Como acessar conta FTP pelo Explorador de Arquivos no Windows 10

O Protocolo FTP é um dos mais tradicionais utilizados na transferência de arquivos, em servidores de hospedagem e pela internet. O Uso desse protocolo depende de um software cliente para realizar o acesso aos arquivos ou pode ser feito através do navegador e, além dessa opções, também é possível se conectar usando funcionalidades do próprio sistema operacional, inclusive através da linha de comando. Sistema operacional? Sim, se você não sabe, é possível acessar sua conta em um servidor de arquivos via FTP pela interface do Windows, sem a necessidade de nenhum complemento ou aplicações de terceiros.

Acessar FTP pelo explorador de arquivos no Windows 10
Reprodução/Tecwhite

Por ser um pouco desconhecida, essa ferramenta ou forma de acesso é pouco utilizada, e muitos usuários instalam aplicações de clientes FTP para acessar seus arquivos ou realizar uma transferência. É Claro que o uso de outras aplicações nem sempre é por desconhecimento e isso é uma decisão do usuário que envolve questões preferenciais ou que se adequa ao seu ambiente. Mas, caso você queira aprender como acessar sua conta FTP através do Windows 10, usando o Explorador de arquivos do sistema operacional, acompanhe esse tutorial com passo a passo.


Acessando conta FTP pelo Explorador de arquivos no Windows 10


Vamos mostrar duas formas de você acessar um servidor de arquivos via FTP pelo Explorador de arquivos. A Primeira através da barra de endereço e a segunda criando um atalho para o servidor. Vamos ao primeiro método.

Passo 1 - Pressione as tecla Winkey (Logotipo do Windows) + E para abrir o explorador de arquivos.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + E

Passo 2 - Na barra de endereço do Explorador de arquivos (Windows Explorer), digite as seguintes informações abaixo e pressione a tecla Enter. (Informe exatamente no mesmo formato exibido abaixo).

ftp://NomeDeUsuario:Senha@Dominio

Acessando conta FTP pelo explorador de arquivos no Windows

Passo 4 - Se todas as informações foram digitadas corretamente e não houve nenhum problema, aguarde alguns segundos até que o diretório do seu servidor FTP seja carregado no Explorador, exibindo todos os arquivos armazenados lá.

Arquivos de conta FTP no Explorador de Arquivos do Windows

Concluindo os passos e após o diretório ser exibido, você já pode transferir arquivos do seu computador para dentro dessa "pasta" ou vice-versa. O Processo pode ser arrastando os arquivos ou copiando e colando, que eles serão enviados ou baixados localmente.


Criando atalho para acessar arquivos via FTP


Agora, vamos mostrar uma segunda forma de acessar um servidor de arquivos via FTP criando um atalho no Explorador de arquivos do Windows 10, para acessar e transferir arquivos do PC para o servidor e vice-versa.

Passo 1 - Acesse o Explorador de arquivos do Windows e, como no passo 1 do primeiro método, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + E.

Passo 2 - À Esquerda, no painel de navegação, clique com o botão direito do mouse sobre Este Computador e selecione a opção Adicionar um local de rede.

Adicionando atalho para conta FTP no Windows Explorer

Passo 3 - Será iniciado o assistente de criação com uma mensagem de boas vinda e mais algumas informações, leia e clique no botão Avançar.

Configurando conta FTP no assistente de instalação

Passo 4 - Na tela seguinte, clique em Escolher um local de rede personalizado, em seguida botão Avançar.

Escolhendo um local de rede personalizado

Passo 5 - Agora, digite o endereço do servidor FTP utilizado para acessar seus arquivos. Adicione da seguinte forma: ftp://endereçoFTP (Substitua pelo endereço do servidor) e clique no botão Avançar.

Especificando endereço FTP no assistente

Passo 6 - Desmarque a caixa de seleção Fazer logon anônimo, digite o seu nome de usuário que utiliza para acessar e clique no botão Avançar.

Inserindo nome de usuário e senha no Explorador de Arquivos do Windows

Passo 7 - Você será solicitado a inserir um nome para o atalho, informe o nome que preferir e clique no botão Avançar novamente.

Dando um nome para o atalho da conta FTP

Passo 8 - Não última tela do assistente de criação, você verá uma opção para abrir já no diretório ftp, após finalizar o assistente. Caso queira abrir, deixe marcada essa opção, caso contrário desmarque e clique no botão para Concluir.

Conta FTP configurada no Explorador de arquivos do Windows

Pronto! Um atalho foi criado na seção Este Computador no Explorador de Arquivos (Conhecido como Windows Explorer) do Windows 10. Dessa forma, você poderá acessar seus arquivos do servidor via ftp acessando esse atalho.

Acessando FTP pelo Explorador de Arquivos do Windows 10

Nesse tutorial, você aprendeu como acessar um servidor de arquivos via protocolo FTP, de duas formas diferentes, sem usar nenhum software de terceiros.

Leia mais tutoriais sobre o Windows 10:


Nenhum comentário