Privacidade no Whatsapp: Funções e truques para evitar exposição

Pelo menos com seus contatos do WhatsApp é possível ter um pouco de privacidade, só é necessário realizar algumas configurações no mensageiro para diminuir a exposição. 

Porém, depois que instalamos o aplicativo pela primeira vez, grande parte dos usuários nem se preocupam em verificar as opções oferecidas pelo app de mensagem, o que queremos mesmo é bater papo.

Alguns recursos disponíveis nas configurações podem minimizar e evitar que seus contatos saibam determinadas informações. Mesmo não sendo algo super valioso ou de grande importância, aqueles que têm o hábito de serem reservados, usar e configurar corretamente essas funções podem dar uma melhor tranquilidade.


Existem também alguns pequenos truques que podem evitar situações embaraçosas, como por exemplo: Receber inúmeras mensagens e não responder, mas por um descuido o contato descobrir que você viu mas simplesmente ignorou.

Quer descobrir as funções e esses pequenos truques? Continue lendo esse artigo para aprender quais os recursos e truques para manter a privacidade no WhatsApp 


Foto oculta para quem não é seu contato


Já adicionou alguém no WhatsApp e a foto não apareceu? Somente após iniciar uma conversa ela passou a ser mostrada no perfil?

Pois é, isso não é mágica, é apenas uma função disponibilizada pelo WhatsApp que oculta a foto para pessoas que não fazem parte de seus contatos.

Portanto, mesmo que alguém desconhecido ou qualquer outro usuário adicione você, ele não verá sua foto de perfil até que o número dele seja salvo em sua agenda.

Para impedir que a sua foto seja mostrada para pessoas que não fazem parte da sua lista de contatos, faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp e no canto superior direito, toque nos três pontinhos;
  2. Selecione Configurações;
  3. Nas configurações, Toque em Conta;
  4. Toque em Privacidade;
  5. Em Privacidade, seção Quem pode ver meus dados pessoais, toque na opção Foto do perfil e marque Meus contatos;


Desativar o visto por último


Essa é uma das funções conhecidas, que informa quando foi a última vez que o contato estava online (ativo) no WhatsApp.

Ela pode ser desabilitada, tirando essa informação sobre a sua última vez que estava ativo no mensageiro. Para deixar de exibir essa notificação no seu perfil do WhatsApp, faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp e toque no canto superior à direita nos três pontinhos;
  2. Selecione a opção Configurações;
  3. Toque em Conta, em seguida, Privacidade;
  4. Na seção Quem pode ver meus dados pessoas, toque em Visto por último e selecione Ninguém.


Ver o status do WhatsApp escondido


O WhatsApp lançou a função Status em 2017 e em poucos meses esse recurso ultrapassou o número de usuários até do Snapchat.

Podemos considerar o status o mural do WhatsApp, onde os usuários compartilham com seus contatos publicações temporárias que duram o período de 24 horas, posteriormente, são removidas automaticamente.

Visualizando status do WhatsApp com mais privacidade - Anonimamente

Quem acompanha com frequência as publicações de seus contatos, dependendo das configurações aplicadas no mensageiro, sempre que visualizar um status, quem publicou ficará sabendo que você viu.

Isso pode ser um pouco chato e mostrar ao contato que todas as suas publicações estão sendo visualizadas por você.

No entanto, é possível visualizar qualquer status sem que aparece para ele que foi visto, ou seja, anonimanente. Para impedir que suas visualizações sejam registradas, veja como fazer nesse tutorial do link abaixo:



Ouvir áudios sem mostrar os risquinhos azuis


O WhatsApp tem a função para desativar o visto de leitura das mensagens, ou seja, você pode ler as mensagens no WhatsApp e impedir que elas fiquem com os risquinhos azuis.

No entanto, não é o mesmo que acontece quando recebemos e ouvimos áudios pelo mensageiro, mesmo com o visto desabilitado.

Inclusive, muitos usuários usam esse macete de enviar áudios quando as mensagens não são respondidas para detectar se a pessoa leu mas simplesmente não quis responder, justamente por que o visto desativado não impede que os risquinhos azuis apareça após ouvir um áudio, logo entregará à pessoa desavisada.

Contudo, podemos driblar essa falha e ouvir os áudios sem aparecer para o contato que ele foi visualizado com um simples truque, sem instalar nada. Veja o nosso tutorial de como fazer isso:



Esconder mensagens - Deixar menos visível


Esconder conversas Whatsapp - Mostrar conteúdo sem expor contatos

Às vezes precisamos de forma explícita mostrar alguma informação ou conteúdo salvo no WhatsApp para algumas pessoas, mas não é interessante deixar exposto determinados contatos que conversamos.

Uma forma de não deixar visível e evitar que ela veja ou faça indagações sobre determinado contato, é arquivando essas mensagens.

Quando uma conversa é arquivada no WhatsApp, ela deixará de ser exibida na listagem padrão do aplicativo, ficará um pouco mais escondida.

Para quem nunca usou essa função ou não sabe como arquivar ou desarquivar conversas, siga as instruções desse tutorial:




Senha no WhatsApp


Mesmo sendo um dispositivo pessoal, o celular pode ser compartilhado com outras pessoas. Além disso, podemos esquecer o dispositivo em algum local que permita o acesso de curiosos.

Ou, eventualmente, ao emprestar temporariamente o smartphone para realização de alguma tarefa, o dispositivo ser vasculhado e a pessoa visualizar suas conversas pessoais no WhatsApp.

Essa função não é própria do WhatsApp, mas existem inúmeros aplicativos para proteger o WhatsApp com senha e impossibilitar o acesso de pessoas não autorizadas.

Você pode conferir como adicionar um código secreto ao mensageiro, seguindo as instruções deste tutorial abaixo:



Nenhum comentário