10 Características da Inteligência Artificial

A inteligência artificial consiste em um tipo de tecnologia mais aprimorada e robusta, pensada para criar uma interação tecnológica capaz de se assemelhar a inteligência humana.

Listando as características da Inteligência Artificial

Assim, é possível fazer com que as máquinas ou sistemas tenham um raciocínio tão inteligente quanto ao de um humano.


A robótica é um exemplo de inovação que faz uso da inteligência artificial como recurso para tornar as suas soluções, as mais próximas possíveis do que seria uma intervenção humana.

Conheça algumas características da inteligência artificial e entenda porque se trata de algo realmente inovador e que já trouxe tantas transformações significativas para diversas soluções tecnológicas existentes.


Características da Inteligência Artificial


Visto que o intuito principal da inteligência artificial é criar um tipo de inteligência muito próximo a humana, mas que seja proveniente de máquinas ou sistemas; conheça algumas características que evidenciam o quanto esse tipo de tecnologia pode mesmo se aproximar do raciocínio de pessoas, e assim, entenda mais sobre o potencial da mesma.


Alta capacidade de raciocínio


Talvez essa seja a principal característica da inteligência artificial, pois, ela é baseada justamente na criação de condições que possibilitem a aplicação de regras lógicas que analisem e determinem uma conclusão.

Porém, ainda não é possível dizer que a inteligência artificial é realmente capaz de funcionar como um cérebro humano.

Estudos indicam que é quase impossível que um dia isso se torne realidade, mas dados os avanços da tecnologia como um todo, será que podemos mesmo descartar que isso ocorra no futuro?


Possibilita a aprendizagem


A inteligência artificial possui uma maneira quase empírica de aprender com os erros e acertos, de forma que ela seja capaz de agir de maneira mais eficaz, nas próximas tentativas.

O ser humano possui essa capacidade, pois é assim que no decorrer da vida as pessoas se tornam mais maduras, experientes, responsáveis e por que não dizer, sábias.

Dessa forma, é algo totalmente eficiente para soluções que necessitam de um aprimoramento constante, poder contar com a capacidade de aprendizagem da inteligência artificial. Isso permite que as soluções sejam mais assertivas.


Reconhece padrões com facilidade


Reconhecendo padrões com IA

O reconhecimento de padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) é uma das características da inteligência artificial que mais faz com que a mesma seja empregada em diversas soluções comerciais e industriais.

Um exemplo é o uso da inteligência artificial nos mecanismos de segurança da informação, pois, a identificação de padrões predeterminados facilita o reconhecimento de tentativas de fraudes, para que os recursos de segurança possam entrar em funcionamento, de maneira mais eficiente.


Capacidade de realizar inferência


Talvez a capacidade de inferência seja a característica da inteligência artificial que mais a torna quase humana.

Pois, a capacidade de conseguir aplicar algum raciocínio em situações comuns do nosso cotidiano, demonstra que a tecnologia é capaz de simular de maneira quase perfeita o raciocínio humano, atuando não somente em tecnologias altamente complexas ou robustas.


Possui o poder de tomada de decisão


Considerando todas essas características já citadas, fica fácil entender como a inteligência artificial é capaz de executar tomadas de decisões e assim, representar um papel fundamental em diversos tipos de sistemas e mecanismos.

Um exemplo são as soluções utilizadas em linhas de produção, que baseadas em padrões, aprendizagem e até mesmo na capacidade de raciocínio, definem se um produto está dentro dos critérios exigidos para ser comercializado, ou se deve ser descartado antes de chegar no final da linha de produção.


Substituição de interferência humana


Robô tocando piano com inteligência Artificial

Essa característica infelizmente tem o seu lado ruim. Afinal, devido a todas essas peculiaridades da inteligência artificial, ela acaba por ter total capacidade de substituir os humanos em algumas atividades.

Essa, inclusive, é a razão pela qual muitas linhas de produção têm substituído em grande parte, funcionários por robôs e máquinas.

Outro exemplo são os sistemas de telefonia inteligente, que direcionam e atendem grande parte das ligações de clientes, sem que haja nenhuma intervenção humana.

Essa é a característica da inteligência artificial que leva muitas pessoas a teme-la e, também, a criar o mito de que no futuro, os robôs/máquinas, dominarão o universo.


Alta capacidade para trabalhar com probabilidades


O raciocínio existente na inteligência artificial favorece a facilidade que essa tecnologia tem para identificar probabilidades e trabalhar com elas.

Inclusive, atua em tomadas de decisões usando em partes, as probabilidades. Um exemplo do uso dessa característica, são os sistemas de gestão de estoque que fazem o controle de pedidos baseados nas probabilidades de tais itens acabarem, dentro de determinado período ou em determinadas situações.


Permite abstração de similaridades


Devido a capacidade de raciocínio da inteligência artificial, ela consegue abstrair similaridades e assim, chegar às conclusões de maneira muito mais fácil e objetiva.

Pois, nos casos em que normalmente um sistema poderia se “perder” ou se “confundir” diante de situações muito parecidas, a inteligência artificial atua para que isso não ocorra, pois, possui um método analítico mais eficaz e que identifica similaridades com grande destreza.

Um exemplo são as soluções de segurança que utilizam a inteligência artificial no reconhecimento facial.

Embora muitas pessoas possam ser muito semelhantes em suas características faciais, a inteligência artificial é capaz de delimitar cada detalhe da face, fazendo uma comparação nos mínimos detalhes, o que o ser humano teria grande dificuldade em fazer, por si só.


Maior análise sobre o raciocínio humano


Os estudos e implementações lógicas utilizados no desenvolvimento da inteligência artificial, permite observar e analisar o raciocínio humano de uma nova perspectiva e por diversas vertentes.

Isso facilita e induz um maior conhecimento sobre a parte racional e empírica da consciência e da capacidade lógica do ser humano.


Possui o poder de decisão imparcial


Quando se trata de usar máquinas ou sistemas para tomada de decisões baseadas em probabilidades e análise de padrões; há total segurança de que não haverá nenhuma interferência emocional ou afetiva no resultado, visto que essas são características totalmente humanas.

Dessa forma, em circunstâncias que exigem que haja imparcialidade total na tomada de decisões baseada em dados, a inteligência artificial é a melhor opção.

Não deixe de ler também:



Nenhum comentário