Características da computação em nuvem (Cloud Computing)

É importante conhecer as características da computação em nuvem, para compreender o potencial dessa tecnologia e o porquê ela tem ganhado espaço em diversos segmentos da tecnologia, como o armazenamento de dados, a programação de novas soluções, disponibilização de antivírus e muito mais. 

Conheça as características da computação em nuvem

A computação na nuvem é um conceito que surgiu visando melhorar a disponibilidade, a integridade, confidencialidade e autenticidade das informações; através do armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem, ou seja, na internet.


Essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço, tornando o armazenamento físico, por exemplo, obsoleto.

10 Características


Conheça as 10 principais características da computação na nuvem que demonstram a importância da utilização da capacidade de armazenamento e de interações lógicas entre computadores e servidores, compartilhados e interligados através da internet.

Certamente você entenderá porque a utilização da nuvem é uma tendência forte e que cada vez ganha mais espaço em diversos segmentos da tecnologia:


Alto poder de processamento sem onerar o hardware


Os processamentos de uma grid computacional na nuvem, tendem a ocorrer como se fosse em segundo plano, ou seja, enquanto o sistema operacional do computador opera normalmente, os processamentos da computação na nuvem ocorrem em paralelo, sem que isso prejudique a performance do computador, evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.

Isso é possível tanto porque o processamento é dividido, quanto pelo fato de ele trafegar pela nuvem.


Armazenamento altamente expansível


Um dos maiores diferenciais de utilizar a nuvem é que praticamente não há restrição de tamanho de memória, disco ou outro requisitos de hardware.

Isso porque o armazenamento e recursos podem ser facilmente expandidos caso necessário; diferente do que ocorre em mídias físicas de armazenamento, que precisam ser trocados por mídias de maior capacidade.


Interação lógica dinâmica e ilimitada


A interação entre diversas máquinas ocorre de maneira muito simples e eficiente na computação na nuvem, o que fornece ainda mais credibilidade para essa tecnologia.

Além disso, não há limites de conexões, sendo que conforme for a necessidade do seu processamento, é possível criar uma rede de conexão entre diversas máquinas, em qualquer lugar do mundo, sem que isso comprometa a dinâmica de interação entre as mesmas.


Isenção de instalação de softwares locais


Um dos fatores que mais costuma onerar o processamento de computadores é a necessidade de instalação de diversos softwares locais, para as mais diversas funcionalidades.

A computação na nuvem permite a instalação de diversos softwares na própria nuvem, o que isenta o computador do comprometimento de seu espaço em disco e do compartilhamento de seu poder de processamento.

Dessa forma, as máquinas conectadas na rede acessam o software no servidor na nuvem e de lá, obtém as informações e execuções de serviços, necessários; isentando totalmente o computador de comprometer a sua performance.


Alta disponibilidade das informações


O fato de disponibilizar a interação entre diversos computadores conectados em tempo real, na internet, permite que haja maior disponibilidade das informações que trafegam pela rede.

Isso porque uma máquina pode funcionar como contingência de outra, sendo que, caso uma fique fora do ar, sempre haverá outras máquinas disponíveis, bem como os próprios servidores que estão na nuvem.

Outro ponto é que as mídias físicas de armazenamento podem quebrar, danificar, extraviar, serem roubadas, enfim, comprometendo a disponibilidade de dados. Já no caso de armazenamento de dados na nuvem, não há esses riscos.

Na pior das hipóteses a falta de internet pode comprometer temporariamente o acesso às informações, bastando que ela volte para que seja possível acessá-las novamente.


Alta integridade e autenticidade das informações


A tecnologia blockchain é uma novidade que possibilidade maior integridade e autenticidade das informações e que faz uso total da computação na nuvem.

Ela consiste em “dividir” a responsabilidade de armazenar as informações entre diversas máquinas na nuvem, sendo que essas informações só são compartilhadas ou disponibilizadas, após a confirmação da autenticidade das requisições, em diversos passos, que são divididos entre essas máquinas.

Em resumo, o blockchain funciona como uma corrente de segurança mesmo, que garante que haja a descentralização de informações, criando um índice de controle geral de acessos e compartilhamento de dados.


Melhora na confidencialidade das informações


Apesar de muitas pessoas pensarem justamente o contrário, devido se tratar de uma tecnologia que depende totalmente da internet, a computação na nuvem permite que haja maior confidencialidade das informações, pois, toda a cadeia de comunicação na grade é monitorada pelos servidores e por soluções que mapeiam e rastrear as interações de processamento.

O blockchain entra novamente aqui, como um exemplo de tecnologia que utiliza a computação na nuvem e atua grandemente na confidencialidade das informações.


Maior segurança da informação


É uma realidade que a utilização de antivírus na nuvem tende a ser cada vez mais eficiente do que os antivírus de instalação na máquina, pois, além de não ocupar espaço de armazenamento da máquina (a utilização do antivírus na nuvem requer apenas a instalação de um client no computador, para que ele acesse o sistema na nuvem.

Assim, o antivírus em si, fica armazenado na nuvem. Outro ponto relevante é que há maior garantia de que o antivírus se mantenha sempre atualizado, pois, as atualizações ocorrem mais facilmente e com maior eficiência, na nuvem.


Atualização em tempo real das soluções tecnológicas


Como as máquinas estão conectadas na nuvem o tempo todo, é muito mais fácil que as atualizações de sistemas ocorram com mais eficácia, pois, ocorrem em tempo real.

Ou seja, basta que o computador esteja conectado à internet para que seus sistemas recebam executem atualizações necessárias.


Custos (Reduz gastos desnecessários)


Uma das características da computação em nuvem é justamente a redução de custos desnecessários. Usando soluções em nuvem vários gastos podem ser eliminados.

Imagine que uma empresa de e-commerce participará de um evento extremamente popular e a estimativa é que o seu site tenha 100x mais acessos que o normal.

Com soluções locais, o gasto com hardware, alocamento do material, manutenção, transporte, climatização, entre outros custos que seriam necessários para esse evento, são grandes.

O Problema está quando após acabar o evento. Os equipamentos usados deixarão de ser necessários na empresa, ou serão usados em baixa escala, o que acarretará em gastos.

Com a Cloud Computing, como já citamos, o cliente terá serviços e recursos sob demanda, que estarão disponíveis quando precisar.

Inclusive, toda essa escalabilidade pode ser programada para aumentar ou diminuir o poder de processamento automaticamente.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário