Vai excluir a conta Gmail? O Que você deve saber antes de apagar

Excluir a conta Gmail é um procedimento comum e normal de qualquer usuário que esteja insatisfeito com o serviço ou, por opção, queira encerrar de vez sua conta de e-mail do Google. Porém, essa ação, às vezes pode trazer mais prejuízos do que lucro a pessoa que vai apagar de forma permanente sua conta.

Nesse artigo, vamos mostrar vários pontos, informações e situações que você não deve nem precisa excluir a sua conta Gmail, evitando problemas maiores no futuro. Como todos sabem, a Google tem uma política super-rígida no uso, recuperação e restauração de contas em seus serviços, e se você não estiver ciente das regras, em quais situações não são necessárias, as medidas que precisam ser tomadas antes de apagar a conta, poderá ter muitas dores de cabeça. Veja abaixo algumas situações e recomendações.


Informações importantes antes de excluir


1. Não exclua seu endereço Gmail para criar uma nova conta com mesmo nome de usuário ou similar

Endereço de e-mail similar no Gmail - excluir conta

Para quem não sabe, o Gmail não permite a reutilização de nomes de usuários, mesmo que a conta esteja desativada, tenha sido excluída ou em qualquer outro motivo de não estar sendo usada. Portanto, você não vai conseguir criar uma nova conta com esse mesmo nome de usuário ou semelhante.

É Importante ressaltar ainda, que contas Gmail/Google, não distingue letras maiúsculas, minúsculas nem pontos sobre o endereço, desta maneira, você não vai conseguir criar outra conta com apenas essas diferenças no nome de usuário.

Exemplo:

  • maria.katia@gmail.com 
  • mariakatia@gmail.com 
  • Maria..katia@gmail.com 
  • MARIA.Katia@gmail.com 

Todas e quaisquer variações semelhantes não são permitidas, caso uma conta já tenha sido criada.


2. Não exclua o endereço Gmail se você não tem certeza


Excluir Gmail sem ter certeza

A Google tem uma política bem rígida na recuperação de contas, portanto, se você não tem certeza e nem está convicto que a conta não lhe será mais útil, não exclua.

A Recuperação de uma conta Gmail é de um tempo curtíssimo, ou seja, um curto período para ser possível reativar à conta. Sendo assim, as chances de você perder essa conta permanente é grande.


3. Excluir uma conta Gmail não é o mesmo que excluir uma conta Google


diferença entre conta Gmail e conta Google - excluir gmail

Essa é uma das confusões mais clássicas na exclusão de contas. O Gmail é apenas um produto da Google (O Serviço de e-mails) que está presente em sua conta Google, assim como Youtube, Google Drive, Google+ entre outros.

Para você entender de uma forma simples, atente-se para o seguinte: "Todo usuário que tem um endereço/conta Gmail, tem uma conta Google, mas, nem todos que têm uma conta Google, têm um endereço/conta Gmail."

Ter o correio eletrônico em sua conta é opcional. Você pode criar uma conta Google e ter acesso à todos os serviços e aplicações do Google com um endereço de e-mail atual do Hotmail, por exemplo, ou de qualquer outro provedor. A Diferença é que criando uma conta Google com e-mail já em uso diferente do Gmail, você não terá acesso ao serviço de e-mails por não ter um endereço @gmail.com.

Excluir o endereço Gmail, não vai apagar o seu histórico de pesquisas, remover o seu canal do Youtube, perfil do Google+ ou eliminar qualquer outro produto associado à sua conta. Vai apenas excluir o serviço de e-mails e a conta Google continuará ativa com os outros produtos funcionando perfeitamente.

Se o seu objetivo é apagar tudo associado à sua conta, o correto é eliminar sua conta Google e não seu endereço Gmail.


4. Faça o backup de seus e-mails antes de excluir


Backup de e-mails no Gmail - Excluir conta

Por mais que você tenha concluído que o seu endereço no serviço de e-mails do Google não é mais importante, é recomendado que você faça o backup de suas mensagens que estão em sua conta Gmail. Por falta de atenção ou talvez você não lembre, pode ter mensagens importantes armazenadas e  seja necessário um e-mail específico ou cópia desses dados no futuro.

A Google oferece a ferramenta Google takeout para realizar backups de dados de um produto ou de toda a sua conta do Google. Você pode exportar uma cópia de todos os seus e-mails hospedados no Gmail ou filtrar por um marcado específico.

Os dados são baixados no formato compactado (.ZIP) com um arquivo .MBOX. Para lê as mensagens e ter acesso ao conteúdo, é necessário importar o arquivo para um gerenciador de e-mails ou qualquer outro software compatível com a leitura de arquivos nesse formato.

Outra forma de ter uma cópia dessas mensagens é usando a ferramenta Coletor de e-mails para importar todas as mensagens à uma outra conta de e-mail.


5. Seu e-mail é o principal ponto de recuperação à outros serviços cadastrados


Quando você se cadastra em qualquer site ou serviço na web, é necessário inserir um e-mail válido, e algumas aplicações solicitam até a confirmação, para validar uma conta e evitar problemas com spam.

Antes de excluir sua conta Gmail, lembre-se que ela pode ser a única forma para recuperar o acesso à uma conta no seu serviço bancário online, ou no seu perfil das redes sociais, caso esqueça a senha ou tenha uma conta comprometida.

Portanto, altere o e-mail cadastrado ou de recuperação de seus serviços antes de realizar qualquer decisão, para não ter dor de cabeça posteriormente.


6. Minha conta está sendo acessada por outra pessoa


Não é muito difícil encontrar usuários que querem excluir sua conta Google ou Gmail apenas porque ela está sendo acessada por outros usuários (Logins suspeitos). Se esse é o seu problema, não, não é necessário excluir sua conta por causa dessa situação.

O Que recomendados é que você tome todos os cuidados possíveis com sua conta. Pois é, ela muito importante e pode ter dados essenciais sobre você. Esteja atento às recomendações e locais de onde você acessa.

Veja também:





Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.
Vai excluir a conta Gmail? O Que você deve saber antes de apagar Vai excluir a conta Gmail? O Que você deve saber antes de apagar Revisado por Tecwhite on 11/10/2016 09:52:00 PM Classificação: 5

Nenhum comentário

...

...