Como cortar vídeos no VLC

O Player de vídeos VLC (VídeoLAN Client) é um software que pode realizar algumas funções além de ser apenas um reprodutor multimídia. É possível, por exemplo, cortar um vídeo no VLC. Por ser bem simples, leve e também bastante conhecido pela sua eficiência em suportar vários formatos de áudio e vídeo em diferentes sistema operacionais, alguns recursos diferentes dos tradicionais são esquecidos ou desconhecidos pelos usuários que utilizam o programa.

Aprenda como cortar vídeos no VLC

Se você tem o VLC instalado em seu computador, pode utilizá-lo com facilidade para recortar trechos de vídeos e poupar tempo na instalação ou procurando outros aplicativos que façam essa tarefa. Caso seja um usuário do Windows 10 ou 8, ensinamos também em um outro tutorial como é possível cortar vídeos no Windows sem baixar qualquer software. Portanto, se o seu objetivo é aprender como fazer através do VLC, preparamos esse artigo com passo a passo, como cortar vídeos no VLC. 


Passo 1 - Acessa a pasta ou diretório que o vídeo foi salvo. Após encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele, selecione a opção Abrir com e escolha a opção VLC media player.

Abrindo vídeo com o VLC

Passo 2 - O Vídeo começará a ser reproduzido no VLC, clique na parte inferior no botão Reproduzir (Duas Barrinhas) para pausá-lo.

Pausando arquivo de vídeo no reprodutor

Passo 3 - Depois de parar a reprodução do vídeo, clique no menu Exibir e selecione a opção Controles Avançados.

Ativando controles avançados no VLC

Passo 4 - Na parte inferior do vídeo será adicionado 4 botões, acima dos botões já existentes. Clique e arraste a barra para o ponto inicial do vídeo que você deseja cortar, em seguida clique no botão Gravar (Bolinha vermelha) e clique no botão Reproduzir.

Posicionando a linha do tempo do vídeo no ponto inicial de gravação

Passo 5 - Com o vídeo sendo reproduzido, aguarde até chegar ao ponto desejado do corte e clique novamente no botão Gravar (Bolinha vermelha).

Finalizando a gravação de um trecho do vídeo e fazendo o corte

O Trecho do vídeo será salvo em um novo arquivo de vídeo no formato .MP4, especificamente na pasta onde está o arquivo original ou na pasta padrão "Meus Vídeos"/ "Vídeos", com o nome vlc-record-data-do-dia-tamanho e mais algumas informações.

Realizando todas as instruções, você conseguirá cortar partes de um vídeo no VLC sem nenhuma dificuldade. O Melhor é que o arquivo original será preservado sem nenhuma alteração.

É Claro que essa é uma função que funciona de forma básica e não é tão avançada quanto os softwares profissionais de edição de vídeo, porém é sempre bom aprender uma nova maneira de realizar uma tarefa com programas diferentes.

Já pensou se você está em um local que só tenha o VLC disponível no computador e precise cortar um vídeo? Essa dica pode ser bastante útil nessa situação. Seguindo o passo a passo, não terá nenhuma dificuldade.


Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.

Nenhum comentário

...

...