Como salvar imagens de arquivo do Word separadamente

Um arquivo do Microsoft Word pode ter várias imagens incorporadas, no entanto, salvar (Exportar) todas elas separadamente não será uma tarefa fácil. Se realizarmos o procedimento padrão selecionando cada imagem, vai ser um trabalho bem difícil para o usuário que estiver precisando salvar inúmeras imagens de um arquivo grande, prejudicando a produtividade e, em alguns casos, tornando inviável essa ação. Como o Editor de textos da Microsoft não tem nenhum recurso próprio para salvar todas as imagens de um arquivo separadamente, o que fazer?

Salvar imagens de documento do Word separadamente
Reprodução/Tecwhite

Mesmo que o Editor não tenha um recurso nativo para realizar essa tarefa, é possível com um simples truque exportar todas as imagens que estão em um arquivo do Microsoft Word separadamente, em seus formatos nativos de imagem ( jpeg, png,gif ou bmp). Para te ajudar, se você precisa salvar muitas imagens presentes em um arquivo do Word ou apenas algumas, preparamos esse tutorial com passo a passo, sobre como exportar as imagens incorporadas separadamente, sem fazer uma a uma ou tirar print da tela.


1. Salvar uma ou algumas imagens - Método 1


Como já citamos, se você quer salvar apenas uma ou algumas imagens que estão incorporadas em um documento do Word como um arquivo de imagem, o Office oferece um recurso nativo para essa ação, é muito simples e intuitivo. Veja os passos abaixo:

Passo 1 - Abra o arquivo do Microsoft Word que está a (as) imagem (ns), ao localizar a imagem, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção Salvar como Imagem....

Salvar como imagem foto incorporada no Word

Passo 2 - A Janela Salvar arquivo será aberta. Escolha em qual pasta ou diretório você salvará a imagem, dê um nome para o arquivo e escolha um tipo (formato), caso queira salvar com um outro diferente do formato original e clique no botão Salvar.

Inserindo nome e escolhendo tipo para salvar imagem

Lembrando que essa ação deverá se repetir em todas as imagens que você quer salvar de um arquivo do Microsoft Word.



2. Salvar todas as imagens - Método 2


Se você tem um arquivo com centenas de imagens e quer salvar todas elas separadamente, será bem complicado utilizar o método 1 para realizar essa ação e, em vez de economizar tempo e ter mais produtividade, você perderá horas e horas para fazer isso, portanto, não é uma boa opção. Mas, temos o método 2 que te ajudará a salvar como arquivo todas as imagens em apenas alguns segundos. Siga os passos abaixo.

Passo 1 - Abra o arquivo do Word que você quer salvar todas as imagens, em seguida, clique no menu Arquivo, localizado na parte superior à esquerda.

Exportar todas as imagens de arquivo do Word

Passo 2 - No menu Arquivo, clique na opção Salvar como à esquerda.

Salvando imagens de documento do Word em arquivos separados

Passo 3 - A Janela Salvar como será aberta. Agora, escolha um diretório para salvar as imagens do arquivo e, na parte inferior, opção Tipo, altere o tipo do Documento do Word (* .docx) para Página da web (*.html;*.html).

Salvando arquivo do Word como Página da web (html)

Passo 4 - Depois de alterar o tipo, clique no botão Salvar.

Salvando imagens de arquivo do Microsoft Word

Passo 5 - Depois de salvar o arquivo do Word como html, acesse o diretório/pasta em que você selecionou para armazenar os arquivos. Procure pela pasta com o nome do arquivo e, ao localizá-la, abra. Você verá alguns arquivo xml e todas as imagens que estavam incorporadas no arquivo do Microsoft Word, salvas separadamente, com o seu formato de imagem original e pronta para ser utilizada em qualquer outro arquivo ou local.

Todas as imagens de arquivo do Word salvos separadamente

Pronto! Em pouquíssimos segundos, você conseguirá salvar todas as imagens de um documento do Word como arquivos de imagem em seu formato original, sem ser necessário utilizar o método 1, salvando uma a uma e também, sem tirar print da tela ou utilizar qualquer ferramenta de terceiros.

É Importante ressaltar ainda, que o arquivo original não sofrerá qualquer alteração e continuará no formato docx., apenas será criado essa pasta com as imagens e alguns arquivos relacionados ao documento do Word.

Nenhum comentário