Como abrir automaticamente no Word o arquivo mais recente

Se um dos objetivos da suíte Microsoft Office é poupar tempo e dá mais produtividade para o usuário, saber utilizar os seus recursos, truques e ferramentas de forma avançada é a melhor forma de resolver com facilidade os desafios que dependem da utilização do Office. No Microsoft Word, por exemplo, é possível visualizar a lista de documentos que foram recentemente abertos, entretanto, para isso, é necessário primeiramente abrir o programa e, em seguida, acessar esses dados, localizando o arquivo mais recente que utilizamos. Mas, que tal abrir diretamente o último arquivo usado no Word automaticamente sem muita dificuldade?

Como abrir automaticamente o arquivo mais recente no Microsoft Word

Se você não sabe, isso é possível. Para muitos essa é uma ótima notícia, já que, trabalham constantemente em variados arquivos e, portanto, se perde às vezes no último arquivo que foi aberto. Esse truque é bem simples e fácil de usar no Microsoft Word. Nesse tutorial que preparamos, vamos mostrar passo a passo como abrir automaticamente o último arquivo usado no Word, usando a pesquisa do Windows através de um comando e também criando um atalho para abrir o documento mais recente.


1. Comando pela caixa de pesquisa da Cortana


Passo 1 - Digite na caixa de pesquisa da Cortana o comando winword /mfile1 ou winword.exe /mfile1. Será listado um resultado com o ícone do Word, clique sobre ele para abrir o arquivo mais recente. Se você não está usando o Windows 10/8.1, digite o comando na caixa de pesquisa do menu iniciar e abra o mesmo resultado.

Usando o comando Winword /mfile1 para abrir o último arquivo usado no Word


2. Comando pelo Executar


O Mesmo comando pode ser usado na caixa de diálogo do executar para abrir diretamente o último arquivo aberto no Editor de texto Microsoft Word, sem maiores complicações.

Passo 1 - Para isso, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + R.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + R

Passo 2 - Digite o comando winword.exe /mfile1 ou winword /mfile1 e clique no botão OK.

Comando Winword.exe /file1 pelo Executar do Windows

Além disso, é possível abrir arquivos anteriores ao último. Por exemplo, imagine que você quer abrir o penúltimo arquivo, altere o número após /mfile2 (winword.exe /mfile2), e sucessivamente para os demais na lista de mais recentes.


3. Criando um atalho


Digitar frequentemente um comando pode não ser a melhor opção para executar uma tarefa repetitiva, tornando esse momento um pouco desgastante. Para facilitar ainda mais o acesso ao arquivo, você pode criar um atalho do Word que abre diretamente o arquivo mais recente usado no Editor, com apenas dois cliques.

Passo 1 - Para criar o atalho, acesse a pasta do Microsoft Office acessando o seguinte caminho:

Office 64 bits:

C:\Program Files\Microsoft Office\Office14

Office 32 bits:

C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office14

* Se você tem o Windows x64 instalado e está executando uma versão do Office de x32, percorra o caminho para Office 32 bits. Além disso, pode variar o número na pasta OfficeXX, dependendo da versão do Office que você está usando.

Depois de chegar na pasta do Microsoft Office, procure pelo executável WINWORD. Ao localizá-lo, clique com o botão direito sobre ele, opção Enviar para e selecione Área de trabalho (Criar atalho).

Acessando a pasta do Microsoft Office para criar um atalho

Passo 2 - Um atalho do Microsoft Word será criado na área de trabalho. Se você estiver com muitas janelas abertas, pressione as teclas de atalho Winkey (Logotipo do Windows) + M para minimizar todas as janelas e mostrar a área de trabalho. Procure pelo atalho do Word e clique com o botão direito do mouse sobre ele, em seguida, selecione a opção Propriedades.

Acessando as propriedades do atalho para alterar o caminho

Passo 3 - Na janela de Propriedades do atalho, guia Atalho, opção Destino, adicione espaço e o comando /mfile1 , clique no botão Aplicar, em seguida, botão OK.

Adicionando o comando /mfile1 no campo destino do atalho

Depois de configurar o atalho, todas as vezes que você utilizá-lo, o documento  mais recente usado no Microsoft Word será aberto.


Dúvidas frequentes


1. O Comando abre um documento em branco do Word, não abre o último arquivo usado no Editor. Por quê?


Um dos motivos para o comando /mfile1 abrir um arquivo em branco, ou seja, um novo documento e não o último que foi usado, é quando o histórico de documentos recentes do Word foi configurado para não exibir a lista dos arquivos abertos.

Para verificar, faça o seguinte:

1. Abra o Microsoft Word

2. Clique no menu Arquivo e selecione Opções.

3. Clique em Avançado.

4. Procure pela opção Mostrar este número de Documentos Recentes.

5. Ao localizá-lo, verifique se o valor configurado é 0. Caso seja, altere o número para a quantidade de Documentos recentes que você quer exibir e clique no botão OK.

Depois dessa configuração, os próximos documentos usados serão salvos na lista de arquivos recentes. Agora, use o comando /mfile1 para retornar o arquivo mais recente.


LEIA TAMBÉM:



Nenhum comentário