4 Formas de acessar a lixeira no Windows 10

No Windows 10 podemos acessar a lixeira de várias formas diferentes, mas nem todos sabem os variados métodos, conhecem apenas o tradicional.

Várias formas de acessar a lixeira no Windows 10

Não só para esse repositório que armazena arquivos excluídos no Windows como no ambiente digital em geral, é sempre importante aprender como chegar até uma função, pasta do sistema ou utilitário usando diferentes formas.


Inclusive já mostramos como acessar de várias formas diferentes outras funções. Recomendamos a leitura desses outros artigos nos link abaixo:


Ter esse conhecimento poderá te ajudar a resolver problemas simples mas que necessitam utilizar um método diferente do que você sabe.

Se a lixeira sumiu da área de trabalho após efetuar alguma alteração nas configurações ou atualizar o Windows, não consegue acessá-la pelo Windows Explorer/Área de trabalho ou quer somente aprender uma forma nova, como por exemplo, abrir o lixo pelo CMD (Prompt de comando), preparamos este tutorial com pelo menos 4 métodos diferentes para acessar a lixeira do Sistema operacional.

Abrir lixeira pelo Executar


A partir da caixa de diálogo do Executar, você poderá abrir a lixeira do Windows por meio de um simples comando.

Para isso, faça o seguinte:

Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Aquela com a bandeirinha do Windows) e aperte a tecla R simultaneamente (ao mesmo tempo).

Teclas de atalho para acessar o Executar

Passo 2 - Digite na caixa de texto do Executar o comando: explorer.exe shell:RecycleBinFolder ou apenas shell:RecycleBinFolder e clique no botão OK, ou pressione a tecla Enter.

Acessando lixeira pelo executar

Imediatamente após essa ação, a lixeira será aberta.

Leia também:


Acessar lixeira pelo Prompt (CMD)


Com a interface do Windows cada vez mais avançada e intuitiva, os comandos do CMD (Prompt de comando) são esquecidos pelos usuários.

No entanto, eles tem um papel fundamental e importante em problemas que possam ocorrer em seu computador.

Quem nunca utilizou a linha de comando para solucionar um erro ou verificar seu IP local? Por meio dela, também é possível abrir a lixeira do Windows.

Se acontecer um problema e só existir a possibilidade de acessar a lixeira por meio do cmd ou preferir esse método, siga os seguintes passos:

Passo 1 - Pressione a tecla Winkey (Aquela com a bandeirinha do Windows) e aperte a tecla R simultaneamente (ao mesmo tempo).

Passo 2 - Digite o comando cmd no executar e pressione o botão OK ou a tecla Enter.

Passo 3 - No CMD, digite o comando: start shell:RecycleBinFolder e pressione a tecla Enter.

Abrindo a lixeira pelo prompt de comando no Windows

Após executar o comando, a Lixeira do Windows será aberta.

Caixa de pesquisa da Cortana


Talvez a forma mais simples e fácil de abrir o repositório de arquivos excluídos do Windows. Só é necessário digitar a palavra: Lixeira na caixa de pesquisa da Cortana.



Ao listar o repositório, clique sobre o resultado para acessar imediatamente a pasta de arquivos deletados.


Windows Explorer


Uma outra forma de acessar a lixeira do Windows é por meio do Windows Explorer, chamado atualmente no Windows 10 de Explorador de arquivos.

Passo 1 - Para acessar o Explorador de arquivos, pressione a tecla Winkey (Com a bandeirinha do Windows) e aperte a tecla E simultaneamente (ao mesmo tempo).

Você também pode acessá-lo clicando no ícone de uma pasta na barra de tarefas do Windows.

Passo 2 - No Explorador, clique na setinha indicando para baixo localizada na barra de endereço e selecione Lixeira.



Além disso, há outro método. Você pode digitar o comando Desktop na barra de endereço do Explorador e pressionar a tecla Enter. Os Atalhos e pastas da área de trabalho serão listados, incluindo a Lixeira.

Clique sobre ela para abrir.

Ou, digite o próprio nome Lixeira e pressione Enter, que a pasta com os arquivos excluídos já será aberta.

2 comentários