O Que é uma conta verificada no Instagram?

Uma conta verificada no Instagram é um perfil com selo de autenticidade, que comprova a legitimidade do dono da conta. As contas verificadas, apresentam um selo azul (ícone de um círculo com as bordas picotadas e com um check, “Visto” dentro) ao lado do nome de usuário do perfil.

Selo de conta verificada no Instagram

Esse selo é oferecido pela rede social à contas de celebridades, marcas, influenciadores digitais e alguns outros perfis públicos ou populares.


Não só no Instagram como em outras redes sociais: Facebook, Twitter, Pinterest, as contas podem ser verificadas.

Esse é uma forma de impedir que contas falsas (Fakes) se utilize da popularidade de uma marca ou celebridade para obter vantagens ou se passar por essas pessoas.

Afinal, quem nunca encontrou inúmeras contas ao pesquisar pelo nome de um artista ou empresa nas redes sociais?


Data de lançamento das contas verificadas no Instagram


A Marca de verificação em contas do Instagram se iniciou no ano de 2014.


Vantagem das contas verificadas:


1. Garantir que o perfil é legítimo e você está seguindo ou contactando de fato a empresa ou figura pública.

Muitas empresas utilizam seus perfis nas redes sociais para oferecer suporte e solicitar dados pessoais, já imaginou se não existisse o selo de verificação? Usuários poderiam ser enganados ou ter problemas com pessoas mal-intencionadas.

2. Dar melhor autoridade e poder da marca ou influenciador no Instagram, uma vez que os usuários terão maior probabilidade de encontrar e seguir o perfil verdadeiro com o selo de verificado.


O Selo pode ser comprado?


Apesar de existir anúncios na internet em sites de vendas de pessoas oferecendo a verificação, de forma oficial, o Instagram não oferece nem permite a venda ou transferência do selo.


Como verificar minha conta do Instagram?


O Processo para tornar uma conta verificada no Instagram ainda é bastante sigiloso e no momento não há nenhuma opção para solicitar o selo de autenticidade.

Diferente de outras redes sociais como Facebook e Twitter que oferecem um formulário para a solicitação, os critérios e requisitos são realizados internamente pelo serviço de fotos, escolhendo quais contas estão aptas a passar pelo processo de autenticidade e ter a verificação.

Solicitar o selo pelo aplicativo - Em testes


No entanto, em julho de 2018, o Instagram começou a liberar para usuários da Austrália e mais alguns outros países a função "solicitar o selo de verificação" nas configurações do aplicativo.

Ao acessá-la, o usuário será direcionado a um formulário para preencher seus dados e enviar uma cópia de seu documento de identificação válido.

Mas, como é recurso que ainda está em testes, levará um certo tempo para essa função ser disponibilizada globalmente para o público ou não.

Portanto, é necessário esperar, pois o processo passa por etapas e a liberação é feita de forma gradual.

2 comentários

  1. E meu sonho a minha conta do Instagram se verificada e te uma selo azul por favor realizar meu sonho
    @lnstgram
    @eusamyyy

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho ter o selo azul favor realizar meu sonho
    @djcarlosscb_evl

    ResponderExcluir