Como recuperar contatos excluídos do Gmail / Google

Perder os contatos é algo que deixa qualquer usuário muito desesperado, ainda mais quando não existe nenhum backup e você não tem nenhuma forma direta de contactar essas pessoas super importantes para seu trabalho ou que são especiais em sua vida. Esse acidente pode ocorrer por uma invasão em sua conta e o indivíduo que acessou apagou todos os seus dados, por um equívoco do próprio dono ao realizar uma limpeza na lista de contatos em seu celular, ação essa que é muito comum para usuários que têm smartphone Android, já que, eles são sincronizados com a conta do Gmail/Google.

Como recuperar contatos excluídos do Gmail / Google
Reprodução/Tecwhite

Logo, se você mantêm a sincronização dos contatos habilitada, cometeu algum deslize apagando dados valiosos de sua agenda, é possível restaurar contatos excluídos, porém, existem algumas limitações. Só é possível recuperar contatos apagados dentro do período de até 30 dias, a partir da data de exclusão. É Claro que o período de um mês é consideravelmente um bom tempo para o usuário identificar esse problema ou erro que ocorreu ao fazer alguma atualização em sua agenda. Portanto, preparamos esse tutorial passo a passo, sobre como recuperar contatos excluídos de sua conta do Gmail/Google.


Atenção!

Recomendamos que antes de fazer a restauração dos contatos em sua conta Gmail/Google, você crie um backup da sua lista atual.

Isso é importante e necessário por que a função de recuperação dos contatos, restaura uma versão da sua lista em determinada data que você escolher, funciona semelhante a um ponto de restauração em um computador.

Por exemplo, se você adicionou 15 contatos hoje e percebeu que apagou alguns contatos importantes nos dias anteriores, ao restaurar a lista para uma data anterior em até 30 dias, somente os contatos que já estavam lá nessa data serão exibidos, os demais adicionados após aquela data não estarão na agenda.

Como fazer o backup?

1. Acesse sua conta do Contatos do Google google.com/contacts
2.Clique no menu Mais;
3. Escolha opção Exportar;
* Se estiver acessando através da nova visualização clique em Ir para a versão antiga, caso contrário siga as outras etapas.
4. Marque a opção Todos os contatos e Formato CSV do Google;
5. Clique no botão Exportar.


1. Recuperando através da nova visualização dos Contatos


Passo 1
- Acesse o endereço: www.google.com/contacts e faça login em sua conta do Google. Digite o seu e-mail ou telemóvel vinculado à conta e clique no botão Seguinte.

Inserindo e-mail da conta Google para fazer login

Passo 2 - Na próxima tela, digite a senha de sua conta e clique novamente no botão Seguinte, para realizar a autenticação e acessar a sua lista de contatos.

Informando a senha da conta Google para fazer a autenticação.

Passo 3 - Após fazer login em sua conta e estando na página do Google Contatos, clique à esquerda parte inferior na opção Mais.

Acessando a lista de contatos para recuperar dados apagados.

Passo 4 - Com as opções do menu Mais expandidas, clique na opção Desfazer alterações.

Desfazendo alterações em sua lista de contatos

Passo 5 - Uma pequena janela será exibida no centro da tela para desfazer alterações. Marque uma das opções de períodos disponíveis para recuperar seus contatos que foram deletados. As opções são: 10 minutos atrás, 1h, Ontem, 1 semana e Personalizada.

Se você deseja recuperar contatos anteriores a uma semana ou qualquer outro período não listado de até 30 dias, marque a opção personalizada e informe os dias, horas e minutos, em seguida, clique no botão Confirmar.

Restaurando a lista de contatos de sua conta do Google.

Passo 6 - Na parte inferior, uma tarja informará que o estado da sua lista de contatos na data escolhida será restaurado, e que as alterações podem levar algum tempo para entrarem em vigo nos seus dispositivos.

Estado da lista de contatos no Gmail restaurado.

Ao concluir esse passos, a sua lista de contatos será restaurada a data definida pelo usuário e, contatos que foram apagados nesse período serão recuperados.


2. Recuperando através da antiga versão dos contatos


Se você optou por manter a versão antiga dos contatos do Google em sua conta, também é possível restaurar sua lista de contatos a datas anteriores através dessa visualização. Veja as instruções abaixo:

Passo 1 - Acesse sua conta Gmail/Google (www.google.com/contacts) e faça login, conforme já mostramos no passo 1 e passo 2 do modo anterior acima.

Passo 2 - Na página de contatos, clique no menu Mais e selecione a opção Restaurar contatos....

Restaurando contatos através da antiga visualização.

Passo 3 - Na janela Restaurar contatos, escolha um dos períodos disponíveis de até 30 dias para restaurar seus contatos. Após marcar, clique no botão Restaurar.

Restaurando contatos em até 30 dias anteriores no Google

Após esses passos, uma notificação será exibida no topo da página de contatos, informando que a sua lista foi restaurada para a data solicitada. Portanto, se os contatos foram excluídos ou sofreram alterações após período eles serão recuperados.


Leia mais tutoriais:


2 comentários