “HOST” ou “tecla de hospedeiro” é definida pelo VirtualBox por padrão, e os atalhos das máquinas que foram criadas a utilizam. De qualquer forma, se você não sabe que tecla é essa ou como mudar, vamos mostrar qual é a tecla de hospedeiro definida como padrão pela aplicação e como realizar a alteração para uma tecla que você já esteja habituado. Veja abaixo qual é a tecla host padrão e como mudar.


Qual é a tecla HOST?


Por padrão o Virtualbox define a tecla CTRL à direita como a tecla Host ou tecla do hospedeiro. Logo, todos os atalhos de configurações usados nas máquinas virtuais criadas, começam com a tecla Host seguida de uma tecla alfanumérica.

Qual é a tecla host no Virtualbox


Como mudar a tecla HOST?


Se você não quer utilizar a tecla Host padrão (CTRL à direita) nos atalhos de suas máquinas virtuais e tentou alterar e não conseguiu, faça o seguinte.

Passo 1 - Acesse o Gerenciador do Virtualbox e clique no menu Arquivo, em seguida, Preferências.

Como mudar a tecla host ou de hospedeiro no virtualbox

Passo 2 - No menu à esquerda, clique em Entrada e selecione a guia Máquina Virtual. Na lista de atalhos disponíveis para configuração, procure por Combinação de Teclas do Hospedeiro, ao localizar, clique à direita no atalho para editar e pressione em seu teclado a tecla que você deseja configurar como host ou do hospedeiro. O Nome do atalho  será alterado de Right Control para a tecla que você pressionou em seu teclado, agora, clique no botão OK para salvar as alterações.

Como alterar tecla host das máquinas virtuais no virtualbox

Concluindo as alterações e após salvar, execute uma máquina virtual e use algum atalho combinando a nova tecla hospedeira configurada seguida da tecla alfanumérica.


Não configure teclas bem tradicionais como a Host


Não recomendamos o uso de teclas bastante utilizada pelo fato de existir conflitos com os atalhos do sistema operacional, sendo utilizada também em outras situações bastante comum. Não é impossível ou restrito, você pode até configurar, porém não recomendamos.

4 comentários

  1. Show... não lembrava de forma alguma onde era

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas Pires,

      Que bom que o tutorial lhe foi útil! Obrigado pelo retorno!

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom, me ajudo bastante estava sofrendo com isso kkk.

    ResponderExcluir