Aprender Klingon: Curso gratuito no Duolingo

O Klingon é uma língua artificial falada pelos Klingons, uma classe de guerreiros extraterrestres humanóides presentes nos filmes baseados na série americana de televisão Star Trek. O Klingon se caracteriza por ter uma linguagem bem culturalmente marcada, a qual reflete bem o senso de humor de seu povo, sendo suas palavras predominantemente focadas em verbos e ações. 

Como aprender Klingon no Duolingo
Divulgação/Imagem Duolinguo

Durante a década de 90, o Klingon foi considerada a língua construída que mais ganhava falantes no mundo, ficando à frente do Esperanto e do Alto Valiriano (Game of Thrones), por exemplo. Em 2006, o idioma foi creditado como a língua fictícia mais falada do planeta, sendo posteriormente incluído como uma das interfaces linguísticas do mecanismo de busca do Google. 


É uma língua curiosa e difícil, visto que foge de toda a sistemática comum presente em outros idiomas reais.

Por exemplo, a capitalização de uma letra (ou seja, a transformação de uma letra minúscula para maiúscula) pode alterar o significado da palavra dependendo de qual letra for capitalizada.

Não é à toa que apesar da sua popularidade, apenas cerca de 40 pessoas falam o Klingon fluentemente.


Quando a linguagem foi criada?


A primeira vez em que o Klingon foi falado na televisão aconteceu em The Motion Picture (1979), embora tenha sido anteriormente mencionado em The Troubles with Tribbles (1967).

O grande idealizador foi Marc Okrand, um linguista americano contratado pela Paramount Pictures para desenvolver a língua, o qual acabou por publicar o Dicionário Klingon, em 1985.

Este livro continha a gramática, pronúncia, sintaxe e vocabulário da língua. Aos poucos, sua quantidade de palavras foi aumentando e, atualmente, existem cerca de 3 mil palavras nesse dialeto.

Seu vocabulário é centrado nos conceitos do filme e contém muitos termos de caráter desafiador, sendo seu uso um pouco limitado para ser utilizado na comunicação do nosso cotidiano comum.

Para se ter uma ideia, a palavra mais próxima para se dizer um “olá” na língua Klingon é nuqneH, que significa “o que você quer?”.

Entretanto, Okrand continuou trabalhando no desenvolvimento do Klingon a fim de torná-lo com uma comunicação mais completa.

Nos últimos três anos, um time de desenvolvedores voluntários (fluentes na língua, é claro!) contribuíram no progresso de um curso de Klingon, e agora, para a felicidade dos amantes de Star Trek, o curso está disponível na plataforma Duolingo.


Como aprender Klingon com Duolingo?


O Duolingo é um site gratuito para aprender idiomas, o qual oferece um modo simples e efetivo para conhecer novas línguas.

O Duolingo tornou-se muito popular e está ajudando milhares de pessoas a aprender um segundo idioma. Seu uso é fácil, instintivo, e possui um design limpo e atrativo.

Ao iniciar sua inscrição para o curso de Klingon no Duolingo, escolha pela preferência em iniciar o curso do básico ou realizar um teste de nivelamento.

Certamente você irá começar do básico, não? Então, o curso é iniciado e você aprenderá o alfabeto, como a língua funciona, e algumas regras específicas.

O criador do curso, Felix Malmenbeck, informou que o site Duolingo alcançou quase 170 mil pré-registros para a realização do curso.

Portanto, parece que o curso será um sucesso, e é bem capaz de você cruzar alguma pessoa na rua falando uma língua bem estranha. Pode ser o Klingon.

Acesse o curso de Klingon no Duolingo: Acesse o curso no Duolingo


Nenhum comentário