10 Características da Internet das Coisas

Dentre as características da Internet das Coisas, a principal é conectar aparelhos eletrônicos de utilização comum no dia a dia das pessoas como: eletrodomésticos, eletro portáteis, meios de transporte, etc., à internet. 

Conhecendo as características da Internet das Coisas

Isso, para criar recursos que tornem as atividades diárias mais rápidas, simples, confortáveis e dinâmicas. Para que esse conceito seja possível é preciso que haja investimento técnico, financeiro e intelectual, em inovação técnica dinâmica, pois, são necessárias tecnologias como, sensores wi-fi, aplicação de inteligência artificial e nanotecnologia, etc. para que a interação entre os dispositivos eletrônicos possa ocorrer de modo realmente inteligente e eficiente. 


10 Características da Internet das Coisas


Há inúmeras características de que descrevem bem tanto o funcionamento da Internet das Coisas, quanto a sua eficiência e os benefícios que ela trouxe para o mundo atual.

Conheça algumas das principais características de Internet das Coisas e entenda o porquê esse conceito vem revolucionando o que conhecemos hoje sobre interação entre humanos e tecnologia:

Agregar mais comodidade e eficiência às atividades comuns

Agregando mais comodidade com a internet das coisas (IoT)

A ideia é que a tecnologia possa ser utilizada em praticamente tudo o que fazemos em nosso dia a dia e não apenas em atividades complexas como se pensava antigamente.

Um exemplo é poder ligar a cafeteira enquanto você ainda estiver no carro, para que ao chegar em casa, haja um café quentinho te esperando.


Mostrar todo o potencial da tecnologia


O conceito de Internet das Coisas mostra que é possível interagir com todos os tipos possíveis de conexões eletrônicas, inclusive aquelas que muitas pessoas nunca imaginaram que seriam possíveis, como, a cafeteira, a máquina de lavar ou o ônibus, por exemplo.

Há algum tempo atrás, muitas pessoas tinham em mente que a tecnologia estava relacionada somente a aparatos complexos, como os computadores.


Demonstrar a força do uso da tecnologia embarcada em tudo


Com a criação de redes de interação entre objetos (eletrônicos, eletro portáteis, eletrodomésticos, etc.), veículos (carros, ônibus, caminhões), construções (prédios, casas, pontos de ônibus, etc.); a IoT demonstra que dá para colocar tecnologia em tudo criando uma imensa e incrível rede extensa de interação.

Pode-se dizer que o “divisor de águas” que trouxe esse mundo de possibilidades à tona, foi a conexão wi-fi, pois, foi graças a ela que os especialistas perceberam que o céu é o limite na hora de criar conectividade nas coisas e interação entre tudo.


Permitir a transmissão de dados em tempo real


A transmissão de dados para que haja a interação entre tecnologias ocorre em tempo real com a Internet das Coisas.

Isso favorece uma transformação significativa na comunicação entre pessoas e serviços, levando dados com integridade, confidencialidade, disponibilidade e segurança.

Um exemplo é que os usuários de transporte público possam monitorar a localização dos transportes em tempo real, bem como seus horários de funcionamento.


Possibilitar o aprimoramento de serviços


Devido a transmissão de dados e a interação entre dispositivos, é possível perceber oportunidades de melhora nos serviços, tornando-os ainda mais eficientes e mais úteis, para favorecer o dia a dia das pessoas e aprimorando a utilidade de diversos itens.

Isso porque com o uso da IoT, a sua TV não é mais apenas uma TV, mas um canal de conexão com a internet.

Sensores espalhados em uma plantação possibilitam o envio de informações sobre a qualidade do solo e a umidade do ar, em tempo real, para aprimorar o cultivo de alimentos.

Pacientes podem manter o envio de informações sobre os seus batimentos cardíacos ou a sua temperatura, em tempo real, para os seus médicos, através de equipamentos conectados à internet.


Melhorar a segurança


Melhorando a segurança com as câmeras conectadas

Com o uso da Internet das Coisas nas câmeras de segurança e outros dispositivos como alarmes e rastreadores, é possível aprimorar esses recursos, permitindo maior interação entre os mesmos e seus usuários, tornando o monitoramento mais efetivo.

Um exemplo, é a possibilidade de monitorar o seu estabelecimento comercial ou a sua casa, à distância, em tempo real e com alta qualidade de vídeo e áudio.


Possibilitar que as casas sejam mais confortáveis e interativas


Casas inteligentes, ou seja, mais confortáveis e interativas

Conectar os dispositivos existentes em casa permite que haja mais comodidade e conforto. Pensou em apagar as luzes pelo celular, caso você tenha saído e se esqueceu de apagá-las?

Ligar a panela elétrica e o micro-ondas para começar a preparar o jantar enquanto ainda estiver no trânsito?

Ou quem sabe colocar a banheira para encher ou a máquina de lavar para começar a lavar as roupas, antes de chegar em casa?

Tudo isso é possível e muito mais, e essa infinidade de possibilidades demonstra bem o quanto a IoT tem potencial para tornar as casas realmente interativas.


Tornar os momentos de entretenimento mais dinâmicos


Se antigamente era necessário ter cadastro em algumas locadoras para poder ver um filme, hoje, eles estão literalmente na palma da sua mão.

Com as SmarTVs e os dispositivos que tornam as TVs convencionais capazes de acessar a internet, nós temos o mundo da internet disponível a qualquer hora, em nossa TV.

A IoT permite que haja interação total entre TVs, computadores, Smartphones e Tablets; e, quem sabe Smartwatchs também entrem nessa lista?


Criar conectividade em acessórios pessoais


A Internet das Coisas possibilitou que as pessoas também possam interagir com outras pessoas e com dispositivos eletrônicos através de acessórios como relógios (Smartwatchs), Óculos, Monitores Cardíacos, etc. 


Aprimorar o uso da tecnologia em empresas para aprimorar negócios


A Internet das Coisas trouxe um mundo de possibilidades também para as empresas. Veja outras característiscas:

  • Facilidade para coleta de dados em tempo real e uso em estratégias de marketing; 
  • Gestão efetiva de manutenções através do monitoramento de equipamentos; 
  • Monitoramento de qualidade de produtos e serviços; 
  • Melhora dos serviços de logística; 
  • Mais eficiência e agilidade na detecção de falhas no processo produtivo; 
  • Gestão de utilities da empresa; 
  • Aprimoramento da interação de clientes com o serviço de atendimento ao consumidor, através de canais interativos de comunicação; 
  • Gestão de estoque mais efetiva com o monitoramento das quantidades de itens em tempo real; 
  • Aumento de produtividade através do monitoramento das linhas de produção, etc.

Não deixe ler também:


Nenhum comentário