O Que é a pasta Windows.old e para que serve?

A Pasta Windows.old é um diretório do sistema operacional da Microsoft que guarda a versão anterior do Windows temporariamente. 

A Palavra “old” em inglês significa “Velho”, portanto, esse termo usado no nome da pasta indica que há um sistema antigo. Esse diretório é criado automaticamente pelo Windows na partição raiz onde está o sistema operacional, tradicionalmente é comum ser encontrado no disco “C:\”.

A Pasta será adicionada sempre que o usuário atualizar (Upgrade) o sistema operacional para uma versão mais recente. A Adição dela no Windows começou desde a versão do Windows vista e ocorre até hoje.


Para que serve a pasta Windows.old?


O Objetivo é permitir que qualquer pessoa possa restaurar o sistema à versão anterior (Fazer o downgrade), após ter realizado uma grande atualização do SO, sem a necessidade de realizar uma instalação limpa. Isso pode ser necessário por diversas razões, dentre elas:

O Novo sistema não agradou ao usuário, ocorreram erros e problemas que impossibilitaram manter o upgrade, entre outros.

Pasta Windows.old do sistema operacional da Microsoft

Contudo, a pasta Windows.old pode diminuir significamente o espaço de armazenamento do seu disco, pois são consumidos alguns gigabytes para alocar o sistema operacional anterior e programas que estavam instalados.

É recomendado mantê-la até após certificar-se que não há nenhuma instabilidade ou problema na nova versão do Windows que foi instalada.


É excluída automaticamente?


A Pasta é removida automaticamente após 28 dias, que é um período considerável para o usuário identificar problemas no sistema operacional ou se arrepender.


Mudança no Windows 10


Porém, é importante informar que a partir da versão (1607), Windows 10 Anniversary Update, esse prazo foi reduzido, limitando-se à 10 dias para remoção automática do sistema operacional.

Logo, após esse prazo, o sistema antigo é apagado e não é possível voltar à versão anterior do sistema por meio desse método.

Excluir a pasta Windows.old vai gerar problema no sistema operacional?

Não, porém, verifique cuidadosamente se a nova versão do Windows está funcionando perfeitamente e não houve nenhum problema após a atualização.

Como apagar a pasta Windows.old manualmente?

Para remover esse diretório manualmente sem esperar o prazo, temos alguns tutoriais com passo a passo. Acesse-o:

Nenhum comentário