Como criar uma conta local no Windows 10

Após o lançamento do Windows 8, a autenticação em sistemas operacionais da Microsoft ganhou uma nova opção com a possibilidade de usar uma conta Microsoft. De início, a empresa aplicou essa novidade de forma obrigatória e exigia na instalação do sistema a configuração de uma conta para fazer toda autenticação necessária e, posteriormente, ter acesso à área de trabalho do seu dispositivo. Entretanto essa imposição não deu muito certo e muitos usuários começaram a reclamar, alternando para uma conta local logo em seguida após terminar toda instalação.


Com o tempo, as próximas atualizações trouxeram uma opção para o usuário que não quisesse logar com a sua conta Microsoft criasse uma conta local. Todavia, na versão mais recente do sistema operacional, o Windows 10, ela ainda continua um pouco escondida e faz com que o usuário opte pela conta Microsoft ou crie uma conta Microsoft para novos usuários que passem a utilizar o seu computador. Para te ajudar, vamos ensinar nesse tutorial como criar uma nova conta de usuário local no Windows 10 da forma tradicional como era no Windows 7, sem ter nenhum vinculo com uma conta Microsoft.


Vantagens de usar uma conta de usuário local

  • Poderá iniciar o computador livremente sem senha, embora não seja recomendado.
  • As Configurações de sua conta não serão sincronizadas com outros dispositivos ao se conectar.
  • Poderá configurar uma conta Microsoft apenas para baixar aplicativos na Windows Store. Isso pode ser feito a qualquer momento posteriormente.
  • Se você esquecer a senha de sua conta local, é possível remove-la facilmente, até através de um disco de instalação.
  • Os dados de configurações e preferências de sua conta serão armazenados localmente no computador, dando mais "privacidade".


Criando uma conta de usuário local no Windows 10


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla I.

Atalho Winkey + I para acessar as configurações do Windows 10

Passo 2 - Nas configurações do Windows 10 clique na opção Contas.

Acessando as configurações de contas no Windows 10

Passo 3 - No menu à esquerda, clique na opção Família e outras pessoas. Agora, à direita parte inferior, seção Outras pessoas, clique em Adicionar outra pessoa a este PC.

Configurações Família e outras pessoas Windows 10

Passo 4 - Na tela seguinte com a frase: Como essa pessoa fará o logon, clique na parte inferior em Não tenho as informações de entrada dessa pessoa.

Criando conta local no Windows 10

Passo 5 -
Será sugerido criar sua conta porém, essa criação é para uma conta Microsoft, ignore e clique novamente na parte inferior na opção Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft.

Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft

Passo 6 - Chegamos na tela para criar uma conta local. Na opção Quem usará este computador, digite um nome para a conta do usuário que será criada, em seguida, informe uma senha, repita no campo seguinte a mesma senha e na última caixa de texto, digite uma Dica da senha, que você poderá visualizar e lembrar do código secreto se esquecer em algum momento. Caso queira que as pessoas acessem livremente essa conta no computador, deixe os três campos da senha em branco e clique no botão Avançar para finalizar.

Criando uma conta de usuário local no Windows 10

Passo 7 - A Janela do assistente de criação de contas será fechada automaticamente, agora, veja na seção Outras pessoas que a conta local já foi criada e está na lista de contas.

Conta local para usuário no Windows 10 criada

Pronto! A Conta de usuário local foi criada e para acessá-la faça logout e entre com o novo usuário. Essa é uma conta local e poderá ser usada livremente sem senha e sem nenhum vinculo com contas Microsoft.


Alterar tipo de conta local no Windows 10


Quando criamos uma conta no Windows 10, ela é definida como Usuário Padrão e não como Administrador. Caso você queira que a conta local criada tenha permissões de Administrador, é necessário Alterar o tipo da conta. Para mudar, faça o seguinte:

Passo 1 - Na seção Outras pessoas onde a conta criada está sendo listada, clique sobre a conta para expandir as opções. Após exibir os botões, clique em Alterar tipo de conta.

Alterar tipo de conta local no Windows 10

Passo 2 - Na tela Alterar tipo de conta, clique no menu suspenso com a opção Usuário Padrão configurada e selecione Administrador, em seguida clique no botão OK.

alterando tipo de conta local no Windows 10 para Administrador

Concluindo esse passos, o tipo da conta local foi alterado para Administrador com todas as permissões e privilégios de acesso que este tipo permite.

Nesse tutorial você aprendeu como criar uma conta de usuário local no Windows 10. Observe que de forma bem simples, a Microsoft "esconde" a opção para criar uma conta local e deixa em bastante evidência as opções para vincular contas Microsoft ao dispositivo.


Leia mais tutoriais sobre o Windows 10:


Nenhum comentário