Produtos Google descontinuados ou que não deram certo

Mesmo quando se trata das melhores empresas e marcas como o Google, pode acontecer de uma ideia que, aparentemente seria incrível, não dar certo com o público.

Conheça os produtos Google descontinuados ou que não deram certo

Isso pode estar relacionado ao fato de que a tecnologia avança muito depressa e, inovações podem se tornar ultrapassadas rapidamente.


Ou então, pode se tratar de uma ideia que, apesar de aparentemente ser boa, não atende a necessidade do público ou não se trata de algo que desperte o interesse de uma grande fatia do mercado.

Mesmo com marcar renomadas como a Apple, Microsoft ou Google, isso pode acontecer. Conheça então aqui, alguns produtos Google descontinuados ou que não deram certo.


Produtos Google descontinuados


Embora a empresa Google tenha uma das marcas mais famosas e reconhecidas em todo o mundo, mesmo ela já teve vários itens entre produtos ou serviços, que não engrenaram no mercado. Conheça alguns deles aqui:


Google click-to-call


Essa funcionalidade durou de 2002 até 2007, o que é considerado uma duração longa dentre os itens que foram descontinuados.

Isso porque a maioria deles, teve duração média de 2 anos. Essa era uma funcionalidade que permitia aos usuários do Google, ligar para anunciantes diretamente das páginas de busca do Google, através da inserção do número de telefone do usuário na própria página.

Os custos de ligação ficavam por conta do Google e acredita-se que a funcionalidade não deu certo por muito tempo, devido à pouca comodidade em realizar uma ligação através do computador, visto que durante esse período os smartphones ainda não eram muito comuns.


Google Helpouts


Essa funcionalidade durou de 2013 a 20 de abril de 2015 e acredita-se que perdeu mercado por conta das facilidades que o YouTube trouxe.

Afinal, tratava-se de uma plataforma colaborativa que possibilitava o compartilhamento de experiência por pessoas fluentes em inglês, que pretendiam vender seu conhecimento para instruir outras pessoas.


Google Postini Services


Esse é outro item descontinuado que teve uma “vida longa”: durou 7 anos (de 2007 até 2013).

Tratava-se de um serviço de arquivamento, e-mail e segurança; que através de computação na nuvem, fazia a identificação de spams e malwares, antes de entregar os e-mails ao destinatário, filtrando-os.

Acredita-se que essa ideia não deu certo devido as tecnologias mais ágeis e robustas que surgiram posteriormente, para a mesma finalidade.


Google Classic Plus


Quem gosta de personalizar a tela de fundo de seu computador, certamente curtiu essa funcionalidade do Google que durou de 2010 a 2012.

Ela permitia alterar a imagem de fundo da página inicial de busca, da ferramenta. Dessa forma, era possível deixar a página com a sua cara, o que agradava muitos usuários.

No entanto, não se sabe porque essa ideia foi descontinuada.


GOOG-411


Esse era um serviço telefônico que durou 4 anos (Abril de 2007 a Novembro de 2010). Ele permitia a pesquisa de estabelecimentos através do reconhecimento de voz, e disponibilizava o número obtido para que o usuário ligasse gratuitamente se o usuário estivesse nos Estados Unidos ou no Canadá.

Essa era uma alternativa muito utilizada, mas que acabou caindo em desuso por conta das facilidades de busca de números na internet.


Google Lively


A ideia era permitir a interação entre usuários, através de uma página de animação em 3D, em que os usuários criavam os seus avatares para conversar com outros que estivessem na mesma sala.

Ele foi lançado em 8 julho 2008 e descontinuado em Dezembro de 2008. A ideia não rendeu muitos seguidores e por isso durou tão pouco.


Google News Badges


Tratava-se de um recurso que ofereceria como recompensa medalhas para os usuários que lessem mais notícias do Google. É uma pena que tenha sido descontinuada e acreditasse que foi em decorrência do pouco uso.

Durou de 2011 a 2012 apenas, embora fosse considerada uma ideia muito interessante para quem quisesse desenvolver o hábito da leitura.


Picnik


Durou 2010 a 2012 nas mãos do Google, pois, foi criado em 2005 por outra empresa e adquirido pelo Google em 2010.

Talvez essa funcionalidade tenha caído em desuso por conta da grande concorrência, visto que se tratava de um editor de imagens.


Meebo


Outro recurso que foi lançado em setembro de 2005 por outra empresa e foi comprado pelo Google em 2012. Um mês após a compra o serviço foi descontinuado, permanecendo apenas a Meebo bar que durou até junho do ano seguinte.

Foi muito utilizado na época: era um serviço de mensagens instantânea muito popular. Acredita-se que perdeu o uso por conta da chegada de outros serviços de mensagens, que ganharam mais fama.


Google Buzz


Tendo durado mais de um ano (de Fevereiro 2010 a Dezembro de 2011), o Google Buzz também foi um produto Google descontinuado.

Tratava-se de uma ferramenta de rede social, microblog e mensagens, que tinha a missão de ser integrado ao serviço de Gmail.


Google Currents


O Google Atualidades ou Currents esteve ativo durante o período de 8 de dezembro de 2011 a novembro 2013, e era um app de revistas que permitia interações sociais.

O Serviço foi substituído pelo Google Play Banca. Quando estava em funcionamento, ele chegou a ter mais de 100 parceiros, com conteúdos em 37 idiomas, porém, acredita-se que não engrenou devido as facilidades em obter conteúdos diversos navegando na internet.


Google Flu Vaccine Finder


Durou 4 anos (de 2009 a 2012) e era considerada uma funcionalidade muito útil. A ideia era permitir que os usuários localizassem locais em que estivessem disponíveis vacinas específicas, a partir de pesquisas no Google Maps.

No início, o propósito desse projeto foi apoiar a vacinação contra H1N1, que se foi criada para combater um surto de gripe, na época.

Talvez, a funcionalidade tenha caído em desuso, depois que a campanha de vacinação terminou e o surto também.


Google Talk Chatback


Essa funcionalidade do Google que durou 5 anos (de 2008 a 2012), era um widget que podia ser incorporado em sites, para possibilitar a interação do “dono do site” com os seus visitantes, através de chat em tempo real.


Google Health


Esse foi um serviço que permitia ao usuário do Google guardar informações de suas condições de saúde para manter um acompanhamento. Durou 5 anos: de 2008 a 2012.


Google Video for Business


Tratava-se de uma funcionalidade de compartilhamento livre de vídeos no Google que durou 5 anos (de 2008 a 2012).

Quem quisesse, poderia incorporar os vídeos em suas páginas.

Nenhum comentário