Como ativar a miniatura dos arquivos PDF no Windows 10

Um dos leitores de PDF mais utilizado, o Adobe Acrobat Reader, em suas versões mais recentes não exibe a pré-visualização em miniatura de arquivos PDF no Windows Explorer (Explorador de Arquivos). Por padrão, esse recurso vem desativado e, após a instalação do software é necessário habilitá-lo manualmente, diferente de versões anteriores em que essa funcionalidade já era ativada de forma automática no momento da instalação, sem a necessidade de configurações adicionais.

Ativar as miniaturas de arquivos PDF no Windows Explorer

Para aqueles que já estão acostumados com a visualização em miniatura dos seus documentos no Windows Explorer e não têm acesso a esse modo, realmente fica bem mais trabalhoso e menos intuitivo localizar seus arquivos. No entanto, se você tentou de várias formas diferentes revisando as configurações do Windows Explorer (Explorador de arquivos), instalou Fix It, aplicativos terceiros para resolver o problema e não conseguiu com o software da Adobe, veja nesse tutorial que preparamos, como ativar a miniatura (thumbnail) dos arquivos PDF no Adobe Acrobat Reader no Windows 10.


Problema:

Observe na imagem abaixo que os arquivos não exibem a imagem da miniatura, aparecendo somente a logo do Adobe Reader e o nome do formato.

Problema que as miniaturas pdf não aparecem


Solução:

Passo 1 - Abra o Adobe Acrobat Reader DC, clique em Editar no menu à esquerda parte superior e selecione a opção Preferências..., ou pressione as teclas CTRL + K.

Acessando as preferências do Adobe Acrobat Reader

Passo 2 - À esquerda, seção Categorias, clique em Geral. À direita, seção Ferramentas básicas, marque a opção Ativar visualizações de miniaturas no Windows Explorer, em seguida, role as opções até o final e clique no botão OK.

Ativando as visualizações de miniaturas PDF no Windows Explorer

Passo 3 - Uma pop-up será exibida perguntando se você tem certeza de que deseja adicionar recursos à instalação atual, clique no botão Sim para confirmar.

Instalando o recurso de miniaturas PDF no Windows Explorer

Passo 3 - Novamente, uma pequena janela será exibida com uma barra de progresso enquanto a instalação é realizada, aguarde até que seja concluída e a janela desapareça.

Instalação de recursos adicionais no Adobe Acrobat Reader

Passo 4 - Após a instalação, acesse a pasta ou diretório em que está os arquivos PDF e observe que as miniaturas dos documentos começarão a aparecer. Caso não apareça, atualize a janela do Windows Explorer ou feche e abra novamente.

Visualização de miniaturas de PDF no Windows 10 habilitadas.

Concluindo esses passos, as miniaturas dos seus arquivos PDF serão exibidas no Windows Explorer, sem a necessidade de migrar para outro software leitor de PDF ou instalar aplicativos terceiros.


LEIA TAMBÉM:



Um comentário