Como alterar letras para maiúsculas ou minúsculas no Word

Já pensou se você copiasse aquele texto da internet completamente desformatado, e ao colar no editor fosse necessário redigitar vários dados novamente? Ou alterar todas as letras de algumas palavras para maiúsculas uma a uma manualmente? Pois é, o Microsoft Word reúne diversas ferramentas que permite ao usuário economizar tempo e corrigir a formatação de textos ou converter dados com facilidade.

Alterar letras de textos para maiúsculas ou minúsculas

Nesse tutorial, vamos mostrar como converter ou alterar letras de textos para maiúsculas, minúsculas ou só a primeira letra da sentença em maiúscula com pouquíssimos passos, usando o menu superior e também, através de atalho. Portanto, siga as instruções abaixo para converter letras de textos no Word.


Passo 1 - Abra o arquivo do Microsoft Word que você deseja alterar, selecione todo o texto (ou uma parte específica do texto) que aplicará a alteração das letras.

Selecionando texto no Microsoft Word

Passo 2 - No menu superior, guia Página Inicial, grupo Fonte, clique no ícone de um A maiúsculo e um a minúsculo (Aa) e selecione entre as opções:

  • Primeira letra da sentença em maiúscula.
  • Minúscula
  • Maiúscula
  • Colocar cada palavra em maiúscula
  • Alternar maiúsc./minúsc.

Escolha uma das cinco opções de acordo com a sua necessidade.

Converter letras para maiúsculas, minúsculas no Word

Após escolher uma das opções no menu suspenso, as letras do texto selecionado será alterada para a opção escolhida automaticamente.


Alterar letras do texto usando o atalho - Shift + F3


Além de alterar as letras de textos para maiúsculas, minúsculas ou a primeira letra da sentença em maiúscula através do menu superior, você pode usar o atalho SHIFT + F3 e alternar entre essas três formas. Esse é um método bem mais simples e fácil, que qualquer usuário do Word pode usar para converter as letras.


Nenhum comentário