Como bloquear conteúdos do BBB (Big Brother) no Facebook

O Mês de Janeiro é marcado pelas férias e um grande clima de verão. Mas, além disso, é também o mês que começa o Reality Show da rede Globo, o BBB (Big Brother Brasil). Apesar de milhares de pessoas rejeitarem o programa, há uma enorme parcela do público que é fiel e engajado com Reality e, provavelmente, no Facebook, as chances de você visualizar muitas notícias e informações sobre o Big Brother Brasil são grandes ou, seus próprios amigos da rede social compartilharem essas publicações. 

Bloquear publicações sobre o BBB no Facebook
Reprodução/Tecwhite

Entretanto, se você é completamente contra o programa ou é fã do formato e quer evitar visualizar conteúdos que possam prejudicar a sua produtividade, é possível ocultar ou bloquear informações relacionadas ao BBB (Big Brother Brasil) no Facebook, usando algumas extensões no seu navegador. Se você tem esse objetivo, preparamos esse tutorial com todos os detalhes e passos de como bloquear conteúdos do Reality Show no Facebook.


1. Bloquear conteúdos com a extensão No BBB


Passo 1 - Acesse o endereço: https://chrome.google.com/webstore/detail/no-bbb/pffipagakjgfndljjpkbdpoimojmgjca?hl=pt-BR da Chrome Store para fazer o download da extensão No BBB.

Passo 2 - Na página da extensão, clique no botão + Usar no Chrome para realizar a instalação em seu navegador.

Acessando extensão NO BBB

Passo 3 - Aguarde alguns segundos até que apareça a notificação Adicionar "No BBB" na tela e clique no botão Adicionar extensão.

Instalando extensão NO BBB para bloquear conteúdos

Passo 4 - Novamente, aguarde alguns segundos até que apareça o ícone da extensão à direita parte superior e uma notificação informando que a extensão foi adicionada ao navegador.

Extensão NO BBB instalada com sucesso no Chrome

Pronto! Depois de instalar o complemento em seu navegador, caso já esteja acessando o Facebook, atualize a página da rede social. Agora, verifique que no local em que apareceria as postagens sobre o BBB será exibido uma tarja com a mensagem Conteúdo bloqueado pela extensão No BBB, se quiser ver clique aqui. Se mesmo após bloquear o conteúdo sobre o Reality você quiser visualizá-lo, clique sobre as tarjas para exibir as postagens.

Conteúdos sobre o BBB bloqueado com sucesso


Mudando as configurações da Extensão No BBB


A Extensão No BBB permite que o usuário personalize ou faça algumas alterações na configurações. Por exemplo, se você quiser mudar a cor da tarja que aparece no local onde seria as postagens, clique no ícone da extensão à direita superior e, na guia Config, clique no retângulo com a cor de fundo atual e na paleta de cores selecione a cor que preferir, em seguida, clique no botão OK.

Você também pode desmarcar ou selecionar apenas os sites que preferir para ocultar conteúdos sobre o BBB. Lembrando então que a extensão não funciona somente no Facebook e como também em outros sites.

Personalizando configuração da extensão NO BBB

Já na guia Palavras, você poderá digitar na caixa de texto outras palavras relacionadas ao Reality e clicar o ícone de um círculo com o sinal de mais para adicionar à lista de Outras palavras que terão os conteúdos bloqueados.

Adicionando outras palavras sobre o BBB para bloquear postagens


Sobre a extensão NoBBB


A Proposta da extensão é ótima e realmente bloqueia os conteúdos relacionados ao BBB, no entanto, em nossos testes, vários posts que não estavam relacionados ao BBB também foram bloqueados. Além disso, algumas publicações do BBB não foram filtradas, porém, mesmo assim, cumpre em parte o seu papel, não só no Facebook, como em outras redes sociais como Twitter e alguns sites de notícias.


2. Bloquear conteúdos com a extensão Chega de BBB


Uma outra extensão para o Google Chrome que promete bloquear conteúdos relacionados ao BBB não só no Facebook como em qualquer outro site é a Chega de BBB. Os procedimentos de instalação são exatamente iguais ao da primeira extensão que citamos. Para não ser repetitivo, acesse o link: https://chrome.google.com/webstore/detail/chega-de-bbb/naclfbjhhmgjjabhalmdpgifbhjeblib e siga os passos 2,3,4 iniciais para realizar a instalação no navegador.

Depois de instalada, clique no ícone da extensão que aparece ao lado da barra de endereço do navegador, para acessar as configurações. Inicialmente, ela estará desligada, portanto, clique no botão Ligado. Na seção mais abaixo (Filtragem por site), você poderá definir quais sites deseja filtrar o conteúdo sobre o BBB. E na seção Palavras-chave, insira os termos na caixa de texto e clique no botão Adicionar, para que o conteúdo seja bloqueado.

Ativando extensão Chega de BBB para bloquear conteúdos

Assim como a extensão No BBB, a extensão chega de BBB também tem problemas. No Facebook, ela remove qualquer conteúdo (texto) que tenha palavras relacionadas ao BBB ou que você tenha adicionado nas palavras chaves, como podem visualizar na imagem abaixo, por exemplo. Entretanto, a imagem e o post não é removido completamente. Em outros sites que também é possível configurar o bloqueio através da extensão, ela funciona muito bem e oculta toda a div que está com o conteúdo.

Problemas com a extensão. Só remove os textos da postagens

Essas duas extensões que citamos nesse tutorial são específicas para bloquear o conteúdo relacionado ao BBB, reality Show da TV Globo, e estão disponíveis para o navegador Google Chrome. Elas não funcionam somente no Facebook como em outros sites e redes sociais. Fica à seu critério testa-las e utilizar como quiser.


3. Filtrar conteúdos do BBB com outras extensões 


Outras extensões que permitem filtrar o conteúdo exibido na linha do tempo de sua conta do Facebook é a F.B (FluffBusting) Purity e a Social Fixer for Facebook. O Seu objetivo exato não é bloquear conteúdos relacionados ao BBB e sim, qualquer conteúdo de acordo com as palavras ou assunto que você configurar. Ao contrário das duas anteriores, essas duas extensões funcionam especificamente no Facebook, podendo utilizá-las para filtrar postagens sobre determinado assunto, por exemplo, o Reality Show da TV Globo.



Nenhum comentário