O Que é PAC Correios: Significado, história, tipos e como funciona

Quem compra pela internet com frequência, na hora de escolher o frete encontra várias siglas que representa a forma de envio do produto pelos Correios. A Mais comum é o PAC, no entanto, muitos não sabem o que é PAC e o seu significado.

A Sigla PAC para encomendas dos Correios significa (Prático, Acessível e Confiável) e é uma modalidade de envio simples, ou seja, que não exige rapidez na entrega e sim um prazo comum.

As Encomendas do tipo PAC tem os seus valores mais baratos (São mais econômicas), porém os prazos são mais longos do que a modalidade SEDEX, que é uma entrega expressa e tem prioridade sob ela.


História do PAC


O Serviço PAC foi criado pelos Correios no ano de 2002, e inicialmente atendia apenas 3 regiões do Brasil (Sudeste, Centro Oeste e Sul), era disponível apenas para empresas e somente no ano de 2007 passou a atender o mercado varejista.

Entendendo o que é PAC - Uma modalidade de envio dos Correios

Bem mais novo, o PAC foi criado quase 20 anos depois do SEDEX. A Modalidade de envio expresso começou a funcionar em março de 1982.

Em 2007, após expandir o atendimento ao mercado de varejo, os Correios criou a logística reversa, que é o famoso PAC Reverso, utilizado por diversos e-commerce até hoje.


PAC Reverso


O PAC Reverso é usado para reenviar o produto de volta à origem, ou seja, fazer a devolução do produto.

Depois de completa 16 anos em 2018, o PAC ainda é um dos serviços de envio dos Correios mais usados, além de ser uma forma mais barata de receber o seu produto em casa.

Esse ferramenta é usada na prática no Mercado Livre, por exemplo. Quando compramos algum produto e ele vem com defeito, diferente do combinado ou o cliente deseja devolvê-lo ao vendedor por algum motivo, é gerado um código.

O Cliente embala o produto, vai até a agência, informa o código para fazer o envio reverso e o produto é devolvido sem nenhum custo para quem comprou.


Prazos do PAC


É Impossível definir ou dizer qual o prazo de recebimento de um produto ou encomenda do tipo PAC, pois não existe tempo padrão definido pelos Correios.

O Prazo é variável e calculado com base na distância entre a origem e o local que receberá o produto.

A Consulta é gratuita e pode ser feita no site dos Correios. Para consultar o prazo, acesse essa página aqui.

Nenhum comentário