Como mudar a pasta de downloads do navegador Google Chrome

A Pasta de download configurada por padrão no navegador Google Chrome é o diretório “Downloads” localizado no seu perfil de usuário, que tradicionalmente está na mesma partição onde o sistema operacional está instalado. Porém, nem sempre queremos armazenar os arquivos baixados nessa pasta ou partição e, baseando-se em nossas regras de organização de informações no disco rígido, queremos alterá-lo para outro local do disco de nossa preferência.

Mudar a pasta de downloads do Google Chrome
Reprodução/Tecwhite

Felizmente é possível alterar o diretório que vai armazenar os downloads realizados pelo Google Chrome de uma forma bem simples e fácil, mantendo os downloads fora da pasta padrão. Também é possível configurar para que o navegador pergunte ao usuário onde quer salvar cada arquivo antes de fazer o download, deixando para o usuário a missão de escolha da pasta em que o arquivo baixado será armazenado. Para te ajudar, preparamos esse tutorial com passo a passo sobre como mudar a pasta de downloads do navegador Google Chrome.


1. Alterar a pasta de downloads do Google Chrome


Passo 1 - Abra o navegador Google Chrome. À Direita, parte superior, clique no ícone de três pontinhos e no menu, selecione a opção Configurações.

Acessando as configurações do Chrome para mudar a pasta de downloads

Passo 2 - Na configurações do Google Chrome, role a página para baixo até o final e clique na opção Mostrar configurações avançadas....

Acessando as configurações avançadas para alterar pasta de downloads

Passo 3 - Após expandir as demais configurações, role novamente para baixo até a seção Downloads. Na opção Local de download, você verá na caixa de texto o caminho onde o Google Chrome salva os arquivos baixados. Para alterar, clique no botão Alterar... à direita.

Trocando a pasta de downloads do navegador Google Chrome

Passo 4 - A Janela Procurar Pasta será exibida. Selecione a pasta que você quer configurar para salvar os downloads realizados através do navegador e clique no botão OK.

Escolhendo nova pasta de downloads do navegador Chrome

Pronto! A Pasta selecionada no passo 4, receberá todos os downloads realizados através do navegador Google Chrome após configurá-la.


2. Perguntar onde salvar cada arquivo antes do download no Google Chrome


Se ao invés de configurar uma pasta para salvar todos os arquivos você preferir selecionar o local manualmente todas as vezes que solicitar um download através do navegador Google Chrome, marque a caixa de seleção Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download, que está abaixo da opção Local de download.

Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download no Chrome

Deixando essa opção habilitada, todas as vezes que você solicitar o download de um arquivo no navegador Google Chrome, a janela Salvar como será aberta automaticamente para que o usuário selecione a pasta e dê um nome para o arquivo. Logo em seguida, só é necessário clicar no botão Salvar e o arquivo será baixado para a pasta escolhida.

Salvando arquivo baixado pelo navegador Google Chrome

Concluindo todos os passos, você aprendeu como mudar a pasta padrão de downloads do navegador Google Chrome para uma de sua preferência, ou configurar para que o navegador pergunte onde salvar cada arquivo que será baixado.
Receba novidades
Gostou do Tutorial? Informe seu e-mail e receba todas as dicas e tutoriais de tecnologia.

Nenhum comentário

...

...