Como abrir aplicativos do Office em modo de segurança

Assim como no sistema operacional Windows, o Microsoft Office também tem o modo de segurança presente em suas aplicações (Word, Excel, PowerPoint, Outlook,Visio, Access, Publisher). Esse modo carrega um aplicativo do Office apenas com as configurações padrão, sem complementos/extensões instalados e arquivos de personalização. É um recurso muito útil para utilizá-lo quando um arquivo não está abrindo no modo normal, está havendo problemas na inicialização e impedindo que a aplicação inicie corretamente.

Como abrir aplicativos do Office no Modo de segurança
Reprodução/Tecwhite

Se você está passando por essas situações ou semelhantes com um aplicativo do Office, inicia-lo através do modo de segurança pode ser uma ótima forma de identificar um problema na suíte de produtividade da Microsoft. Dessa forma, preparamos esse tutorial com passo a passo, sobre como iniciar os aplicativos do Office pelo modo de segurança no Windows.

1. Pressionando o CTRL


Passo 1 - Pressione a tecla CTRL e com o mouse dê dois cliques sobre o atalho ou ícone do aplicativo do Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook...) que você deseja iniciar através do modo de segurança.

Pressionando a tecla ctrl + clique do mouse para abrir app do Office no modo de segurança

Passo 2 - Uma pequena janela será exibida informando que o aplicativo do Office identificou a tecla CTRL pressionada no momento da solicitação de abertura e, perguntando se você deseja iniciar no modo de segurança. Para confirmar, clique no botão Sim.

Confirmando a abertura do aplicativo do Word pelo modo seguro do Office

O Aplicativo do Office será aberto no modo de segurança. Observe que na barra de título aparecerá entre parênteses essa informação.

Aplicativo do Word aberto pelo modo de segurança com sucesso

Depois de iniciar normalmente pelo modo de segurança, realize as verificações, desinstale suplementos que possam estar causando erros e corrija eventuais problemas que impedem a abertura correta do app.


2. Modo de segurança do Office pelo Executar


Os aplicativos do Microsoft Office também podem ser inicializados através do modo de segurança usando comandos específicos pela caixa de diálogo do Executar no Windows.

Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + R.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + R

Passo 2 - Digite um dos comandos abaixo de acordo com o aplicativo do Office que você quer abrir pelo modo de segurança e clique no botão OK.

Acessar o Word: winword /safe

Acessar o Excel: excel /safe

Acessar o Power point: powerpnt /safe

Acessar o Outlook: outlook /safe

Acessar o Publisher: mspub /safe

Acessar o Visio: visio/ safe

Digitando comando /safe do Office pelo executar

O Aplicativo do Office será aberto imediatamente no modo seguro. Esses comandos funciona desde versões antigas até as mais atuais do Windows.


3. Modo de segurança do Office pela Caixa de pesquisa


Os comandos que citamos no tópico anterior também pode ser utilizados na caixa de pesquisa do menu iniciar ou caixa de pesquisa da Cortana, para quem é usuário do Windows 10. É só digitar o termo correspondente ao aplicativo do Office seguido da barra e palavra safe, e a melhor correspondência será listada com o ícone do aplicativo. Ao clicar, ele será aberto no modo de segurança.

Pesquisando aplicativos do Office /Safe na caixa de pesquisa do Windows


4. Criando um atalho


Além das opções anteriores que citamos, é possível criar um atalho para abrir um determinado aplicativo do Office sempre pelo modo de segurança.

Passo 1 - Acesse o seguinte caminho no Windows Explorer (Explorador de arquivos):

32 bits:
C:\Program Files (x86)\Microsoft Office

64 bits:
C:\Program Files\Microsoft Office

E clique na pasta Office14 (O Número pode variar dependendo da versão do Office que está instalada no seu computador).

Acessando a pasta do Office: C:\Program Files\Microsoft Office

Passo 2 - Procure pelo executável (.exe) do aplicativo do Office que você deseja criar um atalho. Ao localizar, clique com o botão direito sobre ele, selecione a opção Enviar para, em seguida, Área de trabalho (criar atalho).

Criando atalho na área de trabalho do Office para abrir no modo de segurança

Passo 3 - Acesse a área de trabalho do seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do aplicativo do Office, selecione a opção Propriedades. No campo Destino, dê um espaço após a aspa dupla e insira a barra seguida do comando safe. Clique na parte inferior no botão Aplicar e, na sequência o botão OK.

Adicionando o comando /Safe no atalho para abrir sempre pelo modo seguro

Depois de realizar essa alteração no atalho, ao clicar sobre ele, o aplicativo sempre será aberto pelo modo de segurança.

2 comentários

  1. Ótimo artigo!
    Ensinem à Microsoft como ser claro..
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frederico Peiró, seja bem-vindo!

      Ficamos felizes que o artigo tenha sido útil para você, esse é o nosso objetivo.

      Abraço!

      Excluir