Como remover o acesso rápido do Google Drive

O Acesso rápido está presente em diversos softwares e aplicativos. Uma das razões para a implementação desse recurso é facilitar para os usuários o acesso aos documentos e arquivos que foram abertos recentemente ou editados, poupando tempo para encontrá-los e deixando de uma forma bem visível. O Google Drive, serviço de armazenamento em nuvem do Google, foi um dos aplicativos que adicionou em sua página o acesso rápido.

Remover acesso rápido no Google Drive web e para Android

Mas, como toda nova funcionalidade que é adicionada em um app ou software, existem aqueles usuários que esperavam ansiosamente pelo upgrade, como há também uma parcela que não gostou nem um pouco do novo recurso. Se você faz parte do time dos insatisfeitos ou prefere o Google Drive web, aplicativo Google Drive Android sem a função de acesso rápido, mantendo da forma tradicional exibindo as pastas e documentos na sequência, preparamos esse tutorial com passo a passo sobre como remover o acesso rápido do Google Drive. Mostraremos como realizar o procedimento no Google Drive pelo PC (versão web) do mesmo modo que pelo app Google Drive para Android.


Passo 1 - Acesse o endereço www.drive.google.com e clique no botão Aceder ao Google Drive.

Aceder ao Google Drive

Passo 2 - Faça login em sua conta Google. Informe seu e-mail ou telefone e clique no botão Próxima, na tela seguinte, digite a senha e clique novamente no botão Próxima  para realizar a autenticação em sua conta do Google Drive.

Fazendo login em uma conta Google

Passo 3 - Estando na página Meu Drive, clique à direita parte superior na roda de engrenagem e selecione a opção Configurações.

Acessando as configurações do Google Drive web

Passo 4 - Na Janela modal de Configurações, role as opções para baixo até encontrar a seção Sugestões. Ao localizar, desmarque a caixa de seleção "Facilite o acesso aos arquivos relevantes para quando você precisar deles em Acesso Rápido" e clique no botão Concluir.

Desabilitando as sugestões de arquivos no Google Drive web

Passo 5 - Depois de desmarcar e voltar ao Meu Drive, o acesso rápido ainda será mostrado. Para visualizar as alterações e que o recurso foi desabilitado, pressione a tecla F5 para atualizar a página.

Atalho F5 para atualizar página

Logo após atualizar a página, a funcionalidade de Acesso Rápido desaparecerá da parte superior do Meu Drive, e no local será exibido as pastas e arquivos.

Google Drive web sem o acesso rápido


Google Drive Android


Passo 1 - Abra o aplicativo do Google Drive para Android e toque à esquerda parte superior no ícone de três barrinhas.

Acessando o menu do Google Drive para Android

Passo 2 - No menu do aplicativo, role as opções para baixo e toque na opção Configurações.

Configurações do aplicativo

Passo 3 - Novamente, role para baixo as configurações até localizar a seção Acesso Rápido. Depois de visualizá-la, deslize o botão ON da opção Ativar o acess. para esquerda até aparecer o status OFF e a cor ser alterada para cinza. Após realizar o procedimento, toque na seta à esquerda superior para voltar à tela inicial do app.

Alterando status da seção Acesso Rápido para OFF

Na tela principal do aplicativo (Meu Drive), você verá que o Acesso Rápido foi desabilitado e que as pasta são exibidas a partir do topo, sem as sugestões de arquivos.

Aplicativo Google Drive sem acesso rápido



5 comentários