Como colocar playlist do Spotify no Blogger

O Spotify oferece algumas formas de criar uma playlist e adicionar músicas de sua preferência. Para quem é blogueiro e tem uma conta no Blogger ou Blogspot, você pode colocar uma playlist do Spotify em seu blog e compartilhar com seus leitores um conjunto de músicas favoritas. 

Aprenda como colocar playlist do Spotify no Blogger ou Blogspot

O Streaming oferece diversas formas de compartilhar a sua lista de reprodução. Através das redes sociais: Facebook, Messeger, Twitter, Telegram, Skype, Tumblr, copiando o link, URI ou por meio do código para incorporar em uma página, que é a opção que precisamos para adicionar em nosso blog. Para colocar a playlist do Spotify no Blogger / Blogspot, é muito fácil e rápido. Siga as instruções deste tutorial, que ensinaremos passo a passo, como incluir dentro da postagem ou em um gadget na barra lateral, além de aprender como deixar o seu tamanho automaticamente dinâmico.


Como colocar a playlist do Spotify no post do blog


Passo 1 - O Primeiro passo é acessar o endereço: www.blogger.com e acessar sua conta Blogspot.

Passo 2 - Após logar em sua conta, clique na seção Postagens à esquerda, para exibir todas as publicações.

Acessando as postagens do Blog

Passo 3 - Se você já tem um post criado (Publicado ou Rascunho) e quer adicionar uma playlist, à direita, clique abaixo do título da publicação em Editar, caso contrário clique no botão Nova postagem.

Editando a postagem ou criando uma nova no Blogger

Passo 4 - Com a publicação aberta em modo Edição, escolha o local onde deseja colocar a playlist do Spotify. Após decidir o local, clique e dê uma quebra de linha pressionando a tecla Enter. Escreva qualquer palavra no local apenas para marcar em que parte do conteúdo será incluído a playlist.

Adicionando um texto para marcar o local onde será inserida a playlist

Passo 5
- Abra o aplicativo Spotify e localize a seção Playlists à esquerda. Após encontrar, procure a playlist e clique com o botão direito do mouse sobre ela, em seguida, selecione a opção Compartilhar e no sub-menu clique em Copiar código para incorporar.

Copiando código da playlist do Spotify

Passo 6 - Volte ao Blogger e na parte superior à esquerda, clique no botão HTML. Procure a palavra que você inseriu no post para marcar o local onde será adicionado a playlist e substitua pelo código. Apague a palavra e cole (Pressionando as teclas CTRL + V).

Acessando editor HTML do post

Passo 7 - Depois de adicionar o código, clique no botão Escrever e aguarde alguns segundos, até que a lista de reprodução seja carregada dentro da postagem. Em seguida, clique no botão Publicar na parte superior à direita, ou Atualizar, caso seja uma publicação que já estava publicada no blog.

Playlist do Spotify colocada dentro do post

Ao finalizar o sétimo passo, o artigo será publicado em seu blog com a playlist do Spotify incluída. Portanto, os seus leitores poderão visualizar suas músicas preferidas salvas nessa lista de reprodução.


Alterar largura e comprimento da playlist Spotify


A lista de reprodução ficou à esquerda e um pouco estreita, pelo fato da largura do blog ser bem maior e o tamanho padrão 300px. Como fazer para aumentar a largura da playlist?

Para alterar a largura ou até mesmo o comprimento padrão, realize o procedimento do passo 3, clicando em Editar. Na parte superior à esquerda do Editor, clique em HTML. Procure o código do Spotify e altere o valor da propriedade Width. O Padrão é "300", nesse exemplo, alteramos para 600.

Alterando largura da lista de reprodução

Após configurar uma nova largura, clique no botão Atualizar à direita parte superior. Se quiser ver o resultado antes de publicar, opte pelo botão Visualizar.


Redimensionar a largura automaticamente


Se o template do seu blog é responsivo e se adapta a qualquer tamanho de tela, você pode configurar para a playlist redimensionar automaticamente a sua largura. Altere o valor da propriedade Width para "100%". Isso significa que sempre ela irá ocupar em 100% toda a largura que estiver disponível.

Configurando redimensionamento automático da playlist


Adicionando com um Gadget


A Playlist pode ser colocada não só dentro de um post como na barra lateral ou em qualquer outro lugar do seu blog, através de gadget. Para configurá-la por meio de um gadget, veja os passos a seguir.

Passo 1 - No painel do Blogger, clique na parte inferior à esquerda, em Layout.

Acessando seção Layout do Blogger

Passo 2 - Escolha o local onde deseja adicionar a playlist no blog e clique na opção + Adicionar um Gadget.

Adicionando um Gadget

Passo 3 - Escolha o Gadget HTML/Javascript clicando no sinal de +.

Adicionando um gadget HTML/Javascript no Blogspot

Passo 4 - Cole o código da lista de reprodução em Conteúdo (Mostramos no passo 5 lá em cima nesse tutorial como copiar esse código do Spotify), dê um título (opcional) e clique no botão Salvar.

Colocando lista de reprodução do Spotify no blogger com gadget

A Playlist será adicionada ao seu blog por meio de um gadget na lateral ou em qualquer outro lugar que preferir.

Lista adicionada à barra lateral do blog

Caso ela ultrapasse o tamanho da barra lateral ou do local que você adicionou, acesse novamente o gadget e altere o valor da propriedade Width, conforme mostramos mais acima.

Nenhum comentário