Como remover o Category da URL do Wordpress - Blog / Site

Para deixar seu site Wordpress bem mais profissional, algumas pessoas decidem remover a palavra Category da URL do seu blog.

Antes de continuar o tutorial é importante lembrar que se você não tem uma hospedagem profissional, a Hostinger é excelente para hospedar seus sites Wordpress, clique aqui e conheça mais sobre seus serviços.

O Gerenciador de conteúdo (CMS), por padrão, adiciona está palavra na URL após o domínio do Blog em todas as páginas de categorias, ficando: www.meusite.com/category/arquivos.


Porém, para deixar os endereços mais legíveis ou por opção, você pode decidir em não manter esse padrão, removendo o prefixo “category” do endereço. Existem diversas formas para realizar essa remoção.

Como sabemos que muitos usuários que usam Wordpress estão iniciando e não têm um conhecimento avançado, neste tutorial, vamos mostrar como tirar sem mexer em nenhum código do seu tema ou hospedagem. Veja como fazer usando o plugin Yoast SEO.

Passo 1 - Acesse sua site e faça login no gerenciador Wordpress. Informe seu nome de usuário ou e-mail, senha e clique no botão Acessar.

Acessando gerenciador Wordpress e fazendo login

Passo 2 - Se você já usa o plugin Yoast SEO, não é necessário instalar nada, avance para as instruções de Configurar o Yoast SEO mais abaixo.

Caso contrário, primeiro siga esses passos para instalar o Yoast SEO em seu Wordpress:
  1. Coloque o ponteiro do mouse sobre a opção Plugins à esquerda e clique em Adicionar novo.
  2. Digite na caixa de pesquisa à direita o termo: Yoast seo e aguarde a pesquisa.
  3. Após o plugin aparecer na lista da pesquisa, clique no botão Instalar agora do Yoast SEO.
  4. Aguarde o plugin ser instalado e, em seguida, clique no botão Ativar.


Configurar Yoast SEO para remover Category


Passo 1 - Agora que o plugin já foi instalado, coloque o ponteiro do mouse sobre a opção SEO à esquerda parte inferior e clique em Search Appearance.

Acessando as configurações de SEO e Search Appearance Yoast Seo

Passo 2 - Clique na guia Taxonomias.

Configurações de Taxonomias para remover a palavra Category das categorias

Passo 3 - Role as configurações para baixo até a seção Category URLs e clique em Remover, para alterar o botão deslizante e desativar o prefixo category, em seguida, clique no botão Salvar alterações.

Removendo o prefixo Category da Url das categorias no Wordpress

Pronto! Após finalizar essas configurações, o prefixo Category que aparecia nas URLs do seu site, será removido das páginas de categoria, retornando endereços mais limpos: www.meusite.com/arquivos-escolar

O Prefixo Category continua aparecendo ao acessar as categorias. O Que fazer?

Se você realizou as configurações e o prefixo continua aparecendo, é necessário efetuar a limpeza de cache do seu site/blog Wordpress, caso use algum plugin de cache ou configurações em seu servidor.

Acesse seu site pelo modo anônimo ou privativo do navegador, para ser mais fácil visualizar as alterações, pois o browser armazena cache dos sites acessados e, às vezes, impede de você ver as alterações mais rápido.


Tenho que criar redirecionamento de todas as URLs com category para as novas URLs?

Não. O Próprio plugin Yoast SEO criar esse redirecionamento automaticamente.

Portanto, se um usuário acessar o endereço:

www.seusite.com/category/filmes

automaticamente será redirecionado para:

www.seusite.com/filmes


Atenção! Cuidados com urls de categorias e urls de artigos iguais.

Se você tem urls de artigos bastante curta e também de categorias, verifique se elas não estão iguais, para evitar conflitos.

Por exemplo: Você tem um artigo sobre a inglaterra e o endereço é: www.seusite.com/inglaterra e tem uma categoria Inglaterra com o mesmo nome de slug, ao remover o prefixo, o endereço do artigo e da categoria será o mesmo: www.seusite.com/inglaterra, portanto, vai existir um conflito redirecionando para a categoria.

Para resolver, altere o slug (Parte da url da categoria) e salve. Pode ser pais-inglaterra, tudo-da-inglaterra ou o que desejar.

Não é necessário criar um redirecionamento, pois a url antiga ficará sendo do artigo, logo, não haverá nenhum erro 404.

Nenhum comentário