Como excluir a conta do Instagram pelo celular

Com vários problemas de uso indevido de dados envolvendo o Facebook e terceiros, essa situação acabou afetando a confiabilidade de outras redes sociais. Por ser a mesma empresa proprietária do Instagram, um grande número de pessoas também estão decidindo excluir a conta do Instagram e deixar essa rede social. 

Excluindo a conta do Instagram pelo celular

Predominante em dispositivos móveis, ou seja, a maior parte dos usuários utilizam por meio do aplicativo para celulares/tablet, você pode ter dificuldades para apagar sua conta no Instagram pelo celular de forma definitiva, encerrando para sempre o seu perfil nessa rede de compartilhamento de fotos.


Antes de efetuar qualquer ação é importante que você esteja ciente das opções que estão disponíveis para deixar o Instagram.

Assim como em outros serviços, essa rede social permite que o usuário fique longe de forma temporária ou permanentemente.

Você pode desativar a conta ou excluir definitivamente, dessa forma, preparamos esse tutorial com todos os detalhes e passo a passo para remover a sua conta.


Desativar ou excluir o Instagram? Qual a diferença?

Se você não tem certeza ou está indeciso se quer realmente apagar a conta definitivamente, opte pela opção desativar. Esse modo oculta o perfil de forma temporária até que você decida voltar, sem perder nenhuma foto ou conteúdo de sua conta.

Saiba como fazer nesse outro artigo:
Mas, se o seu desejo é deixar permanentemente o Instagram, continue lendo esse tutorial.

Salvar todas as fotos e dados do meu perfil antes de apagar, é possível?

Sim, o Instagram oferece aos usuários uma opção para baixar todas as suas fotos que foram publicadas no serviço, além dos dados salvos em sua conta. Para fazer o backup e baixar tudo para seu computador, siga as instruções desse outro tutorial:

Tutorial em vídeo




Apagar conta do Instagram (Definitivamente)


Antes de iniciar, é importante citar que não é possível deletar seu perfil permanentemente por meio do aplicativo, portanto, é necessário que todo o procedimento seja feito pelo navegador do celular (Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Edge, entre outros).

Passo 1 - Abra qualquer navegador no seu celular e acesse o endereço: https://instagram.com/accounts/remove/request/permanent/.

Na página inicial do Instagram, se você usa o Facebook para fazer login, clique no botão Continuar com o Facebook para acessar à conta, caso contrário, informe seu número de telefone, nome de usuário ou e-mail cadastrado, senha e clique no botão Entrar.

Acessando o Instagram pelo navegador do Smartphone

Passo 2 - Depois de logar em sua conta, a página será redirecionada a seção Excluir sua conta. Você verá algumas informações e uma pergunta: "Por que você está excluindo a sua conta?", clique na parte inferior no menu suspenso com três tracinhos (---) para selecionar uma opção.

Seção inicial para apagar conta do Instagram através do celular

Passo 3 - Role para baixo as opções e toque em Outro motivo ou escolha qualquer um que seja adequado à sua situação.

Escolhendo o motivo que deixará essa rede social

Passo 4 - Mais abaixo, surgirá uma caixa de texto para colocar novamente a senha. Digite a senha e toque no final da página no botão Excluir minha conta Permanentemente.

Confirmando a senha e deletando a conta

Passo 5 - Uma pop-up exibirá um questionamento, pergutando se o usuário tem certeza de que deseja excluir sua conta, confirme tocando na opção OK, para removê-la definitivamente.

Confirmando a exclusão definitiva

Passo 6 - Após efetuar todos os passos, uma mensagem informará que a sua conta foi removida. Pronto! Você deixou o Instragam de forma definitiva.

Conta do Instagram apagada com sucesso pelo celular

O Que eu perco ao apagar a conta?

Todos os dados serão apagados:
  • Suas fotos;
  • Perfil;
  • Vídeos;
  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Seguidores;


Posso utilizar o nome de usuário (arroba@) da conta excluída em outra?

Não é permitido a utilização do nome de usuário da conta que foi apagada em outro perfil.


O Instagram pode excluir a conta pra mim?

De acordo com a rede social de fotos, esse processo de exclusão só pode ser realizado pelo usuário.


Desinstalar o aplicativo Instagram do celular remove a conta?

Não. O Aplicativo que está em seu celular é apenas um meio de acesso à sua conta.

Removê-lo não apaga o seu perfil que está salvo nos servidores da rede social.


Como recuperar Instagram excluído? É Possível?

Conforme já citamos acima, essa ação é permanente. A Rede social Instagram não permite que o usuário possa reativar contas apagadas.

Portanto, opte por desativar a conta e não excluí-la.

Um comentário

  1. Gostaria de saber se excluindo a conta definitivamente , o histórico do direct de todos os meus destinatários desaparece também?

    ResponderExcluir