Como desativar a inicialização do Spotify junto com o Windows

Para aproveitar todos os benefícios e recursos do popular serviço de música digital Spotify pelo computador, é necessário instalar o App, pois o web player (Que pode ser acessado pelo navegador) ainda não tem todas as ferramentas de controle e personalização. Porém, assim como outros aplicativos do mercado, logo após a instalação em seu dispositivo, uma entrada é adicionada ao Windows para executar a inicialização automática junto com o sistema operacional.

Desativar a inicialização automática do Spotify junto com o Windows
Reprodução/Tecwhite

Como não é informado na instalação, o usuário só percebe essa configuração posteriormente, ao iniciar o seu computador. Apesar de ser uma função bem interessante que abre o aplicativo de músicas instantaneamente após se autenticar no dispositivo, é importante ressaltar que quanto mais programas iniciarem automaticamente com o Windows, maior poderá ser o tempo inicial para carregar completamente ou apresentar travamentos/lentidão após o login. Se o Spotify não é um aplicativo importante para você ou prefere abri-lo manualmente, veja nesse tutorial como impedir que o Spotify inicie automaticamente com o Windows.


1. Desativar inicialização pelas configurações


Passo 1
- Abra o aplicativo do Spotify e faça login em sua conta. Informe seu nome de usuário ou e-mail, senha e clique no botão Entrar. Caso utilize o Facebook para se autenticar, clique no botão Entrar com o Facebook.

Fazendo login no aplicativo Spotify para desativar inicialização automática

Passo 2 - Após fazer login, clique à esquerda parte superior na opção Editar e selecione Preferências. Você também pode utilizar as teclas de atalho CTRL + P para acessar as configurações do aplicativo.

Acessando as preferências do aplicativo Spotify

Passo 3
- Role até o final das Preferências do Spotify e clique não botão Mostrar Configurações Avançadas.

Configurações avançadas do aplicativo Spotify

Passo 4
- Depois de expandir as configurações, role para baixo até encontrar a seção Inicialização e comportamento da janela. Ao localizar, na opção Abrir o Spotify quando entrar no computador, clique à direita em Minimizado e selecione Não.

Abrir o Spotify quando entrar no computador - Desabilitando

Depois de realizar essas configurações, ela será salva automaticamente e a partir da próxima inicialização do seu computador, o aplicativo Spotify deixará de abrir automaticamente após carregar a área de trabalho.


2. Remover  inicialização pelo Gerenciador de Tarefas


A Segunda forma possível de remover uma programa ou aplicativo que esteja iniciando junto com o Windows é através do Gerenciador de tarefas ou pelo utilitário Msconfig (Configurações do sistema), para usuários de versões anteriores ao Windows 8.

Windows 10/ 8.1

Passo 1 - Para usuários do Windows 10/8.1, pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc, para abrir o gerenciador de tarefas.

Atalho Ctrl + Shift + Esc

Passo 2 - No Gerenciador, clique na guia Inicializar, procure pelo aplicativo Spotify e, ao localizá-lo, selecione e clique no botão Desabilitar na parte inferior à direita.

Guia Inicializar - Desativar inicialização automática do Spotify

O Aplicativo deixará de ser iniciado automaticamente nas próximas vezes que o computador for iniciado.

Windows 7 ou anteriores

Se você é um usuário do Windows 7 ou versões anteriores, o procedimento é diferente, mas bem simples:

1. Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R.

2. Digite o comando msconfig no Executar e clique no botão OK.

3. Clique na guia Inicialização de programas, procure pela entrada Spotify e desmarque-a, na sequência, clique no botão Aplicar, botão OK.

4. O Sistema solicitará a reinicialização para aplicar as alterações. Clique no botão Reiniciar.

Logo após reiniciar e carregar a área de trabalho, observe que o aplicativo não será aberto automaticamente.


3. Desativar o arranque do Spotify pelo Regedit


Outra forma de impedir o Spotify iniciar automaticamente junto com o Windows e recomenda só em último último caso é através do Editor de registros do Windows (Regedit), removendo o valor adicionado pelo aplicativo.

Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R.

Atalho - Winkey (Logotipo do Windows) + R

Passo 2 - Na caixa de diálogo do Executar, digite o comando regedit e clique no botão OK.

Executar - Acessando o Regedit

Passo 3 - O Controle de conta de Usuário exibirá um alerta solicitando permissão para acessar os registros. Para confirmar, clique no botão Sim.

Controle de contas de usuário solicitando permissão do usuário

Passo 4 - Os Registros do Windows será exibido. Acesse o seguinte caminho abaixo através das pastinhas (Chaves) à esquerda:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Passo 5 - Ao chegar na pasta Run, observe à direita um valor Spotify. Antes de remove-lo, recomendamos que você faça o backup dessa chave.

Como fazer o backup?
Clique com o botão direito do mouse sobre a pastinha Run, opção Exportar, escolha uma pasta para salvar, dê um nome para a chave e clique no botão Salvar.

Feito isso, selecione o valor Spotify e pressione a tecla delete.

Selecionando e removendo valor Spotify dos registros do Windows

Passo 6 - Uma notificação será exibida perguntando se você tem certeza que deseja excluir o valor, para confirmar a exclusão, clique no botão Sim.

Confirmando a exclusão do valor Spotify dos registros do Windows

Após ter removido o valor, feche o regedit. Pronto! A Partir de agora nas inicializações do computador, o aplicativo de música Spotify deixará de abrir automaticamente.




7 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Celso, bem-vindo!

      Muito obrigado pelo retorno! Agradecemos.

      Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Victor, bem-vindo!

      Agradecemos o seu feedback. Que bom que lhe ajudou.

      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente informação!!! Simples, objetivo, direto, sem rodeios desnecessários e com todas as opções para resolver o problema.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, essa porcaria fica inicializando!!

    ResponderExcluir