Como acessar uma conta FTP pelo Windows Explorer no Windows 8

A Instalação de aplicativos ou softwares que permitem alguma função adicional, às vezes é desnecessário.Um dos motivos para essa decisão é a falta de conhecimento e outros por opção, pois com o avanço da tecnologia os sistemas operacionais disponíveis atualmente no mercado, já integram várias funções e aplicativos nativos, sem a necessidade de programas complementares.

Acessar-conta-ftp-pelo-windows-explorer-no-Windows-8
Reprodução/Pixabay

Uma dessas funções existentes, é o acesso de serviços FTP, usados em hospedagens de site, blogs, servidores de arquivos entre outros. No Windows, é possível acessar sem instalar nenhum software, apenas pelo Windows Explorer você consegue se conectar e ter acesso aos seus arquivos. Preparamos esse tutorial com passo a passo.

Recomendado

Se você não está usando o Windows 8, temos também um novo tutorial sobre como acessar uma conta FTP pelo Explorador de Arquivos no Windows 10:


Passo 1- Inicie o Windows Explorer, o chamado Meu Computador ou pressione a tecla Logotipo do Windows e aperte a tecla E.


Passo 2 - Na Barra de Endereço digite os seguintes dados no formato descrito abaixo:

ftp://nome de usuário:senha@ftp.seudominio.com



Obs.: Digite os dados e aperte a tecla "Enter". Observe na imagem abaixo como fica os dados da hospedagem.





RESULTADO

Após os passos, os arquivos hospedados em seu serviço ftp são carregados no Windows Explorer, permitindo apaga, alterar remover e até mover pastas e arquivos, lembrando se o usuário logado ter privilégios de administrador.












Movendo Pastas e Arquivos

Para mover, copiar arquivos e pastas do computador para a hospedagem, click com o mouse em cima da pasta ,pressionando o botão esquerdo e arraste o arquivo do PC, para o área de arquivos da hospedagem, visualize na imagem abaixo uma pasta do computador sendo copiada para o serviço FTP.













Seguindo os passos acima, você terá acesso ao FTP, sem a necessidade de instalar softwares extras, exemplo o Filezilla, o uso também pode ser opcional.

Tem uma dúvida? Ocorreu algum erro? Tem alguma dica  para complementar? deixe seu comentário abaixo.

3 comentários